22/10/2010

Espetáculo “As Vítimas Algozes” leva discussão sobre preconceito racial para escolas públicas de Salvador

Entre os dias 25 de outubro e 05 de novembro, o espetáculo teatral “As Vítimas Algozes” realizará dez apresentações para alunos da rede pública de ensino em Salvador.

O projeto, que conta com patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura, pretende fomentar o interesse pela leitura, formar platéia e estimular a discussão e a análise crítica a respeito da realidade através da apreciação do espetáculo seguido de debate sobre o tema com os artistas e um professor de literatura.

A peça é baseada no romance homônimo “As Vítimas Algozes – Quadros da Escravidão”, de Joaquim Manuel de Macedo, obra proposta para o vestibular da Universidade Federal da Bahia, adaptado pelos atores Fábio Bruno Guimarães e Ricardo Gonzaga. O texto de Macedo apresenta uma visão controversa sobre a questão da abolição da escravatura no país.

Contando com dois atores que interpretam vários personagens, os três contos que compõem a obra passeiam por várias linguagens teatrais, tais como a leitura dramática, contação de história e improvisações cômicas.

Todas estas linguagens têm como fio condutor o distanciamento que, sem eliminar a emoção, mantém vivo o espírito crítico de espectadores e atores. Esse distanciamento se faz presente através da ausência quase total de cenário, do figurino neutro, da participação do público, da presença do texto e das mudanças de personagens sendo realizadas pelos atores diante do público.

Desta forma a peça As Vítimas Algozes propõe ao público a familiarização com a linguagem teatral e o despertar do interesse para a leitura, trabalhando um tema ainda muito atual e pertinente, com base na obra escrita no século XIX. O projeto torna-se interessante ainda por auxiliar os estudantes na compreensão da obra proposta para o vestibular.

O quê: As Vítimas Algozes
Onde: Escolas da Rede Pùblica de Salvador (fechada para alunos e funcionários das escolas)
Quanto: Gratuito
Informações: (71) 9165 2581

Nenhum comentário:

Postar um comentário