21/03/2010

Barbarito Torres do Buena Vista e convidados se apresentam no Espicha Verão

O Porto da Barra, em Salvador, se transformou no sábado(13/03), numa grande festa cubana. Para fechar com muito charme a edição 2010 do Espicha Verão, a Bahiatursa e a Secretaria de Turismo trouxeram à capital baiana, Barbarito Torres, a estrela do Buena Vista Social Club e músicos veteranos da boemia cubana em homenagem a América Latina.

Descoberto pelo mundo através do documentário produzido por Ry Cooder e Wim Wenders, o projeto Buena Vista Social Club transformou-se na maior referência da música produzida em Cuba. Criado em 1996, pelo compositor cubano Juan de Marcos e o guitarrista americano Ry Cooder, e ganhador de um Grammy dois anos depois, o Buena Vista reuniu músicos veteranos da ilha, convertendo-se no fenômeno mais importante da música cubana nos últimos 50 anos.

Estrela da formação original e a referência viva do filme, Barbarito Torres, se apresentou ao público estimado de 50 mil pessoas, acompanhado de grandes nomes da música cubana, como Ignácio Mazacote, destaque do grupo La Sonora Cubana, Rodolfo Argudin e convidados.

“É um país muito lindo, em Abril vamos fazer um show em conjunto com artistas do Brasil, estou muito animado. Também gostaria de trabalhar com artistas baianos, mas não tive a oportunidade. Eu acho que os EUA, o Brasil e Cuba, são as 3 potências musicais do mundo”, afirma Barbarito.

Barbarito Torres é um dos seis protagonistas vivos do projeto, entre os quais também estão Amadito Vadez, Portuondo, Jesús ‘Aguaje’ Ramos e Manuel Galbán.
Entre os já falecidos figuraram Orlando ‘Cachaíto’ López (baixo), que morreu em (2009); o cantor Wilfredo ‘Pío’ Leyva (2006), o “bolerista” Ibrahím Ferrer (2005), e Compay Segundo, além do pianista Rubén González, ambos falecidos em 2003. O show foi realizado no palco fixo do Espicha Verão e começou no horário marcado às 22 horas.

Os músicos que acompanham Barbarito são: Rolando Ël Niño Salgado Palácios, Heikel Fabian Trimiño, Sonia Peres Cassola, René Suarez Zapata, Carlos Iraola Acosta, Paco Rodríguez Pérez, Alberto Alejandro Torres Pérez, Conchita Torres Delgado, Jesus Eusebio Bello Diaz, Laritza Bacallao y Adel Valdes Casuso.

SOBRE OS ARTISTAS

Barbarito Torres
Duas vezes indicado ao Grammy e ganhador do Grammy com o Buena Vista Social Club em 1998, Barbarito Torres, “el rey de laúde”, uma das poucas referências vivas da turnê que ganhou o mundo em 1998, reuniu um time especialmente para se apresentar no Brasil.

Natural de Matanzas, Barbarito Torres já trabalhou com todos os gêneros da música tradicional cubana e é um genuíno portador das tradições musicais da ilha.

Em 1998 passou a integrar o grupo Manguaré, uma das agrupações mais representativas da música popular cubana, sendo o primeiro a introduzir o alaúde, instrumento tradicional da música folclórica, na música popular cubana contemporânea.

Entre as principais características de seu estilo se destaca o alto nível técnico, é um virtuoso.

Já dividiu o palco com músicos da estatura de Leo Brouwer, Chucho Valdes, Rivera Niño, Tata Guines, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Amadito Valdés, Pio Leyva, Omara Portuondo, Eliades Ochoa , Pancho Amat, José Luis Cortez, Adalberto Alvarez, Juan Formell, Ray Cooder, Oscar de Leon, Papo Lucca, o guitarrista de flamenco José A. Rodriguez, Santiago

Ignácio Mazacote

Mazacote é um dos mais importantes intérpretes da música cubana, compositor de peças como “Olla Olla”, “Che-Che”, “Nicolás Corrió”, “Cuéntame de ti”, “Vida y Besos” o “Muere una Ilusión”, inesquecíveis hits da música cubana.

No seu disco “De profesión… Sonero” foi acompanhado por um septeto, quase todos integrantes do célebre Septeto Matamoros, fazendo do tema “Muere una Ilusión”, o número um das paradas de sucesso, ganhando o prêmio de melhor música tradicional cubana no concurso Cubadisco 2001.

Seu último CD “El Figurón” (Envidia) nos dá a oportunidade de saborear sua voz mística e única com as faixas “Soy de Buena Vista”, “Lengua Lisa”, “Frutas del Caney” o “Oye Sabullo”.

Depois do sucesso do documentário de Wim Wenders “Buena Vista Social Club” Mazacote voltou aos palcos como um dos grandes músicos que acompanharam a banda de Juan de Marco, o The Afro-Cuban All-Stars, base do CD e do Documentário Buena Vista Social Club.

Desde 2007,com o grupo LA SONORA CUBANA, faz turnês regulares pela Europa em vários festivais internacionais de world music, salsa e cultura afro-cubana.

Hoje representa uma das figuras imprescindíveis da música tradicional e popular cubana. Ignacio “Mazacote” Carrillo, é um autêntico mestre em sua arte, uma pérola rara da Idade de OURO da música cubana, mentor de várias gerações e das gerações futuras. Uma lenda viva.

Assessoria da Bahiatursa

ESTEFANO DIAZ
redacao@salvadorupdate.com
estefanodiaz@salvadorupdate.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário