A manhã nublada e com ameaças de chuva não afastaram os banhistas do Para Praia, no último sábado (08/02), em Ondina. O projeto recebeu mais de 70 usuários, que participaram do banho de mar adaptado para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. A novidade foi o mergulho submerso, promovido pela escola Sup Drive, que provocou uma fila de esperam por quem estava ansioso em ver “o fundo do mar”. No próximo sábado (15/02), o Para Praia realiza o seu último banho de mar assistido Ondina e, após o Carnaval, retorna para encerrar a sétima temporada, nos dia 29 de fevereiro e 1º de março, na praia de Guarajuba, na orla de Camaçari.
Sem entrar no mar há 30 anos, a felicidade de dona Ursulina Santos, com 93 anos, contagiou os voluntários que pararam as atividades para aplaudi-la. “Gostei muito, mas muito do banho e de todos vocês aqui. Fui muito bem recebida e quero desejar a felicidades a todos que só querem o bem”, comentou.
Admirador do Para Praia, Robson Oliveira, um dos instrutores da escola de mergulho Submerso SUP Dive, localizada no Porto da Barra, gostou muito em participar do projeto. Credenciado pelo HSA na especialização de mergulho adaptado para deficientes físicos, ele e sua equipe levaram equipamentos scuba para o mergulho com flutuação e respiração debaixo d´água. “É bonito ver a felicidade das pessoas ao viverem esta experiência linda de ver o fundo do mar, conviver com a natureza, interagir com outras pessoas, além de melhorar muito a respiração”, comenta.
Desde o início de janeiro, o projeto vem promovendo com sucesso o banho de mar adaptado, com média de 100 usuários por dia. É a sua consolidação como a principal iniciativa de inclusão para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida no verão de Salvador. O projeto é realizado em praias totalmente adaptadas para deficientes físicos, com cadeiras anfíbias, acessórios flutuantes, espaços para atividades recreativas, banheiros especiais, tendas e pistas de acesso. O banho é promovido com a total assistência de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, biomedicina, enfermagem e educação física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, além de voluntários de outras instituições de ensino.
O Para Praia é promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), que também patrocina junto com a Braskem e o Salvador Shopping. O projeto conta com o apoio da Cetrel e da Escola Bahiana de Medicina A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário