Requalificação teve parceria de SecultBA, IPAC e Conder
Os artistas que se apresentam no projeto Pelô da Bahia, no Largo Tereza Batista, espaço cultural sob a gestão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC), no Pelourinho, em Salvador, vão ganhar neste sábado (15), às 10h30, um novo camarim. A requalificação do espaço é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) e os comerciantes.
O Ato de entrega contará com apresentação dos Congos de Cairu - manifestação cultural baiana que será homenageada com painéis decorativos instalados no espaço. O grupo fará uma performance pelas ruas do Pelourinho e em seguida se apresentará no Largo Tereza Batista. A Prefeitura de Cairu é parceira na atividade. Estarão presentes representantes das unidades envolvidas, além dos comerciantes e parceiros locais.
Pelô da Bahia - O projeto Pelô da Bahia, que leva diversidade cultural aos espaços culturais do Pelourinho, integra a estrutura do CCPI, promovendo o reordenamento e dinamização na utilização dos espaços. Na perspectiva de democratização do acesso e produção da cultura, o Pelô da Bahia oferece as condições de infraestrutura necessárias para abrigar projetos artísticos que contemplam a comunidade local e a classe artística, atraindo mais turistas, visitantes da área e a população da cidade.
O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – O CCPI da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelourinho Cultural, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário