21/03/2010

Jardim das Folhas Sagradas, cultura baiana mostrada em película



Intriga política, romance, magia, mistério e drama.

Jardim das Folhas Sagradas conta a história de Bonfim, filho de uma yalorixá, negro baiano que tem sua vida virada pelo avesso com a revelação de que precisa abrir um terreiro de candomblé. Com os espaços disponíveis cada vez mais raros, ele acaba procurando um lugar na periferia empobrecida e degradada. Afastado da tradição e questionando fundamentos como o sacrifício de animais, Bonfim cria um terreiro modernizado e descaracterizado, o que lhe trará graves conseqüências.

Numa época em que o crescimento urbano acelerado e a favelização transformam as cidades em espaços cada vez menos habitáveis, o candomblé, religião ancestral trazida pelos escravos africanos, tem uma grande lição de convívio e preservação da natureza a oferecer. A Bonfim e a toda cidade de Salvador.

Afastado das tradições da religião, Bonfim questiona fundamentos como o sacrifîcio, e sofre as consequências destes enfrentamentos. Um filme que fala de obediência, amor, desprezo, amizade e traição.

Conheça os atores:



Antônio Godí é
Miguel Bonfim
Bancário, 40 anos. Bonfim é filho de mãe de santo negra e pai de santo branco. Criado pela mãe na tradição do candomblé, estudou e pôde ascender socialmente. Aos 40 anos tem uma promissora carreira no banco. Casado com Ângela, mantém um caso com Castro. Instigado pelo pai, que ocupou o lugar da mãe após sua morte, consulta os búzios e é avisado que tem que assumir seu papel de sacerdote de Ossain, o orixá das folhas, e que não cumprir pode lhe trazer graves conseqüências.

Bonfim é de Ossain e Oxossi. Ossain é um orixá muito misterioso. Dos filhos deste orixá diz-se que são muito volúveis, com o temperamento da folha ao vento. E quem lhe revela as notícias do mundo é o pássaro Eyé.
.


Harildo Deda é Martiniano

Branco, 70 anos, solteiro e sem filhos. Há quase 50 anos totalmente devotado às coisas do candomblé. Padrinho de Bonfim, muito respeitado na comunidade e na religião, apesar de não possuir a “mão de Ifá” e o poder da vidência. Ferreiro de santo. Seus orixás: Xangô e Ogum. Ensina iorubá às pessoas do terreiro.



Evelin Buchegger é Ângela

Mulher de Bonfim. Bonita, nascida no interior de Goiás, sem familiares em Salvador, para onde veio, trazida por uma empresa goiana. A empresa faliu e Angela ficou e casou com Bonfim. Sem trabalho e sem procurar estudar, foi se isolando e tornou-se presa fácil dos pregadores evangélicos.



João Miguel é Castro

Jovem branco com quem Bonfim se relaciona amorosamente. Ex-bancário, morre em acidente de automóvel, que estava sendo dirigido por Bonfim. Ecologista e naturalista.



Aurístela Sá é Cora

Arquiteta, amiga e namorada de Bonfim, tem grande participação na instalação do terreiro. Participa de movimentos e atividades ligados à ecologia Dengosa, vaidosa, faceira e sensual, gosta de panos vistosos, braceletes. Cora é de Oxum.



Sérgio Guedes é Jairo

58 anos, professor universitário, Doutor em Antropologia, casado com Eugênia. Foi preso pela ditadura militar em 68.
Filho de santo graduado. Jairo é de Oxalá, Oxalufã.
Sua condição de professor, sempre o aproximou de Bonfim e juntos construíram uma forte amizade.



Érico Brás é Bará

Jornalista. Seu santo é Exú, é ele quem precipita as ações. Dinâmico, moleque, anarquista, bagunceiro, sutil, astuto e provocador. Prepara armadilhas, cria mal entendidos e discussões. Arma confusões e atrapalhações. Viabiliza pedidos e desejos, fatos e situações. Não faz o mal, apenas remexe nele.

Falta pouco para definição de data para lançamento do filme e programação nas cidades. A estreia será, provavelmente, no final de julho de 2010.



Assessoria de Comunicação Jardim das Folhas Sagradas
Estefano Diaz – jornalista
Redação@salvadorupdate.com
estefanodiaz@salvadorupdate.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário