07/08/2018

CAMERATA OPUS LUMEN DA OSBA SE APRESENTA EM AGOSTO NA SEMANA DA CULTURA ESPANHOLA NO INSTITUTO CERVANTES


O grupo OPUS LUMEN encerra a programação da Semana da Cultura Espanhola e Hispano-americana na segunda edição do projeto CAMERATAS NO CERVANTES

O projeto Cameratas, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), dá seguimento à parceria com o Instituto Cervantes de Salvador com a segunda edição das CAMERATAS NO CERVANTES. Dessa vez, o grupo OPUS LUMEN encerra a programação da Semana da Cultura Espanhola e Hispano-americana com apresentação gratuita no dia 25 de agosto (sábado), às 18h30, na área externa do Instituto Cervantes (Ladeira da Barra).

Para dialogar com as temáticas da IV Semana da Cultura Espanhola e Hispano-americana, realizada de 21 a 25 de agosto pelo Instituto Cervantes, os repertórios serão pensados com base em compositores espanhóis ou latino-americanos. Quem sai ganhando é o público, que terá mais oportunidades de apreciar a música clássica em um espaço mais intimista e acolhedor como o Cervantes.

A Espanha, país homenageado no encerramento do evento, tem uma longa e conceituada tradição na música lírica europeia, ao nível da Itália e Alemanha, e um significativo número de compositores de reconhecimento internacional nos séculos XIX e XX, como Albéniz, Granados, Falla, Turina, Rodrigo, Guridi, Casals, Bretón, Tárrega ou Sarasate. A maioria deles estará presente no repertório de apresentação do sexteto OPUS LUMEN, grupo de câmara da OSBA.

OPUS LUMEN – O grupo é composto de um quinteto de sopros com percussão. Fazem parte da camerata: Antonio Carlos 'Tota' Portela (flauta), Solamy Oliveira (clarinete), Humberto Fernandez (percussão), Adelson Lemos (trompa), Gustavo Seal (oboé) e Ilza Cruz (fagote). O grupo faz parte do projeto Cameratas da OSBA, da Orquestra Sinfônica da Bahia – OSBA, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural e Teatro Castro Alves, que tem como objetivo aproximar o grande público da música erudita, promovendo a formação de plateia.

SERVIÇO

CAMERATAS NO CERVANTES
OPUS LUMEN
Data: 25/08, sábado
Horário: 18h30
Local: Área externa do Instituto Cervantes de Salvador (Av. Sete de Setembro, 2792 – Ladeira da Barra)
ENTRADA GRATUITA (sujeita à lotação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário