10/03/2020

Maratona de espetáculos marca o Dia do Contador de Histórias em Salvador

Foto: Ananda Brasileiro


A mostra anual “Somos Feitos de Sonhos e Histórias”, criada pela Cia Teatro Griô tem programação que começa na sexta-feira com Sarau de contação de histórias e termina domingo com espetáculos teatrais

Durante o ano de 2020, a Cia Teatro Griô vai realizará diversas ações para celebrar a história do grupo. O calendário de eventos tem início com a mostra anual Somos Feitos de Sonhos e Histórias, criada pela companhia para marcar o Dia Internacional do Contador de Histórias. Serão quatro espetáculos, dois voltados para o público infantil e dois dirigidos ao público adulto, que acontecem de 20 a 22 de março, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Na data em que se comemora o Dia Internacional do Contador de Histórias, 20 de março (sexta-feira), às 20h, acontecerá o Sarau com os narradores da Cia, além de narradores e músicos convidados, como Vovó Cici, Celo Costa e Gabi Guedes. No sábado (21.03), às 16h, será apresentado o espetáculo infantojuvenil Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam; no mesmo dia às 20h, acontece o espetáculo Yalodê – histórias afro-brasileiras.
No dia 22 (domingo), às 16h, terá a apresentação do espetáculo infantojuvenil Minha Aldeia – sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô; e às 20h, o espetáculo Os Sábios de Chelm – histórias absurdas.

Sobre os espetáculos
Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam, uma sessão de contos populares de tradições diversas, alinhavados por cantigas e versos. As fábulas de tempos distantes e lugares imaginários, são recheadas de encantamento, humor e aventura. Nas histórias traduz-se a magia de animais astutos e singelos que falam pelos cotovelos, bicos, patas e penas.
Yalodê – histórias afro-brasileiras é uma sessão de histórias inspirada na mitologia dos orixás. O espetáculo traz à cena histórias, cantigas e orikis para revelar a força, beleza, sabedoria e encantamento das tramas de deusas da cultura afro-brasileiras. Essa sessão de histórias, assim como a atitude da Yalodê que divide sua riqueza com o seu povo, permitirá - com simplicidade, sinceridade e despojamento - compartilhar com o público verdadeiras joias da ancestralidade afro-brasileira: mitos que são presentes para os ouvidos e para a alma.
Minha  Aldeia – sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô  traz  mitos  e  contos  populares  de  tradições  africanas,  afro-brasileiras, indígenas e ibéricas, entremeadas de cantigas. Ancestralidade e sabedoria popular são os fios condutores da montagem. As fábulas recheadas de magia trazem à cena histórias de tempos e lugares diversos, sempre costuradas por músicas, onde se traduzem-se a vida e o encanto do ser humano com contos populares, mitos de deuses e heróis e histórias de animais astutos e sagrados. O espetáculo consegue unir histórias densas e leves, engraçadas e líricas, que permaneceram vivas em nossa memória através dos tempos e levam a refletir sobre nós mesmos, nosso olhar, nossa vivência em comunidade e nossa presença no mundo.
Os Sábios de Chelm – histórias absurdas, é uma sessão de histórias livremente inspirada nos lendários contos judaicos da inusitada cidade de Chelm, morada dos maiores sábios de todos os tempos, famosos por resolver os problemas de toda a gente. A inédita sessão de histórias extraordinárias dos sábios de Chelm, dirigida por Rafael Morais, com humor sutil e sofisticado, nos convida a olhar o mundo com outros olhos e, a partir de narrativas um tanto absurdas, trazer às nossas vidas mais flexibilidade, fabulação e leveza.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e Shopping Bela Vista e no site ingressorapido.com    

SOBRE A CIA TEATRO GRIÔ
A Cia. Teatro Griô é uma companhia artística que está completando 21 anos de estrada e  desenvolve pesquisas e metodologias próprias inspiradas na tradição oral, na arte de narrar histórias, no circo-teatro e na cultura da infância. Criada pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, a companhia além de espetáculos, encontros e pesquisas, oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência e de todas as idades.  A  Cia Teatro Griô realiza os encontros “Teatro Griô em Flor -  Encontro Artístico Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral”;  “Teatro a Céu Aberto – Encontro da Arte do Teatro de Rua”;  “Festa no Céu – Encontro Artístico de Valorização da Cultura da Infância”; e os eventos “Tempo de Histórias  – Mostra de repertório com espetáculos da Companhia Teatro Griô”, “Histórias Afro-Brasileiras”, “Somos Feitos de Sonhos e Histórias“ e “Noites Griô – Sessões para ouvir e narrar histórias”.
Criação e Direção: Rafael Morais e Tânia Soares;
Elenco de narradores e músicos: Alice Carvalho, Amine Darzé, Ana Emília, André Almeida, Andréa Coelho, Celo Costa, Clara Morais, Darluce Azevedo, Gabi Guedes, Helaine Ornelas, Ivana Pirajá, Maria Iris, Josi Borges, Layno Pedra, Lícia Brasileiro, Rafael Morais, Tânia Soares, Valéria Ettiger, Vânia Valadares, Vovó Cici e Zidi Brandão.
Iluminação: Ruhan Álvares.
Cenário e Figurinos: Tânia Soares
SERVIÇO: Somos Feitos de Sonhos e Histórias
Local: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia).  À venda na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs dos Shoppings Barra e Bela Vista e no site ingressorapido.com
Datas e Horários dos espetáculos:
Sarau: sexta-feira (20.03), às 20h.
Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam: sábado (21.03), às 16 h.
Yalodê – histórias afro-brasileiras: sábado (21.03), às 20h.
Minha Aldeia – sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô: domingo (22.03), às 16h.
Os Sábios de Chelm – histórias absurdas: domingo (22.03), às 20h.
Contatos: (71) 3018-4888 / 9 8763-5293 / 9 8763-5220 teatro@teatrogrio.com.br www.teatrogrio.com.br | www.fb.me/teatrogrio
Classificação indicativa: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário