10/09/2010

Associação dos Sambadores e Sambadeiras promove seminário sobre a influência do Homem no Ecossistema

Reconhecido como Ponto de Cultura, a Associação dos Sambadores e Sambadeiras da Bahia promove no dia 10 de setembro, das 8h às 17h, evento que tem como objetivo discutir a relação do homem com o meio ambiente. O Ponto de Cultura conveniado com o Ministério da Cultura também recebe apoio do INGÁ e da SecultBA através do projeto Caminhos das Águas.

Localizada a 94km de Salvador, o município de Saubara recebe o seminário “O Homem, seus avanços e a forte influência no Ecossistema” no dia 10 de setembro (sexta), das 8h as 17h, no Centro Educacional Marco Antônio do Carmo. O seminário é promovido pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras da Bahia – Ponto de Cultura conveniado com o Ministério da Cultura – MinC, com a Secretaria de Cultura do Estado-SeculBA e Instituto de Águas e Climas da Bahia – INGÁ através do Edital Caminhos das Águas.

“A idéia desse seminário surgiu para discutirmos como o Homem pode influenciar no ecossistema, tendo como foco principal a criação do Estaleiro Paraguaçú que está com obras marcadas para início em 2011 aqui no município de Saubara”, explica o coordenador geral da Associação, Rosilto do Rosário. “Nós somos pescadores e a criação desse estaleiro irá afetar diretamente nossa produção. Por isso criamos esse seminário, para que possamos discutir como será esse impacto”, completa o coordenador.

Para participar do encontro basta fazer a inscrição gratuita às 8h no local onde será realizada a palestra. A abertura do seminário contará com a participação dos secretários de Meio Ambiente e Cultura dos municípios de Saubara e Maragogipe, representantes da Coordenação dos Pontos de Cultura da Bahia – SecultBA e INGÁ, além do diretor do Centro Educacional Marco Antonio do Carmo – CEMAC.

Pela tarde o público irá conferir a palestra “O Homem e a sua relação com o ecossistema, a questão dos estaleiros como possíveis modificadores da natureza e o impacto na cultura popular”, ministrada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Saubara, João Carlos. Ainda pela tarde os pescadores e marisqueiras dos municípios de Saubara e Maragogipe irão se pronunciar sobre o assunto.

Pontos de Cultura - Os Pontos de Cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, após seleção por edital público, firmam convênio com a SecultBA e o MINC, e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades. O Ponto de Cultura não tem modelo único de instalações físicas, de programação ou atividade, é uma iniciativa que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte e Educação, Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária. Na Bahia são 220 Pontos de Cultura, distribuídos nos 26 territórios de identidade.

O edital Caminho das Águas concede apoio no valor total de R$110 mil, distribuído entre 11 (onze) propostas de educação ambiental inscritas por Pontos de Cultura da Bahia conveniados com o Ministério da Cultura – MinC ou com a SecultBA. O Edital Caminhos das Águas selecionou projetos que tiveram por objetivo conceber, implantar e apoiar a disseminação de informações, estudos e/ou práticas referente à compatibilização do uso da água com os objetivos estratégicos da promoção social, do desenvolvimento regional e da sustentabilidade ambiental.

Serviço
Quando: 10/09/2010
O quê: Seminário – “O Homem, seus avanços e a forte influência no Ecossistema”
Local: Centro Educacional Marco Antonio do Carmo – CEMAC - Saubara
Gratuito – Inscrições no local

Nenhum comentário:

Postar um comentário