Nesta sexta-feira, 24, acontece o “Aniversariando Ildásio Tavares”, às 19h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), com entrada gratuita. A homenagem ocorre na véspera da data do aniversário do escritor e poeta baiano, falecido em 2010, por conta de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em sua trajetória, Ildásio escreveu mais de quinze livros, incluindo romances e peças teatrais e compôs 46 músicas, gravadas por nomes como Maria Bethânia, Maria Creuza e Gerônimo.
Nascido no Gonguji, em 1940, o autor era Mestre em Artes em Inglês, pela Southern Illinois University e doutor em Língua Portuguesa, pela UFRJ (Universidade Federal da Bahia) e foi professor do Instituto de Letras da UFBA. Para festejar o dia do nascimento de Ildásio, a noite conta com recital de poesias e show musical, com as participações dos músicos Carlinhos Cor das Águas, Sérgio Otanazetra e Gil Vicente Tavares.
A programação também tem a presença dos grupos Jograis da Bahia e O Boca de Brasa, que entram para realizar a declamação de poemas. A comemoração é organizada por um dos amigos do autor, o artista Douglas de Almeida. Com uma relação de décadas com o escritor, Almeida revela que foi bastante insistente em fazer o ensejo, ainda que sem apoio financeiro ou cultural de órgãos públicos ou privados. “Sou eu que estou organizando, na cara dura! Sem sequer um patrocinador, mas não poderia deixar passar em branco os 80 anos desse bardo irreverente e iconoclasta”.
Para a filha do poeta, Hilda Lopes Pontes (28), é gratificante perceber o legado da carreira de seu pai e a importância que o mesmo possui em sua área. Para ela, existe grande beleza no fato de que suas palavras e pensamentos ainda são relembrados, mesmo após o seu falecimento. Cineasta e diretora teatral, Hilda acredita que o poder da arte está justamente em se fazer presente por um longo tempo ou até para sempre.
SERVIÇO
O quê? Aniversariando Ildásio Tavares / Quando? 24 de janeiro de 2020
Onde? Museu de Arte da Bahia (MAB) / Entrada Gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário