14/10/2010

Festival Bigbands



Terceira edição do Festival acontece entre os dias 20 e 24 de outubro, em Salvador, e reúne novos nomes da música brasileira

Em sua terceira edição, o Festival Bigbands reúne uma mostra da nova música produzida no Brasil, contribuindo para o fortalecimento e valorização do cenário musical alternativo brasileiro, sobretudo na Bahia.

Entre os dias 20 e 24 de outubro, Salvador torna-se palco para bandas locais e de outras cidades e estados, promovendo um intercâmbio entre artistas e produtores de diferentes regiões.

A festa de abertura do Festival Bigbands será realizada no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, no dia 20 de outubro. Nos dias 20 e 21 de outubro, programação especial de palestras. No dia 22, as festas Boogienigth X Noz Moscada invadem o Bar Tarrafa. Nos dias 23 e 24, o Largo Pedro Archanjo volta a ser palco do Bigbands e recebe shows e feirinha de artesanatos, CDs e outros acessórios. No total, 16 bandas se apresentarão. Entre os artistas locais, estão Vendo 147, Você me excita, Jonas, Ópus Incertum, Tentrio, Maglore, Enio e a Maloca, Neologia e Incrédula.

Do interior da Bahia e região metropolitana, marcam presença as bandas Ladrões de Vinil e Pastel de Miolos. De outros estados, vêm as bandas Desalma (PE), Diablo Motör (PE), The Sams Hardcore Orchestra (SP), Brown-Há (DF) e Tereza (RJ).

Segundo a produtora Cássia Cardoso, membro-fundadora do Coletivo Quina Cultural, o Bigbands “coloca a Bahia na rota dos festivais independentes do país, pois nele acontece um grande e importante intercâmbio de bandas da Bahia com bandas de outras regiões”. O Festival também é uma ótima vitrine, pois oferece espaço para bandas que estão começando sua carreira, como é o caso da Neologia, que se apresenta na noite de abertura do Festival.

“Tocar no Bigbands realmente será um dos momentos mais importantes da banda, pois um evento como esse dá uma visibilidade muito grande para quem quer mostrar seu trabalho. É uma forma saudável e eficiente de aquecer o cenário musical de qualquer local”, afirma Bruno Balbi, guitarrista da Neologia.

O Festival Bigbands é uma realização do Quina Cultural, coletivo associado ao Fora do Eixo, em parceria com o IPAC, através do Pelourinho Cultural, e busca atender à demanda de constante crescimento na produção musical independente, fortalecendo esse cenário e dando espaço aos novos nomes da música.

SOBRE O COLETIVO QUINA CULTURAL

O coletivo Quina Cultural surgiu a partir da iniciativa dos produtores Cássia Cardoso, Rogério Brito e Theo Filho, que perceberam que, juntos, poderiam contribuir para o fomento da cultura e fortalecimento do cenário da música independente local e do Brasil, através de projetos e festivais que promovam intercâmbio entre Salvador, cidades do interior e diversos estados do país. Hoje, o Quina Cultural é responsável por três festivais: Boombahia, Bigbands e Vanguarda, além de ser Ponto integrado ao Circuito Fora do Eixo, uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul no final de 2005, e que atualmente está ampliada para diversas regiões do país.

SOBRE AS ATRAÇÕES

Maglore (Salvador, Bahia) - www.maglore.com.br
Formada por Teago Oliveira (guitarra, voz), Igor Andrade (bateria), Nery Castro (baixo) e Leo Brandão (guitarra, teclado e vocais), a banda Maglore é uma das novas promessas do rock brasileiro. Em menos de um ano de estrada, o grupo conseguiu acumular vitórias em concursos de música, como o Festival FUN MUSIC (SP) e o Desafio das Bandas (BA), além do iBahia Garage Band, através de votação popular, o que rendeu uma apresentação no Festival de Verão Salvador 2010. O primeiro EP da Maglore foi produzido por Jorge Solovera e gerou os videoclipes Enquanto Sós e Lápis de Carvão.

Enio e a Maloca (Salvador, Bahia) – www.enioeamaloca.com.br

Uma das bandas mais ativas do atual cenário musical alternativo de Salvador, Enio e a Maloca possui na bagagem diversas apresentações nas principais casas noturnas soteropolitanas. Lançou em junho de 2006 o seu primeiro álbum, "Unidade Móvel", produzido, gravado e mixado por andré t (Lampirônicos, Rebeca Matta, Carlinhos Brown) e masterizado por Carlos Freitas (Zeca Baleiro, Ed Motta, Caetano Veloso) no Classic Master, em São Paulo. Atualmente, a banda finalizou a gravação do seu segundo disco e está se preparando para o seu lançamento.

Neologia (Salvador, Bahia) - www.myspace.com/neologia

A Neologia investe em um repertório que mescla criações próprias com releituras de outros compositores. O set-list inclui criações de influências como Jorge Ben, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gonzaguinha, Gilberto Gil e outros ícones da música nacional. Apesar da pegada pop, a banda aposta na sonoridade que passeia da MPB à salsa, com recursos sonoros de instrumentos como acordeon e a cuíca.

Vendo 147 (Salvador, Bahia) - www.myspace.com/vendo147

Banda com duas guitarras é bem comum. Sem guitarra você já deve ter visto. Sem baixo, eventualmente. Sem vocalista, idem. Com dois vocalistas? Claro. Mas se você, roqueiro ou não, acha que já viu de tudo nessa vida, muita calma nessa hora. Que tal dois bateristas? Sim, dois bateristas, por que não? A Vendo 147 é uma das bandas pioneiras a possuir o clone-drum, tornando-se destaque e marcando presença nos principais festivais de rock do Brasil.

Brown-Há (Brasília, Distrito Federal) - www.myspace.com/brownha

Em Brasília, uma banda de rock’n roll energético e empolgante vem chamando atenção e pedindo passagem: Brown-há. Formada por Fernando Jatobá (guitarra/ vocal), João Paulo (vocal), João Henrique (guitarra), Murilo Fabrino (baixo), a banda apresenta um trabalho autoral com letras bem sacadas, combinadas com arranjos característicos e eficientes, capazes de agradar os mais diversos tipos de ouvidos. Há quatro anos na estrada e com um EP de seis faixas na bagagem, a banda coleciona apresentações em grandes festivais e não se limita às fronteiras brasilienses.

Você Me Excita (Salvador, Bahia) – www.myspace.com/vocemeexcita

A banda Você me Excita, recém nascida no cenário alternativo baiano, segue a linha musical de ícones dos anos 2000, como Franz Ferdinand, Arctic Monkeys e Foals, com a proposta de misturar guitarras frenéticas, efeitos com uma pitada de disco, uma linha de baixo presente do início ao fim e uma bateria dançante e com swing, passando por todos os elementos da música experimental e instrumental brasileira até o mais fiel som dos pubs londrinos.

Tereza (Niterói, Rio de Janeiro)

Formada em setembro de 2008 por cinco amigos de infância, a Tereza é uma banda de rock vinda de Niterói e formada por universitários de 19 e 20 anos, com influências fortes do rock clássico, britpop, punk rock e indie rock. Divertida, a Tereza nunca foge de seu único objetivo: sucesso ou morte.

Ladrões de Vinil (Vitória da Conquista, Bahia)

A banda Ladrões de Vinil surgiu em 2006 com o propósito de fazer um rock vanguardiano (rock antigo, rockabilly, rock 80 e instrumental). Trazendo shows performáticos, com aberturas instrumentais, mesclando o rock ‘n roll com a jovem guarda, nota-se uma grande interação da banda com o publico, o que demonstra que os Ladrões de Vinil já são reconhecidos pelo público rocker, tanto pela sua originalidade e simplicidade, quanto pela sua simpatia e talento.

Opus Incertum (Salvador, Bahia) - www.myspace.com/opusincertumrock

O encontro de Fábio Gomes (baixo), Nino Mendes (bateria), Luciano Presuntinho (guitarra) e Elmo (voz e violão) aconteceu em 2004. A ideia era transformar diferença e mistura de influências em unidade autoral. Deu certo: o resultado de um pouco de punk, blues e rock’n’roll com letras inspiradas em temas diversificados que rodeiam o dia a dia de gente comum.

Pastel De Miolos (Lauro de Freitas, Bahia)

Com 15 anos de existência, a Pastel de Miolos faz um som calcado no hardcore e no punk-rock oitentista, mas sem limitações, sendo influenciada diretamente pela liberdade dada a cada membro da banda expor suas ideias e, se possível, colocá-las em prática. Possue, na bagagem, diversas apresentações bem sucedidas e o recém lançado CD Ciranda.

Diablo Motör (Recife, Pernambuco) - www.myspace.com/diablomotor

A banda, atualmente, prepara-se para o lançamento de seu primeiro EP, bastante esperado no cenário musical underground pernambucano. Formada por Thiago do Derby, na bateria, Bruno Chocolate, no baixo, Alexandre Furmiiga e Filipe Shakki, nas guitarras e vocais, e Tomaz Magalhães, no vocal, a Diablo Motor é uma banda enérgica, de bom e velho rock ‘n roll.

TenTrio (Salvador, Bahia)

A Tentrio é um power-trio de música instrumental, nascido em outubro de 2008, em Salvador. Formada por Eduardo Cesar (guitarra), Thiago Jende (bateria) e Marcus Rehm (baixo), a banda sofre influências de Tortoise, Trans AM e Dub Trio, buscando uma harmonia com o rock clássico do Led Zeppelin e o prog- rock do King Crimson, terminando ainda no pop tropical do d‘A Cor do Som.

Desalma (Recife, Pernambuco)

Formada em 2007, com uma base sólida erguida sobre diversas vertentes do Metal, a banda Desalma propõe uma atmosfera caótica por meio de uma sonoridade agressiva com pitadas de experimentalismo Com um ano de formação, a banda gravou um single com duas músicas, produziu o clipe da música Fragmentos e gravou duas faixas para a Coletânea TERRA BATIDA. No momento, a banda trabalha na composição do seu disco de estreia.

Jonas (Salvador, Bahia)

Em junho de 2008, surge em Salvador a banda Jonas, formada por amigos com influências e gosto musical em comum. Semanas de ensaios foram passando e o som se definindo, calcado em guitarras situadas entre Fu Manchu, Hot Water Music e Dinosaur Jr. O próximo passo foi a gravação do primeiro EP, Pacheco. Entre muitas idas e vindas, Jonas prepara-se para o lançamento de seu segundo EP, já com uma nova formação.

Incrédula (Salvador, Bahia)

A banda busca resgatar a raiz do gothic rock oitentista para uma versão atual, nas músicas autorais e também através de músicas de bandas como The Cure, Siouxsie and The Banshees, Bauhaus, The Siters of Mercy, dentre outras. Incredúla já se apresentou em diversas festas soteropolitanas, com destaque para a Máquina do Som e a 15ª edição do Palco do Rock.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE SHOWS

# 20/10, a partir das 20h
Festa de abertura!
Local: Largo Pedro Archanjo
Ingressos: entrada gratuita
Atrações:
Maglore (BA)
Enio e a maloca (BA)
Neologia (BA)

# 22/10, a partir das 21h
Local: Bar Tarrafa, Rio Vermelho
The Sams Hardcore Orquestra
Boogie nigths X Noz Moscada
Dj’s bigbross e opreto

# 23/10, a partir das 16h
Local: Largo Pedro Archanjo
Ingressos: entrada gratuita
Atrações:
Vendo 147 (BA)
Brown-Há (BSB)
Você Me Excita (BA)
Tereza (RJ)
Ladrões de Vinil (Vitória da Conquista, BA)
Opus Incertum (BA)

# 24/10, a partir das 16h
Local: Largo Pedro Archanjo
Ingressos: entrada gratuita
Pastel De Miolos (Lauro de Freitas, BA)
Diablo Motör (PE)
TenTrio (BA)
Desalma (PE)
Jonas (BA)
Incrédula (BA)

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CICLO DE PALESTRAS

* o acesso às palestras é gratuito
20/10 - Livraria Saraiva (Shopping Center Iguatemi)

14h – Como criar Coletivos e Associações
Orientações para criação de associações sem fins lucrativos e coletivos, com esclarecimento sobre documentação e legislações pertinentes.
Palestrante:
Cristiane Delecrode (Desenvolvimento de Projetos: IPAC/MAM-BA)

15h30 – A prática do trabalho coletivo e em rede no setor musical: o exercício da horizontalidade na Bahia.
Ativistas culturais, atuantes em coletivos, falam sobre o desenvolvimento do trabalho em rede na Bahia.
Palestrantes:
Vince de Mira (Rede Motiva)
Cássia Cardoso (Circuito Fora do Eixo)
Rangel Santana (Coletivo Positivoz)
Nome a confirmar

21/10 - Livraria Saraiva (Shopping Center Iguatemi)

15h – O artista empreendedor na cena da musica independente
Um debate com artistas da música independente, no qual eles relatam como gerenciam e garantem a sustentabilidade das suas carreiras.
Palestrantes:
Dimmy (Vendo 147)
CH Straatmann (Retrofoguetes)
Pedro Fernandes (The Sams Hardcore Orchestra - SP)
Mediação:
Messias Bandeira (Brincando de Deus, Boombahia, Digitalia)

SERVIÇO
Festival Bigbands 2010
Quando: 20 a 24 de outubro de 2010
Onde: Largo Pedro Archanjo/ Bar Tarrafa / Saraiva MegaStore Iguatemi
Quanto: Grátis/ 5 reais/ Grátis
Classificação etária: livre/ 18 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário