30/04/2010

Jazz Mágico


O renomado pianista Fábio Torres tem seu CD autoral "Pra Esquecer das Coisas Úteis" recém-lançado no Sesc Avenida Paulista/SP em dezembro de 2009. O CD tem participações especiais de: Fabiana Cozza, Giana Viscardi, Luciana Alves, Tatiana Parra, Renato Braz, Teco Cardoso, Daniel D'Alcantara, Serginho Machado, Edu Ribeiro, Celso de Almeida, Heloísa Torres Meirelles, Rodrigo Y Castro, Marcus Teixeira, Paulo Paulelli, Vinícius Dorin, Chico Pinheiro e Zeli.

“"Pra esquecer das Coisas úteis" é um projeto da esfera pessoal. Essas canções foram compostas ao longo dos anos sem nenhum tipo de exigência externa. Nenhuma delas me foi encomendada, nenhuma fez parte de trilhas ou compilações e a grande maioria delas é inédita”, afirma Fábio.

A primeira foi feita há mais de dez anos e a última data de 2007, semanas antes de ter sido gravada. Apenas seus amigos mais próximos conhecem estas canções. Seu trabalho como músico, aquele do dia a dia, sempre mostrou o lado do instrumentista, mas nunca o permitiu apresentar o lado de compositor. Foi com intuito principal de preencher essa lacuna na sua carreira que ele se propôs, há dois anos, gravar este CD.

Após vasta colaboração, como pianista e arranjador, com cantores da MPB, destacando-se os CDs gravados e as turnês ao lado da cantora Rosa Passos, ele admite que é absolutamente contagiado pelo vírus da belíssima canção brasileira. Na mesma medida em que a excelência musical do jazz, da música erudita e da música instrumental brasileira sempre foi o alvo de seus estudos.

De alguma maneira estes universos musicais se compatibilizam neste projeto. É um Cd composto de canções essenciais. Algumas de melodias desafiadoras aos ouvintes e aos intérpretes, é verdade, mas todas elas querendo nada mais ser do que canções brasileiras. Mesmo as que não possuem letra e se abrem a solos “jazzísticos”, possuem temas perfeitamente "assobiáveis".

“E, para interpretá-las, tive a enorme sorte de poder contar com os parceiros que souberam trazer o esmero musical de minhas mais altas referências. São os instrumentistas e os cantores que eu sonhei ouvir em cada uma das canções", completa Fábio.

Conheça Fábio Torres

Nascido em janeiro de 1971, Fábio Torres iniciou seus estudos de música logo aos cinco anos de idade. Após formar-se em piano erudito no conservatório, em 1990, ingressou no curso de Composição na Escola de Comunicações e Artes da USP. Nesta fase, paralelamente ao estudo da música eurdita, o músico lecionava piano, tocava em bandas de baile e casas noturnas, onde praticava a música popular.

Em 1992, aos 22 anos, formou a Banda Mistura e Manda, com a qual gravaria seu primeiro CD. No ano seguinte, venceu o Projeto Nascente –prêmio da Editora Abril destinado a revelar talentos na USP – na categoria Música Popular. A partir daí, passa a tocar e gravar com inúmeros artistas da MPB como: Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Vânia Bastos, Eduardo Gudin, Heraldo do Monte.

Em 1996, foi ao exterior pela primeira vez, para tocar com a cantora Célia no Principado de Mônaco. À esta altura, sentindo a necessidade de realizar seus próprios projetos artísticos, iniciou um duo com o flautista Rodrigo y Castro. Em 1998, os dois chegam à final do "I Prêmio Visa de Música Instrumental", recebendo elogios da crítica e gravando o CD dedicado aos finalistas ao lado de Hamilton de Holanda e Nelson Veras.

Neste mesmo ano, participando do Projeto "Chorando Alto" ao lado de Hamilton, realizam um dos shows mais elogiados do festival que reuniu nomes como Egberto Gismonti e Herbie Man. Em 1999, passou a tocar com a cantora Rosa Passos. Parceria essa que resultaria em inúmeras turnês pelas Américas, Europa e Ásia e também vários CDs gravados. Com Rosa, tocaria em alguns dos maiores festivais de jazz do mundo como Umbria e Vitoria-Gasteiz.

No último CD lançado pela cantora, Romance (Telarc, 2008), Fábio assina boa parte dos arranjos e toca em todas as músicas. Sua participação rendeu elogios da crítica nacional e internacional. Paralelamente ao trabalho com Rosa, o músico tocou com Ivan Lins, Toninho Horta, João Donato, Roberto Menescal, Leila Pinheiro, Joyce, Fátima Guedes, Zizi Possi, Leny Andrade entre outros. Em 2000, iniciou outra parceria com o instrumentista e compositor Chico Pinheiro.

Além de shows pelo Brasil, Fábio toca nos quatro Cd's do guitarrista, tendo o último (lançado no Japão) participações da cantora Dianne Reeves e do saxofonista Bob Mintzer.
Em 2005 lança o CD "Corrente" ao lado de Paulo Paulelli e Edu Ribeiro. O Trio Corrente misturou samba, bossa, choro e jazz, criando um estilo inconfundível que recebeu elogios da crítica e de músicos de jazz renomados como Ron Carter.

Em 2008, lançou outro CD em trio junto a Celso de Almeida e Paulo Paulelli. Com este trabalho apresentaram-se no Festival de Jazz de Buenos Aires (Argentina - outubro/2008) e no Festival de Jazz de Barquisimeto (Venezuela - Novembro/2009) além de inúmeros shows no Brasil.

O ano de 2009 é marcado pelo lançamento de seu primeiro CD autoral, “Pra Esquecer das Coisas Úteis”.

A seguir, o trio tocou em inúmeros festivais de jazz no Brasil e também em 2009 realiza em parceria com o bar "Ao Vivo Music" o Projeto "Trio Corrente Convida" com Joyce, Hamilton de Holanda, Leila Pinheiro e Mônica Salmaso.

Em setembro de 2009, o grupo vai pela primeira vez à Europa, tocando em Clubes de Jazz sempre cheios e para um público ávido por ouvir o jazz brasileiro.

Em 2010, convidam o saxofonista cubano radicado em Nova Yorque, Paquito de Rivera, para dois concertos no Festival de Jazz de Guaramiranga.
Outros fatos marcantes da carreira:

- Viaja para a Escandinávia para se apresentar com a Orquestra Brasileira Escandinávia e tem sua participação elogiada pela crítica local. (Julho/2007)

- Grava o CD "Rio" do trompetista alemão Till Brönner (vencedor do Prêmio Echo), projeto que teve a participação de Milton Nascimento, Vanessa da Mata, Annie Lennox, Sergio Mendes, Luciana Souza, entre outros, e foi produzido pelo vencedor do Grammy, Larry Klein.(Maio/2008)

- Viaja ao Japão, com Fabiana Cozza e Marcel Powell, participar do "Tributo à Baden Powell" realizado pelo saxofoista japonês, Sadao Watanabe. (Dezembro/2008).


As músicas do "Pra esquecer das Coisas úteis"

“Não é acaso o álbum iniciar-se com a introdução de piano solo da Valsa "Lilyá". Esta foi a primeira canção com letra que fiz e foi uma enorme alegria saber que Fabiana Cozza iria gravá-la. Artista cada vez mais reconhecida, essa contralto de voz potente, íntima do samba, encarou com sutileza e classe a melodia sinuosa desta valsa quase erudita. Mais uma vez, obrigado Fabiana”, diz Torres.

A segunda faixa, "Legítima Defesa" é um samba-salsa swingado. Quem interpreta é a Luciana Alves, que pode aliar, com facilidade, a ironia das palavras à exigência técnica da melodia. Repare ainda os seus improvisos no fade out. Essa "cozinha", de sincronia perfeita, conta com Celso de Almeida (bateria), Paulo Paulelli e Marcus Teixeira. Há ainda o mestre saxofonista Vinícius Dorin, que sela a faixa com seus solos inconfundíveis.

