02/10/2019

Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta espetáculos em todos os sábados de outubro com entrada aberta ao público

Foto: Pritty Reis.

O espetáculo “Os Cavaleiros da Triste Figura” será apresentado neste sábado, dia 5. Nos dois primeiros sábados do mês, o Circuito vai apresentar
espetáculos selecionados pelo Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS)

Em homenagem ao Dia das Crianças, o Circuito Cultural Belgo Bekaert vai apresentar espetáculos em todos os sábados do mês de outubro, em Feira de Santana. Neste sábado, dia 5, o Circuito apresenta em parceria com o 12º FENATIFS o espetáculo “Os Cavaleiros da Triste Figura”, do Grupo Teatral Boca de Cena  (Aracaju-SE), às 16 horas, no CEU Cidade Nova. Livremente inspirada na obra Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, a história extrapola a literatura e retrata também toda a realidade circundante, em forma de sonho (ou delírio). Neste Dom Quixote, denominado Os cavaleiros da Triste Figura, um grupo de atuadores, em praça pública, insiste em instaurar suas histórias. Desfazendo-se e reinventando-se a cada golpe, permeados por loucuras e delírios, alimentam um desejo excêntrico, cada vez mais desacreditado: transformar o mundo!   O espetáculo tem duração de 60 minutos e indicação etária para a partir dos 5 anos. 
“Nos sábados, dias 5 e 12 de outubro, o Circuito vai apresentar espetáculos selecionados pelo Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), fizemos uma parceria com a Cia Cuca de Teatro que promove esse festival tão relevante para a cena cultural em Feira de Santana”, afirma Tamylla Rosa, responsável pela comunicação da Belgo Bekaert.
No sábado, dia 12 de outubro, a atração do Circuito Cultural é o espetáculo  “Mamulengofolia ou O Vendedor de Sonhos”, às 16 horas, no CEU Cidade Nova, também dentro da programação do FENATIFS.  Encenado pela companhia cearense Oficarte Teatro & Cia, o espetáculo cênico-musical, que funde as linguagens do teatro de rua com a tradição dos bonecos e folguedos populares, é inspirado na literatura de cordel e nas contações de histórias. A narrativa dramática conta a saga de Valentim, o “vendedor de sonhos”, e de sua trupe mambembe que viajam de feira em feira comprando e vendendo histórias seculares de tempos distantes e lugares remotos. São causos do imaginário, nascidos nas vertentes dos cordéis e do cancioneiro popular. Em sua carroça ele traz histórias de reinos encantados, heróis e dragões, princesas e cavaleiros, coronéis, vaqueiros e bois dançadores. A duração é 45 minutos e o espetáculo é indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade.
O espetáculo “Vila ABCD – o show” será a terceira atração do Circuito Cultural Belgo Bekaert no mês das crianças, no dia 19 de outubro, às 16 horas, no CEU Cidade Nova. Encenado pela Cia. Brasil de Teatro e idealizado pela cantora e compositora Sandra Simões, que assinou a maior parte das composições, o espetáculo é um convite às crianças a um mergulho  no universo da nossa língua através de músicas compostas a partir das letras do alfabeto. Vila ABCD apresenta um mundo rico em poesia, música, letras, palavras e rimas. Vozes, guitarra, violão, ukulele, escaleta, violoncelo e bateria compõem a instrumentação deste musical. Com duração de 50 minutos, o espetáculo tem classificação etária a partir de 4 anos.
No último sábado do mês, dia 26 de outubro, o Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta o espetáculo infantil “Maria, Escombone e o Violão Encantado”, às 16 horas, no CEU Cidade Nova. Em formato de Pocket Show, o espetáculo, do grupo Culturasss, é um projeto de iniciação musical para o público infantil. Maria e Escombone são personagens encantadores que protagonizam a missão de tornar acessível a compreensão da música e dos seus elementos básicos por crianças, especialmente entre 3 a 9 anos, a fim de dar a elas condições para dialogar com a produção musical do Brasil e do mundo. O espetáculo estimula o senso crítico para o consumo da música e áreas relacionadas e, ainda, fortalece o brincar e outras áreas que envolvem a cultura da criança. Duração: 50 minutos. Classificação etária: a partir de 3 anos.
Sobre o Circuito Cultural de Feira de Santana
Promovido pela Belgo Bekaert Arames, o Circuito Cultural é um programa de formação de público infantil para teatro, realizado em seis municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Com atrações direcionadas ao público infantil, o Circuito Cultural de Feira de Santan já levou mais de 73 mil espectadores às 326 apresentações realizadas em teatros, praças e escolas da cidade.
“A experiência de assistir os espetáculos teatrais proporcionados pelo projeto é um momento único para as crianças e toda a família. O Circuito Cultural está há nove anos em Feira de Santana, onde tem ampliado o acesso à cultura através de uma programação teatral de qualidade, leve, divertida e com conteúdo educativo”, afirma Rosana Neder, gerente de Recursos Humanos da Belgo Bekaert Arames, em Feira de Santana.
Em sua nona edição, o Circuito segue até o fim de novembro em Feira de Santana. Todas as apresentações são gratuitas, sempre no segundo e no quarto sábado de cada mês, às 16h, na praça CEU da Cidade Nova.
A programação é formada por peças de grupos teatrais locais e nacionais de referência, espetáculos premiados em festivais, adaptações de clássicos do universo infantil, montagens com conteúdo educativo e musicais que agradam ao público de todas as idades mesmo sendo voltados para crianças.
O objetivo do Circuito Cultural é democratizar o acesso à cultura, oferecendo uma programação teatral regular às comunidades, com espetáculos infantis gratuitos. Desde sua criação em 2011, foram apresentados 456 espetáculos, beneficiando mais de 106 mil espectadores. 
A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, apoio da Fundação Egberto Costa, Prefeitura Municipal de Feira de Santana e produção da Lima Produções Culturais.
A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural podem ser conferidas na página www.facebook.com/programacircuitocultural    
Sobre a Belgo Bekaert Arames
Com a visão de ser a principal empresa global em soluções de arame, nasceu em 1º de março de 1997 a Belgo Bekaert Arames, resultado de uma joint venture entre o maior grupo siderúrgico do mundo, a ArcelorMittal S.A., e o maior produtor mundial de arames, a N.V. Bekaert.
Referência global na fabricação de aço, a ArcelorMittal está presente em 61 países, atendendo ao mercado siderúrgico com produtos de alta qualidade. Líder no mercado de arames, a N.V. Bekaert Arames possui mais de 130 anos de atuação, com presença em mais de 120 países, sempre aliando sua tradição ao avanço tecnológico constante.
Unindo a força desses acionistas, a Belgo Bekaert Arames é líder no mercado brasileiro de arames. Atualmente a Belgo Bekaert Arames possui unidades em Contagem e Sabará, em Minas Gerais; Osasco e Sumaré, em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia.

Serviço:

Circuito Cultural Belgo Bekaert - Programação de Outubro em Feira de Santana


Espetáculo: Os Cavaleiros da Triste Figura  (Fenatifs)
Data: 5 de Outubro
Horário: 16 h
Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova
Entrada gratuita


Espetáculo: Mamulengofolia ou O Vendedor de Sonhos  (Fenatifs)
Data: 12 de Outubro
Horário: 16 horas
Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova
Entrada gratuita

Espetáculo: Vila ABCD – o show
Data: 19 de Outubro
Horário: 16 horas
Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova
Entrada gratuita


Espetáculo: Maria, Escombone e o Violão Encantado
Data: 26 de Outubro
Horário: 16 horas
Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário