20/05/2010

Sai resultado da pré seleção do Programa de Apoio ao Intercâmbio e à Difusão Artística Nacional e Internacional

Os seis projetos pré- selecionados movimentam o cenário artistico no Brasil e no Exterior com apoio da Secretaria da Cultura do Estado.

A Secretaria de Cultura da Bahia – SecutBA anunciou no dia 17 de maio o resultado da pré-seleção do Programa de Apoio ao Intercâmbio e à Difusão Artística Nacional e Internacional, com foco na ampliação de destinos e linguagens artísticas. Os projetos inscritos no Fundo de Cultura da Bahia e pré-selecionados são: Miúda e o Guarda-Chuva; Intercâmbio Cultural Bahia Irlanda; Tournée do Contemporânea Ensemble; Entrelaços; World Dance Alliance Global Dance Event e Festival Reggae no Meio do Mundo.

O programa funciona como uma ponte entre profissionais, produtores e técnicos na circulação artística para formação de redes mundiais. A proposta é fazer com que o Estado se alimente de novos olhares, enriquecendo a prática artística.

Através do apoio a esses seis projetos, profissionais baianos estarão com destino certeiro para Europa, Estados Unidos e outros estados brasileiros, com intuito de realizar difusão artística.

A coordenadora do Programa, Monique Badaró, assessora de Relações Internacionais, afirma a importância dessas viagens tanto no âmbito nacional e principalmente internacional. Dos seis projetos aprovados, quatro são com destinos estrangeiros.

“Buscamos oportunizar a cena local e a possibilidade de desenvolver um perfil internacional porque esses movimentos transnacionais possibilitam trilhar uma caminhada profissional para esses artistas”, explica Badaró.

Dos projetos selecionados, a variação de linguagens artísticas transitam entre artes visuais, audiovisual, dança e música, estes dois últimos, com dois projetos aprovados. Armandinho irá representar a música instrumental brasileira, com destaque para a utilização da guitarra baiana na Irlanda, fazendo um diálogo direto com a música celta. Em 2003 e 2004, o músico se aproximou desse estilo musical quando participou do encontro no Departamento Irlandês.

Com destino direto à França, quatro artistas baianos serão os representantes do estado no importante Festival de Annecy. Dos 1.942 filmes inscritos de todo o mundo, apenas 213 foram selecionados em todas as categorias (curtas, longas, series de TV, estudantis, publicitários, videoclipes), e a série de televisão baiana ‘Miúda e o Guarda Chuva’ está entre os únicos 02 projetos brasileiros selecionados na competição oficial. Do projeto que inciou como Conto, depois foi adaptado para o Teatro e posteriormente se tornou programa piloto para televisão, “Miúda” superou as expectativas de seus realizadores.

“Miúda já extrapolou e muito nossas expectativas porque ele foi um projeto completamente despretencioso. Em uma conversa informal, eu e mais alguns amigos artistas resolvemos increver ‘Miúda’ em alguns editais e derrepente o conto se tornou real”, afirma o diretor de arte da Série Televisiva, o artista plástico Igor Souza.

“Esse programa não contempla apenas artistas, mas todos os profissionais do campo cultural. O que nós queremos é o desenvolvimento de todo o setor, os profissionais técnicos são também bem vindos para escrever projetos. Um dos projetos pre-selecionado, por exemplo, diz respeito à participação de uma profissional da cultura em um congresso sobre dança contemporânea”, explica Badaró.

O projeto referido é World Dance Alliance Global Dance Event que será realizado em Nova Iorque, Estado Unidos. A apresentação da pré- selecionada no congresso tem foco na reflexão sobre o papel das redes e fóruns de dança no Brasil e em alguns países da América Latina.

Assessoria de Comunicação - SecultBA
(71) 3103-3016 / 3026 / 3027
(71) 9983-5278 / 8151-0893
ascom@cultura.ba.gov.br
http://plugcultura.wordpress.com
http://www.flickr.com/photos/secultba/
http://twitter.com/SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário