Durante o mês de abril, todos os episódios de Auts estarão abertos no Youtube, um presente para as crianças que estão em casa, na quarentena do coronavirus
No mês em que o mundo se conscientiza sobre o autismo, Auts faz aniversário. E, para comemorar o primeiro ano do projeto, será lançado um novo episódio. Dessa vez, Artur, o garoto que dubla o personagem principal e que inspirou a criação da série, venceu outro desafio: escolheu fazer deste episódio um pequeno musical e, em vez de falar, ele canta para mostrar como é "Um dia de Auts".
Um dia de Auts é um dia comum, em que o nosso personagem faz o que Artur e o que todas as crianças fazem também. Ele acorda, toma banho, vai para a escola, encontra Cachorro na rua, toma um susto, aprende as cores e as formas, se distrai com um passarinho, vai ao cinema com os amigos, anda de metrô, volta cansado para casa e vai dormir abraçado com um bichinho de pelúcia.
O produtor executivo da série, João Guerra, explica que é um dia comum, mas que também traz singularidades e isso transforma o que poderia ser uma rotina banal em momentos de aventura, superação e alegria. “Esse episódio é ainda mais especial por ser um musical cantado pelo próprio Auts, pelo nosso Artur, que, com a interpretação da música, mostra o que está por trás dessa produção: o aprendizado e a beleza da superação”.
Só existe um porém: quando essa história foi inventada, as cidades do mundo ainda não estavam passando pela pandemia do coronavírus. Por isso, antes de começar o novo episódio, a personagem Ana deixa um aviso muito importante: neste momento, os dias de Auts e de todas as outras crianças devem ser dentro de casa. Quando tudo isso passar, todos poderão sair e passear bastante. Mas só depois que passar, combinado?
O episódio que comemora um ano de Auts será exibido no PlayKids e nas TVs parceiras do nosso projeto: TV Cultura, Rá-Tim-Bum, TVE Bahia e TVPE. E, porque esses têm sido dias desafiadores para as crianças, Auts faz aniversário, mas quem ganha presente é o público: a partir do dia 5 de abril e durante todo o mês, os 27 episódios ficarão abertos na nossa página no Youtube.
O piano
A história do novo episódio de Auts começa com o interesse de Artur pela arte. Desde criança, ele gosta de desenhar e gosta de música. Cresceu ouvindo parlendas, cantigas de roda e disquinhos, como os Saltimbancos. No aniversário de 14 anos, ganhou um teclado de presente do avô e, em pouco tempo, já estava gravando vídeos com trilhas sonoras dos seus filmes favoritos.
Um dia, Artur cantarolou "Hoje é domingo, pé de cachimbo". "Ali foi como uma senha", revela o diretor de animação Renato Barreto, pai de Artur, criador da série e dublador do personagem Cachorro. A equipe de Auts então se reuniu, elaborou o roteiro, criou a música e devolveu o desafio para Artur: vamos cantar?
E ele cantou, dando conta dos três minutos, do início ao fim do episódio. “Não tenho como expressar o quanto é emocionante ver uma criança que não falava se transformar em um adolescente que canta", diz a empresária Fernanda Arraz, mãe de Artur e dubladora da personagem Ana. Para ela, a beleza do projeto é justamente apoiar crianças em seus processos de aprendizagens e transformações.
Fernanda acredita que Auts traz uma mensagem de esperança também nesse momento difícil em que o mundo está tão preocupado com o futuro. Ao ver Artur cantando, sua família teve a certeza de que outras crianças, estejam dentro ou fora do espectro do autismo, podem conseguir. "Acredito muito nesse lema que a psicóloga Cláudia Mascarenhas nos traz, de que tudo muda quando o olhar muda. Isso é inclusão, é neurodiversidade”, diz Fernanda.
Para Renato, Artur ainda tem um longo caminho, mas está avançando. “E, da mesma forma que isso está acontecendo com ele, pode acontecer com outras crianças. É importante que as famílias percebam isso, veja o que cada criança deseja, se é arte, dança, matemática. É só encontrarem o que cada uma quer fazer e seguir”, sugere o diretor.
Projeto família
Lançado em 2 de abril de 2019, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Auts é um projeto transmídia que compreende uma série de 27 episódios lúdico-educativos e que traz o tema da neurodiversidade para as crianças. Um aspecto que o torna mais especial é porque Auts é inspirado em uma história familiar e todos os personagens são dublados por essa família.
O diretor Renato Barreto transformou em desenho animado as aventuras do filho Artur, que nasceu no espectro autista. Artur tinha oito anos quando articulou, pela primeira vez, uma frase completa para dublar o protagonista da série. Ele disse: "Oi, eu sou Auts". E Auts é esse quadradinho azul cheio de personalidade e doçura.
Os outros personagens são Ana, um círculo cor-de-rosa que é muito amiga de Auts; Cachorro, um triângulo amarelo que também conquista a amizade de Auts, e Davi, um retângulo verde muito divertido. Davi é dublado por David, irmão de Artur, filho de Renato e Fernanda. Os outros, vocês já sabem.
Projeto Transmídia
Auts nasceu para ser uma animação, mas logo se expandiu e conquistou outras plataformas e linguagens, assumindo um caráter transmídia. A ideia continua a mesma: misturar entretenimento e educação de forma inclusiva, valorizando o ponto de vista singular do universo autista. O projeto tem um site (www.eusouauts.com), onde é possível assistir aos episódios, se informar sobre TEA e outros assuntos, além de jogar e conhecer melhor os personagens. Auts também tem um aplicativo (disponível para Android e IOS), onde também dá para assistir aos episódios e brincar com joguinhos que ajudam no desenvolvimento sensorial e social das crianças.
Em todas as plataformas, este projeto dialoga com os princípios do Plano Nacional da Primeira infância, funcionando como uma ferramenta de apoio a diversos segmentos. Auts apoia o trabalho de equipes multidisciplinares que atendem crianças TEA; Auts está nas escolas, ajudando professores a oferecer para as crianças aprendizagens sociais, matemáticas e poéticas, explorando cores, formas geométricas, instrumentos musicais, relações com amigos e animais de estimação, por exemplo.
E porque é um projeto audiovisual, Auts também já esteve na programação de eventos de cinema. A série foi exibida na Sessão Azul, projeto de cinema adaptado para crianças TEA e suas famílias; estivemos em uma sessão infantil promovida pelo Instituto Viva Infância e participamos ainda das duas edições do CineAut, festival baiano de cinema voltado para crianças TEA.
A equipe e os parceiros
Auts tem patrocínio da GoLFarma e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, da Secretaria da Cultura (SecultBA) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A produção é realizada pela Takapy Digital Art, em co-produção com a Griot Filmes, e tem parceria com o Instituto Viva Infância.
O produtor da série, João Guerra, afirma que Auts faz um ano de lançamento, mas que essa história é mais antiga. “É um projeto que nasceu dentro de uma pequena grande família e que vem agregando cada vez mais gente. A Família Auts, como chamamos carinhosamente, não para de crescer e continua encantando a todos”.
João explica como foi importante inserir um aviso antes do começo do novo episódio, para contextualizar o momento que estamos vivendo e a necessidade de que todos fiquem em casa, evitando assim o alastramento do coronavírus. “Ana explica que ainda precisamos ficar em casa e Auts conta, a partir de sua casa, um dia na sua vida, um dia que já passou, mas que também retornará”.
A psicóloga Cláudia Mascarenhas, que acompanhou Artur e é consultora do projeto, sugere que famílias e educadores assistam aos episódios juntos com as crianças e que usem AUTS como oportunidade conversar sobre tudo, inclusive sobre este momento mais delicado. “Assim como Artur, outras famílias podem acreditar que serão capazes de encontrar as próprias janelas de crescimento”. Cláudia planeja agora realizar um programa do seu podcast Papo de Criança todo dedicado a Auts. Aguardem novidades!
Links úteis:
Site do projeto:
Links para app Auts:
Nenhum comentário:
Postar um comentário