22/10/2010

Programa de Coleta Seletiva do CAS passa por adequações

Com a participação da comunidade do Centro Histórico de Salvador, diretrizes são redefinidas para o Programa Piloto de Coleta Seletiva do CAS. Novos horários são algumas das mudanças.

Comerciantes e moradores do Centro Histórico lotaram o auditório Conexão IPAC, na tarde desta quinta-feira (21), para, junto aos realizadores do Programa Piloto de Coleta Seletiva do Centro Antigo de Salvador, redefinirem as diretrizes operacionais. A ação é fruto de uma parceria entre a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) da Prefeitura Municipal e a Subprefeitura do Pelourinho, com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Ercas). Consultores do Plano de Reabilitação Participativo do CAS, na área ambiental, também fazem parte do programa.

As atividades foram iniciadas há cerca de dois meses. Motos coletoras da Revita, empresa prestadora de serviços da Limpurb, fazem de segunda a sábado, nos turnos matutino, das 9h às 10h30, e no vespertino das 15 às 16 horas, a coleta seletiva em todo o trecho compreendido entre o Terreiro de Jesus e o largo do Pelourinho, 1ª etapa da ação.

REPACTUAÇÃO

Tendo em vista a pequena quantidade de resíduos recicláveis produzida no circuito da 1ª etapa, haverá uma alteração no horário das coletas. A partir de agora, a moto coletora fará o percurso uma vez ao dia, das 9h às 10h30. Roberto Carlos, gerente de operações da Limpurb, explica a mudança: “Como é um trecho experimental, não conseguimos recolher grandes quantidades. Ao reduzirmos para apenas um turno, otimizamos o trabalho”, salienta.

Enquanto os horários da coleta dos recicláveis foram reduzidos, o recolhimento do lixo orgânico ganhou mais um turno. Atualmente, o caminhão passa pelo Centro Histórico de Salvador (CHS), de segunda a segunda, das 7h às 9h. De acordo com um levantamento feito pela Limpurb, 51,47% dos comerciantes fixados no perímetro de atuação da 1ª etapa do programa preferem que a coleta do material orgânico seja realizada a partir da 00h. Levando em consideração esta demanda, a partir da próxima segunda-feira (25/10), o caminhão recolherá o lixo comum em dois períodos: das 7h às 9h e das 00h às 2h.

A integração entre órgãos públicos e comunidade é essencial para o sucesso da iniciativa. A coordenadora geral do Ercas, Beatriz Lima, esteve no evento e falou sobre a importância da criação de uma rede colaborativa de informação: “Todos nós temos que envolver o maior número possível de pessoas no Programa. Vizinhos, amigos, colegas de trabalho... Quanto mais gente estiver trabalhando na causa, mais rápido o CHS se tornará um local limpo, uma referência em coleta de resíduos recicláveis e orgânicos”, acredita.

O sucesso da iniciativa, que é uma das propostas do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, depende da colaboração de todos. A mudança cultural e a conscientização ambiental possibilitarão a ampliação do programa para todo o Centro Antigo de Salvador. Estas intervenções tendem a transformar a região em um local bom para morar e melhor ainda para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário