Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Margareth Menezes estão entre os convidados.
Primeiro bloco afro a desfilar no Carnaval de Salvador, o Ilê Aiyê se prepara para gravar o seu primeiro DVD, registrando em imagens e canções a tradição, energia e história que marcam sua trajetória na cultura negra baiana e brasileira. A gravação acontecerá no dia 31 de janeiro, a partir das 18 horas, no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no Campo Grande. O projeto é parte dos eventos comemorativos dos 40 anos de vida do Mais Belo dos Belos, que transcorrem em 2013. O patrocínio do DVD é do Natura Musical, por meio do Edital Bahia, e Governo do Estado da Bahia/ Fazcultura, com administração da Caderno 2 Produções e coordenação da Trevo Produções. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia) e podem ser adquiridos nas bilheterias do TCA e SAC’s dos shoppings Iguatemi e Barra.
Nomes de peso estarão entre os convidados do show comandado pela Band'Aiyê, a banda do Ilê, e rodeada pelos percussionistas e dançarinos do Pérola Negra. Entre as participações especiais, estarão Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Lazinho do Olodum, Beto Jamaica e Baragadá, todos cantando canções eternizadas no repertório do grupo.
O primeiro DVD do Ilê também terá a assinatura de profissionais renomados.Como diretor musical, o músico e produtor norte-americano Arto Lindsay, que já fez outras parcerias com o bloco, como na gravação do CD "IV Canto Negro", em 1998. Na direção de imagens, o diretor e fotógrafo brasileiro Pico Garcez, que tem no currículo desde vídeoclipes, curtas e peças publicitárias até trabalhos com estrelas baianas, como Claudia Leitte, Durval Lelys e Margareth Menezes.
Participações especiais
Algumas das canções do setlist que será apresentado na Concha Acústica – entre 14 e 18 músicas no total – já foram definidas. Mãe das Águas terá a participação de Margareth Menezes. Pérola Negra, música que se tornou ícone do Ilê, contará com a interpretação marcante de Daniela Mercury. Já Depois que o Ilê Passar deve ser cantada por todos os convidados juntos.
"Essas participações vão abrilhantar a nossa festa. Convidamos parceiros, artistas que se identificam conosco e fazem parte da história do bloco. Mas esses não são os únicos", explica Antonio Carlos Vovô, presidente do Ilê Aiyê, deixando um espaço para outras surpresas. O dirigente acrescenta que, além do show de 31 de janeiro, o DVD trará um apanhado histórico das quatro décadas de existência do Ilê. Nos extras, eventos tradicionais como a Noite da Beleza Negra, que já teve sua edição em 2013, e a famosa Saída do Ilê, no sábado de Carnaval, pelas ruas do Curuzu/Liberdade, terão seu espaço.
Falando sobre o significado do projeto, Vovô ressalta: “É um registro muito importante de um bloco afro que faz parte da cultura da Bahia e do Brasil. É uma conquista que vai marcar a nossa história”.
Para Karen Cavalcanti, gerente de marketing institucional da Natura, o edital regional Bahia do Natura Musical selecionou artistas inovadores da cena alternativa, mas também a tradição da música baiana. “O Natura Musical é um programa de valorização da música brasileira, em que buscamos resgatar as tradições, apostar em novos talentos e reverenciar nomes consagrados”, explica. “Por isso, é um orgulho fazer parte de um projeto que celebra os 40 anos do Ilê-Ayê, que representa muito para a história cultural da Bahia e do Brasil.” Além do Ilê, no edital regional da Bahia, a Natura também patrocina os músicos Márcia Castro, Russo Passapusso, Marcela Bellas e o festival de documentários musicais IN-Edit Bahia.
40 anos - Fundado no dia 1º de novembro de 1974, o Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Bahia, nasceu no Curuzu– Liberdade, bairro de maior população negra do Brasil e onde mantém sua sede até hoje, na Senzala do Barro Preto. Na sua longa trajetória, o bloco tem homenageado países africanos, movimentos negros, personalidades, estados e regiões brasileiras que contribuíram, e ainda contribuem, para a afirmação de identidade étnica e a autoestima do negro no país.
A importância do Mais Belo dos Belos vai além do território nacional. Inúmeras viagens e participações em eventos internacionais marcam a história do Ilê. O bloco já passou por países como Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Angola, França, Itália, Espanha, China e Timor Leste. Também marcou presença em importantes encontros mundiais como o Fórum Universal de Las Culturas, realizado em Barcelona, em 2004, e no I Seminário Internacional do Fórum Social Mundial, que aconteceu em Dakar, no Senegal, em 2011.
SOBRE O PROGRAMA NATURA MUSICAL
É o Programa de apoio à música brasileira da Natura, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 200 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e quase 800 mil pessoas beneficiadas. Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br ou nas redes sociais do programa no Facebook, Twitter e Youtube.
SOBRE A NATURA
Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita anual superior a R$ 5,5 bilhões. Sediada em Cajamar, São Paulo, a companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,518 milhão de consultoras, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores. A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 146,6 milhões e lançou 164 itens, atingindo um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos, de 64,8%.
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