06/07/2020

Junior Achievement Bahia completa 15 anos com mais de 70 mil jovens impactados



No dia 07 de julho a Junior Achievement Bahia completa 15 anos de atuação com um total de 76.101 estudantes impactados por seus projetos. São mais de 464 escolas e 4.009 voluntários envolvidos com o objetivo de preparar alunos do ensino fundamental e médio para o futuro através do empreendedorismo, da educação financeira e da preparação para o mercado de trabalho. 

Nesses 15 anos, a JA tem auxiliado os jovens a serem os protagonistas de suas vidas e de suas carreiras, para que ele acredite no seu sonho. Levamos a cultura do empreendedorismo, que envolve o desenvolvimento da liderança, que envolve o protagonismo: sair do papel do estudante passivo e ser ativo no próprio aprendizado”, afirma Cezar Almeida, presidente da JA Bahia. Os programas são realizados através de parcerias com empresas, que financiam o mesmo, e a Junior Achievement executa a iniciativa na escola definida 

Nós somos uma alternativa viável, séria e comprometida de parceria que as empresas e empresários possam exercer a sua responsabilidade social e auxiliar de alguma forma a educação, atrás de um projeto sério que é o da JA. Tivemos a oportunidade de formar dezenas de jovens. Somos uma ONG sem fins lucrativos que e que tá aí pra realmente fazer a diferença “, acredita Cezar. 

“A educação empreendedora se torna ainda mais essencial depois de toda essa mudança que estamos vivendo, com o processo de transformação digital acelerado, em função da pandemia, a Junior Achievement tem buscado adequações através do desenvolvimento de programas online e engajamento de voluntários de forma virtual, sem perder o envolvimento dos mesmos”, acrescenta Tainã Neves, gerente executiva da Junior Achievement Bahia. 

De acordo com Cezar, mesmo com a pandemia há vários projetos em andamento atualmente e a expectativa para o retorno é grande. “Estamos muito entusiasmados para assim que tudo isso passar podermos retomar com muita energia. Nossa meta para 2021 é dobrar o número de estudantes que alcançamos atualmente. Agora que foi estimulado o ensino à distância, temos planos para atingir mais jovens e mais localidades do nosso estado. Será fantástico”, espera. 


Aprender Fazendo 
A Junior Achievement tem como lema “aprender fazendo” e isso se traduz em seus diversos programas. “Os alunos podem realmente colocar a mão na massa. O aprendizado acontece através de jogos interativos, dinâmicas, tudo de forma bastante didática”, elucida Tainã Neves. 

Segundo ela, o programa de maior destaque é o Mini-Empresa. “Eles têm venda de ações, eleição de diretoria, pagamento de aluguel (que é uma taxa mínima paga à sala da escola). Os alunos aprendem na prática como abrir uma empresa e no final eles desenvolvem um produto para vender em uma feira”, acrescenta.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário