A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
05/10/2010
Nesta próxima quinta-feira, 7 de outubro, será realizado o pré-lançamento do documentário MAPUCHES, UN PUEBLO CONTRA EL ESTADO
Nesta próxima quinta-feira, 7 de outubro, será realizado o pré-lançamento do documentário MAPUCHES, UN PUEBLO CONTRA EL ESTADO ( 60 min./ 2010/ espanhol, com legendas em português), do diretor argentino radicado em Salvador, Carlos Pronzato.
Após a exibição do filme haverá uma conversa sobre movimentos sociais na América Latina, em particular sobre o que vem ocorrendo com os mapuche, no Chile.
O diretor, Carlos Pronzato, o fotógrafo Rogerio Ferrari e do jornalista e escritor mexicano Alejandro Reyes estarão no evento.
QUANDO: quinta-feira, dia 7/10, às 19h00
ONDE: Sala Walter da Silveira
Rua General Labatut, 27 - Barris (prédio da Biblioteca Pública Estadual). Tel: (71) 3328-8100
Entrada franca
Carlos Pronzato é argentino radicado na Bahia. Diretor teatral, poeta, cineasta/documentarista e ativista social, Carlos Pronzato tem se dedicado a retratar nos seus mais recentes filmes os atuais conflitos sócio-políticos latino-americanos, além de se debruçar sobre aspectos históricos fundamentais do continente (“Carabina M2, uma arma americana, Che na Bolívia”; “Buscando a Salvador Allende”; “Madres de Plaza de Mayo, memória, verdade, justiça”, etc). Seu mais recente documentário é sobre o povo/nação mapuche: “Mapuches, um povo contra o Estado” premiado na XXXVII Jornada Internacional de Cinema da Bahia.
http://www.lamestizaaudiovisual.blogspot.com/
Rogerio Ferrari é fotógrafo e vem já há alguns anos trabalhando numa série de ensaios fotográficos que abordam questões relacionadas ao seu projeto "Existências / Resistências". O projeto evidencia, através das imagens, publicação de livros, debates e exposições fotográficas, o lado desconhecido de conhecidos conflitos: Palestinos sob ocupação israelense; Curdos, na Turquia; Zapatistas no México; Movimento dos Sem-Terra no Brasil; refugiados palestinos no Líbano e na Jordânia; refugiados Saarauis no deserto do Saara e nos territórios ocupados pelo Marrocos; Mapuches no Chile, e os ciganos na Bahia.
É autor dos livros Palestina - a eloquência do sangue; Zapatistas, a velocidade do sonho; Curdos, uma nação esquecida.
http://rogerioferrari.wordpress.com/
Alejandro Reyes nasceu na cidade do México, é jornalista e escritor. Depois de viver alguns anos nos Estados Unidos e na França, mudou-se para o Brasil, onde fez trabalho social com crianças e adolescentes de rua.
É mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade da Califórnia e doutorando em Literatura Latino-Americana, cuja tese incide sobre a literatura marginal. Está no Brasil para o lançamento de seu livro A rainha do cine Roma. Reside atualmente em Chiapas e colabora com www.radiozapatista.org
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário