21/03/2010

Mundo dos Sonhos


Veja como Iwison Ricardo transformou seu mundo em um mundo dos sonhos com suas Barbies personalizadas.

Como todos imaginam, a boneca Barbie faz parte do imaginário feminino em todo o mundo. Mas será que a boneca pode ser também usada como uma arte e capaz de mudar a visão de mundo de um homem? Quem pode responder essa questão é nada mais, nada menos do que Iwison Ricardo.

Natural de Miguel Calmon BA, é formado pela Universidade Católica do Salvador no curso de Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas, pós-graduado em Design de Produto no curso da UNEB - Pós Design 3º Edição.
Tudo começou no ano de 2003, quando um grande amigo de Iwison foi trabalhar em uma grande loja de departamentos em Salvador, e começou a adquirir bonecas da marca Barbie, uma nova linha de produção que estava sendo criada no mercado consumidor, a coleção Fashion Fever, com uma embalagem diferenciada, stand incluído(suporte para deixar a boneca de pé) roupas, cabelos e estilos bem atuais, incorporando moda e atitude, as bonecas conquistaram outro público consumidor, os de colecionadores.

“Neste mesmo ano do ingresso de meu amigo, eu ganhei minha primeira boneca, uma Barbie Fruit Cereja, na qual ele derramou todo o conteúdo do frasco de essência no cabelo da mesma, ela ainda cheira cereja até hoje. Posteriormente ele me deu outra boneca, uma Barbie Bouquet. A partir daí comecei a me dirigir as lojas de brinquedos especializadas e comecei também a adquirir a tal coleção FF”, afirma Ricardo.

Algumas publicações de moda deram ênfase a historia da boneca, sua própria história e concepção e o fascínio que existe em torno dela no mundo inteiro. Ricardo logo viu que não estava só, existe uma legião de seguidores em todo o planeta.

Tendo fundamento em artes plásticas, começou a desenvolver com as bonecas que ficavam obsoletas, resultado de várias trocas feitas entre amigos colecionadores, estilizando algumas bonecas transformando - as em personagens de sua infância e seres mitológicos. Dessa forma incorporou o estilo OOAK (one of a kind), arte de recriar um conceito já estabelecido tendo como base a boneca Barbie, se tornando única no formato artístico.

“Minha primeira exposição das minhas OOAK, foi na inauguração do espaço de moda D’Malicuia, convidado pela equipe para abrilhantar a festa junto com outros convidados e artistas.

Em Novembro de 2008, fui convidado para estilizar as 6 personagens de Jorge Amado em bonecas Barbie, para a comemoração dos 50 anos de Grabriela Cravo e Canela, a exposição aconteceu na Fundação Jorge Amado Pelourinho, durante todo verão.

Em 2009 ano comemorativo dos 50 Anos, realizei na minha cidade natal, mais uma exposição com minhas Barbies, e participei da Segunda Convenção de Colecionadores de Barbie que aconteceu no Senac Lapa São Paulo, em julho, assim como também a visita ao Museu Encantado da Barbie, que contou com mais de 400 bonecas da coleção particular do Carlos Keffer, anfitrião da convenção”.

Este ano começa com novos planos, a criação da marca que vai produzir todo conceito das Barbie OOAK, como também acessórios e a revista de fotos para a Barbie (BACIR- BARBIE ART COLLECTION BY IWISON RICARDO).


Estefano Diaz
redacao@salvadorupdate.com
estefanodiaz@salvadorupdate.com

SAIBA MAIS:

Veja a entrevista dada por Iwison Ricardo para o site Salvador Update:

1 – Como é a sua arte?

Consiste em criar personagens das mais variadas culturas e interpretações, tenho como base a forma, o corpo e a estrutura de 27,5cm da boneca Barbie, assim como algumas peças de vestuário, acessórios e bijuterias.

2- Quais seus projetos? Seus planos pro futuro?

Tenho projetos em andamento, estou testando algumas matérias-primas para confecção de chapéus e lançar um revista de fotos para a Barbie, com ensaios fotográficos realizados por mim e por outros colecionadores. Para o futuro espero consolidar minha criação junto a comunidade de colecionadores, e continuar trabalhando muito.

3 – Qual a sua relação com a moda, e o que você acha da moda baiana?

Trabalho como visual merchandising, assim sendo tenho que estar atualizado com as recentes tendências, coleções e conceitos das principais edições de moda do país e do mundo, para embasar meu trabalho e realizá-lo dentro de alguns parâmetros da moda, conquistar o cliente com boas escolhas e produções.
A moda baiana tem dado um grande salto no cenário brasileiro, mas falta investimento por parte do empresariado no ramo e a valorização do profissional de moda.

4- Você gostaria de ter sua própria linha de roupas?

Não. A não ser que fosse para a boneca, aí teria sim muito prazer em vestir.




5 – Como é a sua relação com as bonecas? O q você mais gosta de fazer dentro da sua arte?

Se tornou uma relação de amor e cumplicidade, eu acabei tendo que destroçar algumas bonecas para que essa relação fosse bem mais profunda, eu precisava conhecer os mecanismos internos, assim conseguir planejar melhor as idéias e a criatividade.
Criar minhas personagens, reinventar, desenhar um novo conceito para Deusas, rainhas, seres, elaborar desde a vestimenta até os adereços. É um processo criativo, onde a boneca também participa, o olhar, a feição, ajudam a identificar o personagem e também a criar a aura, a personalidade incorporada.

6- O que as bonecas representam para você?

Nossa! Elas são para mim como filhas, elas só nascem quando eu retiro-as da caixa, e dou o caráter que ela merece, de acordo a estrutura da face, do cabelo, do tom de pele, a partir daí ela ganha vida pra mim.



Estefano Diaz
redacao@salvadorupdate.com
estefanodiaz@salvadorupdate.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário