21/03/2010

TIM BURTON E SUA MÁQUINA DE FAZER SONHOS SE TORNAREM REALIDADE



Em 1984, Paul Reubens estava procurando um diretor. O filme em desenvolvimento foi “Pee-wee's Big Adventure” (1985), e Rubens, que estava trabalhando no projeto perverso de arte conceitual-juvenil por cerca de 15 anos, estava desesperado para encontrar alguém que pudesse confiar para dirigi-lo com estilo.

Assim, como pessoas em Los Angeles fazem, ele pediu ao redor de uma festa. Um dos convidados tinha acabado de ver “Frankenweenie”, de Tim Burton (1984) que fala sobre um cão que é trazido de volta à vida. Burton não tinha nenhuma experiência anterior como um diretor de cinema, mas os dois homens imediatamente gostaram um do outro.

Apenas com 25 anos no momento, Burton conseguiu o emprego, e assistiu o filme estranho, mas imaginativo junto com Reubens e acabou faturando mais de $ 40 milhões nas bilheterias.

Naturalmente, estes dias, Burton não precisa confiar na palavra de alguém para encontrar trabalho. Ao longo dos vários estágios de seus 30 anos por trás da câmera, manteve uma consistente base emocional do seu trabalho atual, um equilíbrio delicado de tristeza, humor e horror, que coincide com o olho para a beleza e surrealismo gótico mítico.

O cineasta de 51 anos escreveu, dirigiu e / ou produziu mais de 20 filmes. Entre 1988e 1996, ele foi responsável por “Beetlejuice” (1988), “Batman” (1989), “Edward Mãos de Tesoura” (1990), Batman Returns (1992), “The Nightmare Before Christmas” (1993), “Ed Wood” (1994) e “Marte Ataca!” (1996).

Também foi durante neste período que ele começou a trabalhar com Johnny Depp, que já atuou em sete de seus filmes - uma relação de transformação, tanto para um como para o outro.

Burton cresceu nos subúrbios da Califórnia, e disse várias vezes que, quando criança, ele achava as realidades da vida quotidiana - pais, professores, escola - muito mais aterrorizantes do que monstros ou filmes. Os personagens de Burton nascem marginais, perpetuamente em desacordo com as suas identidades e em alguns casos são realmente monstros.

Em novembro passado, em Nova York, no Museu of Modern Art(MoMa) Burton foi homenageado não só pelo seu trabalho no cinema, mas também como artista visual, com uma retrospectiva que exibiu uma grande coleção de seus desenhos, incluindo versões de Jack Skellington, Edward Mãos de Tesoura, Sweeney Todd, e Batman .

Seu próximo filme, da Disney, Alice no País das Maravilhas, que sairá no próximo mês, é uma aventura animada com Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter (parceira de Burton), Anne Hathaway, e Crispin Glover. Danny Elfman, que compôs músicas para filmes de Burton desde que trabalharam juntos em Pee-wee (e que também fez Alice in Wonderland) falou com ele recentemente sobre como ele fez o seu caminho como artista e sobre o que realmente o assusta.

Danny Elfman: Ok, estamos prontos. Esteja ciente de que podemos parar e começar, podemos até mesmo refazer uma pergunta se você não gostou do que você disse. Você pode sugerir um tema. Sem pressão.

Tim Burton: Eu digo o fluxo da consciência, e aconteça o que acontecer, acontece.

Elfman: Então vamos começar com algo fácil. Crescer, filmes e diretores, quais desses tiveram o maior impacto em você?
Burton: Bem, sendo um monstruoso grande fã de cinema, os filmes de monstro da Universal e ficções japonesas, como os de Ishir ¯ o Honda. Então havia os italianos, como Mario Bava também.

ELFMAN: Que filme em particular realmente causou uma impressão em você?

Burton: “Bava's Black Sunday” [1960] é provavelmente aquele que fez isso. Lembro-me, em Los Angeles, eu assisti a um fim de semana inteiro de filmes de terror. E depois que você assistia cerca de dois filmes de uma só vez, você ia para este estado de sonho, e por volta de 3 da manhã no fim de semana, vi o Black Sunday. Era realmente como se seu subconsciente estivesse vivendo um sonho, quase alucinante. Eu também acho que eu sou um dos poucos torcedores que realmente gostam de dublagem de filmes estrangeiros. Eu amo Fellini ou Bava dublado porque acrescenta uma natureza surreal. Eu prefiro dublado porque as imagens são tão fortes que não quero ter meus olhos lendo as legendas.

Elfman: Será que algum filme dão pesadelos?

Burton: Eu nunca tenho pesadelos dos filmes. Na verdade, eu me lembro do meu pai dizendo que quando eu tinha três anos que eu ficava com medo, mas nunca fiquei. Eu tinha muito mais medo da minha própria família e da vida real, você sabe? Eu acho que seria mais um pesadelo, se alguém me dissess para ir à escola ou comer o meu almoço. Começava a suar frio sobre essas questões. Eu acho que os filmes provavelmente ajudam a classificar os tipos de coisas e fazer você se sentir mais confortável. Eu me apavorei quando vi “O Exorcista” [1973], pela primeira vez, admito. Imagens como os de Black Sunday ficam com você. Eu sempre gostei muito deles.

ELFMAN: Isso me leva a monstros da nossa infância. Como você acha que eles se comportam frente os monstros de hoje?

Burton: A coisa que eu amo sobre os monstros de antigamente é que eles tinham como uma imagem forte e imediatamente identificável. Eu acho que um monte de monstros de hoje são muito diferentes. É também devido ao peso CGI. Falta o elemento humano como Boris Karloff, que realmente criava os monstros. Mesmo em “Creature From the Black Lagoon” [1954], o cara tinha um traje completo, assim você sentia como se houvesse um ser humano por baixo. Eu penso que é importante. É sempre um desafio interessante para ver se você pode criar um personagem que tem emoção. Isso pode ser feito e que tem sido feito.


Elfman: Eu acho que há uma certa nostalgia do cinema antigo. Alguns desses filmes antigos conseguem esse feito e outros não.

Burton: Existem certos filmes que realmente não. Mas os que você ama realmente, eu acho que eles fazem. Obviamente, o ritmo de filmes ficou muito mais rápido, mas os antigos têm um ritmo mais lento que tece o seu caminho para você. Quando você assiste a filmes antigos, você não pensa tipo: “Nossa, eu queria que este corte fosse mais rápido”.

Elfman: É mais difícil reproduzi-los para os nossos filhos, porque eles esperam um ritmo que não existia então e eles têm que passar por isso.

Burton: É verdade. Mesmo antes de as crianças assistir um filme, eles já estão acostumados a vídeo game e outras coisas. Assim o senso de ritmo mais lento já se foi. É lamentável, porque há algo muito introspectivo sobre filmes que dão a você a chance de sonhar.

ELFMAN: Você costumava a ir em cemitérios quando você era um menor, não é? Digo isso porque nesses lugares são muito pacíficos e calmos.

Burton: As pessoas pensam que é mórbido, mas realmente era muito mais calmo e emocionante. Havia um mistério sobre isso, uma justaposição de vida e morte em um lugar onde ninguém realmente não deveria estar.

Elfman: Alguma vez você acreditou ou meio que acreditou em fantasmas?

Burton: Sim. Eu vi coisas e senti coisas. Acho que a maioria das pessoas também sentem. Eu não vou sair e dizer: "Oh, meu Deus, eu fui seqüestrado por um OVNI", ou "Eu vi esses fantasmas".

Elfman: Você sentiu alguma assombração em cemitérios onde você ía?

Burton: Você sente uma energia. A maioria das pessoas diz isso sobre cemitérios: "Oh, é apenas um monte de gente morta, é assustador." Mas para mim, há uma energia a ele que não é assustador ou escura. Ela tem um sentido positivo. É uma celebração. É muito mais leve. Há humor envolvidos, cor e vida. Nós conversamos sobre isso quando fizemos A Noiva Cadáver [2005].

ELFMAN: Uma vez, um tempo atrás, fomos para um quarto no CTS Studios onde diziam ter um fantasma de uma criança. Você se lembra? Todo mundo no estúdio nos dizia sobre ele, assim que nós fomos lá e ficamos nesta sala escura, assustadora por um tempo. Nada aconteceu, como as coisas normalmente não acontecem. Você já esteve em uma sala onde você poderia ter tido uma experiência?

Burton: Eu estive em alguns quartos do hotel em Veneza.

ELFMAN: Eu quero perguntar-lhe sobre, Vincent Price. Quando eu conheci você, você me disse o quanto um herói ele era para você. Então eu vi o curta de animação que você fez, Vincent [1982], que foi inspirado por ele. O curta foi preparado há muito tempo?

Burton: É, obviamente, baseado no sentimento de assistir filmes dele. Senti-me ligado a ele, e isso me ajudou muito na minha vida. Eu tinha escrito tudo e feito em uma espécie de livro de histórias ou storyboard de moda, e eu apenas decidi enviá-lo para ele. Eu não tinha idéia do que iria acontecer. Era mais provável que ele não iria responder, mas respondeu imediatamente, e ele parecia realmente ter gostado de mim. Isso me fez sentir muito bem. É por isso que foi realmente especial para mim. É difícil conseguir projetos bons, também é difícil de encontrar alguém que você admira. Você nunca sabe o que poderá acontecer. Essa foi a minha primeira experiência neste tipo de mundo e foi realmente positivo. Isso permanece com você para sempre. Quando os tempos são difíceis, tudo que você tem que fazer é lembrar todos esses tipos de momentos, os surreais, momentos especiais.

ELFMAN: Na escola de arte, você teve uma epifania onde você não se importava mais sobre como desenhar a forma como o professor queria que você desenhasse. O que aconteceu exatamente?

Burton: Foi no mercado dos agricultores. Saímos para atrair as pessoas. Eu estava sentado lá, ficando muito frustrado tentando desenhar a forma como eles estavam me dizendo para desenhar. Então, eu só disse: "Que se lixe". Eu realmente me senti como se tivesse tomado uma droga e minha mente de repente expandida. Isso nunca aconteceu comigo de novo, e da mesma maneira. A partir desse momento, eu só desenhei de maneira diferente. Eu não desenhei melhor, eu apenas desenhei de forma diferente. Isso é porque alguém disse que você não deve fazer, mas não significa que você não pode. Ele ensinou-me a ater ao que está dentro de mim, para deixar que florescem da melhor maneira que puder. Eu estive esperando por esse sentimento de voltar, desde então, e que ainda não tenha. Pelo menos aconteceu uma vez. [risos] É, literalmente, aconteceu naquele momento.

ELFMAN: Então, curiosamente, que tornou-se um animador da Disney. É claro que você não se encaixava no molde lá, mas o seu talento não passou despercebido.

Burton: Novamente, é uma daquelas coisas estranhas. Se isso tivesse acontecido em qualquer outro momento da história da empresa, provavelmente eu teria sido demitido. Mas a empresa estava tão sem rumo, em seguida, acabei ficando sob a asa de um grande animador, esse cara Glen Keane. Eu era uma espécie de seu assistente, e ele tentou me ajudar a desenhar raposas e fazer tudo isso, mas foi inútil. Eles perceberam queem vez de despedir-me, deram-me outros projetos porque gostaram de meus desenhos. Isso durou um ano. Fiz filmes como The Nightmare Before Christmas e Vincent.

ELFMAN: Eu não sei se muitos fãs estão cientes da profundidade de sua paixão pelo desenho e arte. Quando eu descrevo como eu comecei a escrever canções para Nightmare, as pessoas se surpreendem que não começo com um script. Em vez disso, você tinha uma história e uma série de desenhos incríveis.



Burton: Isso é porque eu sou muito grato da a mostra no MoMA. Não tem sido sobre categorização como, "Oh, isso é cinema. Isto é arte. Essa fotografia". É tentando mostrar que tudo isso é apenas um processo e que existem maneiras diferentes de abordagem. Acho que ambos, você e eu, detestamos categorização. As pessoas estão sempre tentando mantê-lo em uma caixa e dizer: "Oh, ele está em uma banda de rock. Agora ele é um compositor, mas ele só compõe esse tipo de coisa". A exposição do MoMA mostra que cada abordagem diferente é tudo parte da mesma coisa, uma idéia, se é escrito ou desenhado ou uma peça de música ou o que quiser.


ELFMAN: Agora eu quero te levar para o momento Batman em sua carreira: É apenas o seu terceiro longa, e você ainda é peixe pequeno na indústria. Você não tem um registro comercial. E se bem me lembro, a pressão era enorme. A produção era enorme. O orçamento para a época foi enorme. Como você lidou com isso?

Burton: Ajudou a ser na Inglaterra. Não estava acontecendo muita coisa lá no momento. Você poderia realmente ir e focar no filme e não estar envolvido em todas as fofocas, como "Quem vai interpretar Batman? Oh, eles escolheram [Michael Keaton]", todo esse tipo de comoção, que é apenas um desperdício de tempo. Assim sendo, na Inglaterra foi muito útil. Mesmo que fosse uma coisa de grande orçamento, ainda estava um pouco abaixo do radar.

ELFMAN: Então você tem um pouco de proteção.

Burton: Um pouco. Jack Nicholson era, obviamente, uma grande estrela. Ele era muito protetor de mim. Ele tinha muita influência. Ele era muito favorável.

Elfman: Eu sempre me perguntei se uma parte da razão para passar ao direito Edward Mãos de Tesoura após Batman tinha algo a ver com querer um projeto menor, com menos pressão a ela ligada.

Burton: Eu acho que foi um pouco disso. Mas o mais estranho foi que tentando fazê-lo com baixo orçamento, depois de fazer o Batman, era muito difícil. Todo mundo pensou: "Oh, você fez esse grande filme, assim que este é outro grande filme. Mas não era um grande filme. Eu estava no pântano na Flórida, e as pessoas queriam me cobrar um milhão de dólares para usá-lo porque eu tinha acabado de fazer o Batman. Mas, sim, foi bom voltar para um projeto menor. É só piorou nesta época.

ELFMAN: Certo. Por Mãos de Tesoura, tinha muita fé em Johnny [Depp] desde o início. Ele realmente só tinha um programa de TV [Jump Street]. Pelo que me lembro, você estava sob alguma pressão para lançar alguém. Como você foi capaz de encontrar a fé para ver algo além do que Johnny já havia mostrado em seu trabalho em televisão?

Burton: Foi exatamente por esse motivo. Ao encontrá-lo, você percebe que não há
esta percepção dele como um ídolo teen, mas ele não é realmente essa pessoa. Isso é apenas como ele era percebido pela sociedade e, portanto, quem ele era. E é exatamente como Edward: "Eu não sou o que as pessoas pensam que eu sou. Eu sou outra coisa".

ELFMAN: Você achou tudo isso só ao encontrá-lo?

Burton: Sim, absolutamente. Essa é a coisa. Eu poderia dizer que ele entendeu. Você sempre pode se sentir se alguém entende a dinâmica. Há uma certa dor também. Ele tem muito mais profundidade, muito mais emoção. Há uma certa tristeza quando isso acontece com as pessoas. Assim é muito fácil de identificar, mesmo sem realmente falar muito sobre ele.

ELFMAN: Você é conhecido por seu trabalho em sets incríveis e composição de fotos com poucos efeitos possíveis, talvez com a exceção de Marte Ataca!, E mesmo que você tivesse cenários e atores e marcianos animados que foram realizadas muito rapidamente. Agora estamos prestes a ver Alice in Wonderland, que é um animal totalmente diferente. Como tem sido trabalhar no que gosta?