A seguir, Tatiana Parra canta "Teu Nome", uma canção mais recente cuja melodia desafia o intérprete. Basta dizer que, após ela cantar do começo ao fim, pela primeira vez, a música estava pronta. Atente para a sonoridade do sax soprano de Teco Cardoso e para a bateria inovadora, cheia de timbres de rara sutileza de Edu Ribeiro.

A quarta faixa, "Sol do Inverno" é, talvez o momento mais intimista e reflexivo do CD. Renato Braz é daqueles intérpretes que se tornam co-autores da canção.

"Rosa", a quinta música, tem harmonias e melodias raras que necessitavam de uma voz que traduzisse a sensualidade da canção. Giana Viscardi, que já vai para seu terceiro CD, trouxe luz e clareza, em meio ao arranjo denso e elaborado. Destaque para as flautas do Teco, para as "levadas" de Edu Ribeiro e o baixo contrapontístico de Paulelli.

A sexta faixa, "Inefável", é a primeira música instrumental do CD. Trata-se de um trio de piano, flauta e violoncelo, absolutamente camerístico. Rodrigo y Castro (flauta) e Heloisa Torres Meirelles (cello) levam a canção aos limites da sutileza.

A seguir, ouve-se "Lívia", melodia simples tocada pelo sax sobre uma levada potente de baixo e bateria. Esta faixa mais “jazzística” abre espaço para os instrumentistas expandirem seus solos. Destaque para Chico Pinheiro, guitarrista e compositor que alça vôo em carreira internacional e marca aqui sua presença em solo arrebatador.

O oitavo tema dá nome ao Cd, "Pra esquecer das coisas úteis". A intérprete e autora da letra, Giana Viscardi, foi capaz de traduzir em palavras o "transbordamento" de sensações, sentimentos e pensamentos que essa melodia encerra.

"O Jardim", faixa nove, era outra destas canções com intervalos extremamente difíceis de precisar com a voz. Para cantá-la, era necessário alguém para quem aqueles intervalos fossem comuns e assim pudesse entoar as palavras como quem conta uma história. Luciana Alves sopra as palavras em nossos ouvidos e o técnico de gravação e mixagem, Cacá Akamine, teve a maestria de tornar tudo transparente.

Décima, "Janaína" é outra parceria com Giana Viscardi. Zeli, outro parceiro, autor de dois Cds próprios, toca seu baixo fretless absolutamente pessoal.

Outro tema instrumental, "Gentileza" é um choro canção camerístico, tocado aqui por Paulelli, Rodrigo y Castro e Marcus Teixeira (violão). Este último sola depois do piano e encanta pela sonoridade e verve melódica. .

"Marília" é a canção que Fábio fez na noite em que soube que seria pai. Chegou a fazer uma letra pra ela mas o vocalize de Luciana Alves juntando-se às flautas de Teco e Rodrigo diz muito mais. Solos de Chico e Teco além do piano dão o sabor “jazzístico”.

A décima-terceira faixa, "Noturno" é o único solo de piano do CD. Mistura de música erudita e jazz, reverência à Scriabin, Chopin e Keith Jarret.

"Samba de Almeida" é outro momento instrumental com destaque para Serginho Machado na bateria e Daniel DAlcântara no flugelhorn, instrumentistas top em São Paulo e no Brasil. Além deles, solam Paulelli e Vinícius Dorin.

"Epílogo", a faixa que encerra o CD, trata-se de um trecho de um solo de piano que faz parte do fade-out da faixa "Teu Nome". Quase um bônus.

www.myspace.com/fabiotorres

Produção/Contato:

Erika Breno | erikabreno@gmail.com | 55 11 9555 5579

Estefano Diaz
estefanodiaz@salvadorupdate.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário