01/10/2010

Primeiro dia de atividades do Festival Arte.mov Salvador

Programação do dia 30

Confira a programação de Simpósios, Mostras e Performances para o dia 30.09 no FestivalTerá início amanhã, 30 de setembro, o Simpósio Internacional do Festival Arte.mov – Arte em Mídias Móveis. A mesa de abertura dos debates sobre Geografias Transitórias e novas Configurações do Espaço público contará com a participação do professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, André Lemos, a professora da Universidade de Juiz de Fora, Raquel Rennó e da artista canadense Sarah Shamash.

Com mediação de Lucas Bambozzi, coordenador e curador do Vivo Arte.mov, os palestrantes vão discutir a mobilidade nas grandes cidades, a realização de mapeamentos e a reconstrução da estrutura urbana.

A primeira mesa do Festival Arte.mov, assim como o restante da programação, acontece no Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM, a partir das 15h.

Ainda na programação do dia 30, às 18h, estão confirmadas as exibições das Mostras Audiovisuais. Nesse segmento do Festival será apresentado o projeto Arqueologia Digital Imediata (o recentíssimo já é história) desenvolvido pelo Vivo Arte.mov, em conjunto com o Coletivo DesCentro, no qual se propõe um registro e resgate da produção audiovisual em meios digitais e móveis. Nesse sentido as exibições serão abertas por filmes selecionados da Mostra Competitiva do Festival Arte.mov entre os anos de 2006 e 2009. Em seguida, haverá a exibição da Mostra Hong Kong 2009, com vídeos que representam um panorama da produção audiovisual internacional. Por fim, a Mostra Regional Nordeste, de curadoria de Danillo Barata.

A noite é fechada com a performance do projeto Pragatecno, em que o DJ Angelis Sanctus e o videoartista Danillo Barata realizam ao vivo a montagem de uma partitura audiovisual que conecta o som a imagens enviadas pelo público.

Sobre o Festival arte.mov

O arte.mov surgiu em Belo Horizonte, como desdobramento do Fórum de Mídia Expandida (2002 a 2005), criado por Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli. “O Fórum ajudou a escrever um pouco da história do “Vjaying”, ou “Live Images” no Brasil, um importante e contemporâneo capítulo da arte eletrônica do país, possibilitando a troca de experiências e informações entre brasileiros e artistas de diversas partes do mundo como Argentina, França, Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra para ficar com apenas alguns”, pontua Minelli.

De acordo com Lucas Bambozzi, o fórum era um espaço destinado a encontros e discussões, além de performances audiovisuais, e seu crescimento aconteceu naturalmente, passando a abordar experiências ligadas às mídias móveis. “Pensamos além da ideia de consumo ligada a esses equipamentos. Nós queremos ver como eles podem ser usados para a expressão individual ou coletiva”, ressalta.

A primeira edição do arte.mov foi realizada em 2006, em Belo Horizonte. Segundo Rodrigo Minelli, foi nesse momento que perceberam que as telas pequenas constituíram uma tendência irreversível, “habitá-las com pensamento crítico, expressivo, espontâneo e artístico é nosso objetivo. A realização deste evento se justifica pela importância em se valorizar a experimentação que nem sempre encontra a devida ressonância na lógica seguida pela indústria cultural e pelo mercado”.

A criação do Vivo arte.mov coincide com fenômenos observados no campo cultural e artístico. São milhões de telas pequenas espalhadas por vários lugares, em aparelhos que começam a se tornar centros de produção de conteúdo. Essas tecnologias também são locativas, e segundo críticos e pensadores como Manuel Castells, Giselle Beiguelman, Patrick Lichty e Marc Tuters, isso permite novas utilizações de mapeamentos, produção de imagem, distribuição de informação ou interações sociais baseadas em situações criativas.

A nova geração de realizadores, que experimenta de forma criativa novos formatos e tecnologias, encontra-se em gestação. São produtores que incorporam a fragmentação e multiplicação da informação para representar o mundo atual em toda sua complexidade de forma e de pensamentos. Sem medo de correr risco e munidos de propostas inovadoras, estes jovens realizadores sintetizam uma nova forma de produção audiovisual,

S E R V I Ç O: Festival Arte.mov Salvador 2010
De 29 de setembro a 2 de outubro de 2010
MAM: Av. Contorno, s/nº, Solar do Unhão.Site: www.artemov.net
Twitter: www.twitter.com/artemovbahia
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Artemov-Bahia/153304414681944

Nenhum comentário:

Postar um comentário