Burton: É completamente o oposto da maneira como eu costumo fazer um filme. Normalmente, a primeira coisa que eu sei é a vibração e a sensação de uma cena. É a primeira coisa que você vê. Agora é a última coisa que você vê. É como se realmente estivesse em Alice no País das Maravilhas. É completamente doido. Está tudo na sua cabeça, e isso pode ser inquietante. Eu achei muito difícil porque você não vê uma projeção até o fim do processo. Mesmo quando estávamos fazendo Nightmare ou A Noiva Cadáver, você tinha um par de fotos e assim sentia qual era a vibe.

ELFMAN: Nós vamos terminar com um pouco de associação livre aqui.

Burton: Uh-oh. Sempre um mau sinal.

ELFMAN: [risos] Ok. Animais. Como é que os animais desempenham em sua percepção da realidade?

Burton: Bem, eu tive um cão, um casal de cães.

ELFMAN: Talvez um guaxinim, também.

Burton: E um guaxinim. Dois cães e um guaxinim podem muito provavelmente ser o seu coração e alma. Eu acho que é muito triste, mas pode ser o mais forte laço emocional que você tem. Há uma pureza nesse amor. É muito bom lembrar, agarrar e aspirar, no lado humano. Pelo menos isso mostra que é possível.

Elfman: Doidos.

Burton: Nós fomos chamados disso antes. [risos] Quando ouço essa palavra, eu ouço: "Alguém que eu provavelmente gostaria de conhecer e se dar bem com ele".
Elfman: O bem e o mal.

Burton: Difícil dizer, às vezes. Essa é a coisa. Especialmente quando você está fazendo um filme, você experimentar o bem e o mal cerca de 20 a 100 vezes por dia. Você não sabe onde é completamente certo, onde uma cruza para o outro lado. É uma pista muito escorregadia.

Elfman: O seu senso de realidade mudou, agora que você tem filhos?

BURTON: Obviamente, você fica mais fundamentado, mas ao mesmo tempo, torna-se mais surreal. E é bom para reconectar a esses sentimentos abstratos. É bom como um artista de sempre lembrar-se de ver as coisas de uma maneira nova e estranha. É como a poesia, as crianças sabem como perceber as coisas. É muito bonito, às vezes.

ELFMAN: Última pergunta. Você não tem que responder-me isto, é apenas uma questão pessoal. Eu sempre me perguntei, mas eu realmente nunca lhe perguntei: Por que você me contratou para fazer “Pee-wee's Big Adventure”? Porque não faz qualquer sentido, até para mim.

Burton: [risos] Nós nunca conversamos sobre isso, não é? É muito simples para mim. Eu costumava ir para ver a sua banda tocar em lugares como Madame Wong.

Elfman: Mas isso é tão diferente.

BURTON: Não era para mim. Eu sempre pensei que você servia para fazer filmes de alguma forma. Eu nem sei o que isso significa! Houve um impulso forte na hora para o que estava fazendo. E era teatral. Também, porque eu não tinha feito um longa-metragem ainda, eu só respondi ao seu trabalho. Foi muito bom estar conectado com alguém que eu sentia tinha feito muito mais do que eu tinha naquele momento.

ELFMAN: Bem, Johnny e eu lhe devo uma.

Burton: Está tudo ótimo. Como eu disse, o que é bom é que eu te conheço mais do que ninguém. Há algo muito emocionante quando você tem uma história com alguém e você o vê fazendo coisas novas e diferentes. Temos o nosso próximo desafio que nos está proposto, que é de certeza. Mas vamos ter que assistir, e ver se você deseja sair.

Crédito da foto: Tim Burton, em Nova Iorque, Julho de 2009.

Danny Elfman é um cantor, compositor e um indicado ao Oscar compositor. Ele marcou a música para filmes como Batman, Milk e próximo filme de Tim Burton Alice no País das Maravilhas.

Estefano Diaz
redação@salvadorupdate.com
estefanodiaz@salvadorupdate.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário