30/11/2021

Balanço da Flipelô 2021

 


 

A Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) realizada com uma programação híbrida – presencial e on-line – e que teve o escritor alagoano Graciliano Ramos como homenageado, transformou Centro Histórico de Salvador na capital da literatura e de todas as artes.

 

Foram cinco dias (17 a 21/11) de programação composta por mesas redondas, bate-papos, saraus, lançamentos de livros, rotas de arte e gastronômica, apresentações cênicas e musicais. Teatros, museus, casarões, igrejas e ruas do Pelourinho foram tomados pelo público que veio apreciar a festa literária, trazendo alegria em um momento de retomada, com todos os cuidados sanitários necessários no combate à covid-19.

 

Realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado, com a correalização do Serviço Social do Comércio (SESC), a FLIPELÔ contou com 196 atividades dentro da programação oficial e mais 116 atividades que integravam a “Flipelô Mais”,  somando 312 atividades voltadas à literaturas e demais expressões artísticas.

 

“O saldo foi bastante positivo, ficamos muito felizes com o resultado. A participação do público foi tranquila. As pessoas estavam bastante interessadas e ávidas por um evento que pudesse ser presencial. Discutir literatura no Largo do Pelourinho é sempre algo satisfatório, pois é sempre grandioso extrapolar os muros da Fundação Casa Jorge de Amado e entregar à comunidade, à população, um evento com uma qualidade exemplar”, destaca Ângela Fraga, diretora da Fundação Casa de Jorge Amado.

 

On-line

Além dos milhares de pessoas que passaram pelo Pelourinho, outros milhares acompanharam a FLIPELÔ pela internet. As transmissões pelo canal da festa literária no YouTube contou com mais de 14 mil visualizações, equivalente a mais de 2,7 mil horas de conteúdo exibidos.

 

A movimentação também foi grande no perfil da FLIPELÔ no Instagram, que teve um aumento de 50% no número de seguidores e recebeu mais de 30 mil visitantes durante os dias do evento.

 

“A transmissão on-line é ganho, pois fica disponível para as pessoas assistirem a programação em nosso canal no YouTube de acordo com seu tempo e disponibilidade”, ressalta Ângela Fraga.

 

A FLIPELÔ

A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2021 é apresentada pelo Ministério do Turismo, pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Instituto CCR, realizado na região da CCR Metrô Bahia, com patrocínio master da Rede MaterDei, Prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia; patrocínio do Itaú Social, Banco do Nordeste do Brasil e Bahiagas; apoio do Sebrae,  apoio de  mídia da Rede Bahia, Salvador FM, Irdeb-Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, ITS Brasil, Eletromídia e Ponto Outdoor e apoio institucional da Academia de Letras da Bahia. O evento é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc e uma produção da Sole Produções.

 

A Fundação Casa de Jorge Amado é mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Shopping da Bahia e é considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário