Raoni Metuktire, cacique líder da etnia Caiapó, marcará presença no Carnaval de Salvador. Raoni será convidado do cantor e compositor Edu Casanova e estará ao lado dele em seus trios no sábado (21) no Circuito Dodô (Barra/Ondina), e no domingo (22), no Circuito Osmar (Campo Grande). Além da folia, durante sua passagem, Raoni terá um encontro com os índios baianos.
O Cacique é reconhecido mundialmente como porta-voz das lutas pelo meio ambiente, pela Amazônia, pelos povos indígenas e pela paz. Em 1989, Raoni foi nomeado Embaixador da Floresta Amazônica e dos Povos Indígenas.
Este ano, Raoni foi indicado ao prêmio Nobel da Paz. A Fundação Darcy Ribeiro que propôs formalmente o nome dele para a indicação ao comitê norueguês do Nobel, responsável pela escolha dos vencedores da importante premiação anual.
Em seus 30 anos de carreira, Edu sempre defendeu causas dos direitos humanos, do meio ambiente e dos povos indígenas. Em 2020, seu tema no carnaval baiano será "Em defesa do Meio Ambiente", "Em defesa da Amazônia e dos Povos Indígenas" e em "Defesa da Paz e de todas as etnias e raças". Esta é a segunda vez que Edu recebe Raoni no trio elétrico no carnaval baiano.
Edu Casanova
Autor de sucessos gravados por artistas como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Gal Costa, Banda Eva, Cheiro de Amor, Netinho e É O Tchan, Edu Casanova venceu o Troféu Dodô e Osmar e Troféu Bahia Folia com a música "Cabelo Raspadinho".
Edu já se apresentou nos Estados Unidos, Espanha, Portugal e China, onde passou por cidades como Macau, Taipa, Hong Kong, Cantão e Dongguan, além do festival Super Brazilian Bash no hotel The Venetian, um dos 5 melhores hoteis do mundo. Edu ainda foi destaque do Festival da Lusofonia, evento que reuniu diversos países de língua portuguesa, em uma apresentação especial para o Primeiro Ministro da China, Sr. Li Kequiang, e autoridades políticas e diplomáticas dos dois países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário