Foto: Roberto Abreu.
As ações de higiene e segurança visam preservar a saúde, trazendo mais segurança e tranquilidade para o público
O Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping, empreendimentos baianos do Grupo JCPM, com objetivo de proporcionar mais segurança ao público, adotaram mais de 50 medidas operacionais, com o intuito de seguir as melhores práticas de prevenção. Os protocolos definidos estão alinhados com as determinações dos órgãos públicos, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e estudos desenvolvidos pelo Comitê de Reabertura do Grupo JCPM, que preparou um Manual de Retomada com diretrizes e ações a serem implementadas por todos os centros de compras.
A fim de evitar o contato e com o apoio da tecnologia, os shoppings instalaram sensores que liberam o cartão de estacionamento sem a necessidade de toque. Já as vagas dos estacionamentos foram sinalizadas respeitando o distanciamento e está sendo realizada a desinfecção total dos cartões de estacionamento. Para maior praticidade será estimulado o pagamento via dispositivo móvel, ou seja, pelo smartphone e desativados os guichês de pagamento. Em cumprimento ao protocolo dos órgãos públicos, os estacionamentos vão reduzir a capacidade em 50%. Os shoppings vão adequar e monitorar a capacidade de público, que vai restringir a uma pessoa a cada 9m² nas áreas comuns e, no caso das lojas, uma pessoa a cada 5m².
Já foram implantadas outras ações, como: intensificação de limpeza nas áreas comuns, nos sistemas de ar-condicionado e banheiros, onde foram bloqueados espaços garantindo o distanciamento, foram instalados de tapetes que fazem a desinfecção nos calçados nos acessos. Nos dois shoppings estão disponíveis mais de 300 pontos de álcool em gel. O empréstimo de carrinhos de bebê e pets serão suspensos temporariamente, os fraldários e Espaços Família serão higienizados antes e após cada utilização, além de estabelecer capacidade máxima de ocupação e controle de fluxo. O empréstimo de cadeiras de rodas será mantido com a sanitização a cada uso. As boas práticas e higienização serão amplamente divulgadas em campanhas educativas no mall e nas redes sociais. Nos dois shoppings, serão mantidos os serviços de Drive Thru, Delivery e da plataforma de vendas Salvador Shopping Online (www.salvadorshoppingonline. com.br).
SAIBA MAIS DE SOBRE OS PROTOCOLOS E MEDIDAS DE SEGURANÇA DO SALVADOR SHOPPING E SALVADOR NORTE SHOPPING
Práticas gerais:
- Redução do horário de funcionamento dos shoppings;
- Implantação dos serviços de Delivery e Drive Thru;
- Uso obrigatório de máscaras por todos que circularem nos shoppings, conforme Lei Estadual N° 14.258/20;
- Marcação de piso indicando distanciamento de 1,5m nos locais com filas de atendimento;
- Pulverização diária para limpeza dos ambientes, como pisos e colunas. E intensificação da higienização dos ambientes com redução de intervalo entre elas;
- Disponibilização de mais de 300 pontos de álcool em gel para uso coletivo de consumidores e colaboradores;
- Sistema de ar-condicionado: intensificamos a exaustão com abertura total, tratamento do ar exterior, renovação constante e os filtros que estão sendo trocados em intervalos menores;
- Realização contínua de limpeza reforçada das áreas comuns como: elevadores, corrimãos, guarda-corpos, banheiros e outros locais onde há maior contato das pessoas;
- Nos banheiros houve aumento da exaustão, suspensão da utilização dos secadores de mão, limpeza intensificada, pias e mictórios bloqueados para uso, respeitando distância de segurança entre eles;
- As escadas rolantes estão sinalizadas indicando a distância correta entre os clientes e dispensers de álcool em gel estão disponíveis nos acessos à escada. As escadas fixas receberam sinalização orientando sobre o fluxo de pessoas;
- Controle de acesso aos espaços de atendimento, a partir do tamanho do ambiente, com sinalização da quantidade permitida simultaneamente;
- Elevadores destinados ao uso preferencial de idosos, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e com crianças de colo, com um número limitado de pessoas e marcações no piso;
- Pulverização com produto com poder de desinfecção que atinge 99,9% de eficácia por 72 horas e realizada higienização constante;
- Instalação de tapetes com ação bactericida em todas as portas de acesso dos shoppings.
Ações internas:
- Todos os colaboradores estão orientados a utilizar máscaras e portar álcool em gel de uso individual. Foram fornecidos kits com os itens;
- Os colaboradores, lojistas e prestadores de serviços têm a temperatura aferida na chegada e impedimos a entrada caso a temperatura esteja igual ou superior a 37,5°C, respeitando o Decreto Municipal N° 32.461/20;
- Identificamos as funções que podem efetuar suas atividades por meio de teletrabalho ou trabalho remoto, priorizando, sempre que possível, essa modalidade de trabalho;
- Assistência psicológica, financeira e jurídica gratuitas para os colaboradores durante a pandemia;
- Testagem para Covid-19 em todos os funcionários e terceirizados;
- Aquisição de aplicativo para monitoramento diário da saúde dos colaboradores;
- Distribuição de comunicados com orientações para prevenção da Covid-19.
Apoio lojistas:
- Instalação de adesivos de piso nas entradas das lojas para orientar o acesso;
- Adesivos nas vitrines com a capacidade de cada loja;
- Demarcação de distanciamento em todos os quiosques;
- Apoio na sinalização das operações que geram fila para o mall;
- Produção de material informativo com orientações, procedimentos e protocolos;
- Campanha educativa instalada nas áreas de circulação dos funcionários.
Estacionamento:
- Implantamos sensores de aproximação para evitar o toque em botões nas cancelas dos estacionamentos;
- Higienização de 100% dos cartões de estacionamento após cada uso;
- Redução em 50% das vagas do estacionamento com sinalização para garantir distância segura entre os veículos;
- Instalação de mensagens (visuais e auditivas) de conscientização e educativas nas cancelas de entrada;
- Estímulo ao pagamento por meio de aplicativo para evitar o contato (entre pessoas e máquinas);
- Os cooperados da empresa de táxi foram orientados sobre as medidas adotadas e foram instaladas sinalização de distanciamento nas filas de táxi e aplicativos.
Comunicação:
- Instalação de placas de comunicação e sinalização com orientações de segurança e medidas em diversos pontos dos shoppings;
- Divulgação constante de novidades e atualizações através de comunicados informativos e educativos. Produção de um vídeo institucional com as medidas adotadas;
- Eventos de aglomeração estão suspensos por tempo indeterminado.
Ações sociais:
- O Instituto João Carlos Paes Mendonça – IJCPM, braço social dos shoppings, beneficiou 500 famílias dos jovens matriculados nos cursos com a doação de cestas básicas durante a pandemia;
- Doação de aproximadamente mil cestas básicas para outras famílias em situação de vulnerabilidade nas comunidades do entorno e também para dez instituições sociais;
- Aquisição das cestas básicas nos bairros de entorno fortalecendo o comércio local;
- Doação de cestas básicas para as famílias dos profissionais da Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), que estão sem trabalhar enquanto as atividades dos shoppings estiveram suspensas;
- O Grupo JCPM realizou aportes de 2,3 milhões nos quatro estados: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Ceará;
- O empresário João Carlos Paes Mendonça doou ainda respiradores para os quatro Estados onde a empresa tem atuação.
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