05/11/2010

Curso de Formação e Qualificação de Gestores Culturais em três Territórios de Identidade do Estado tem início em Novembro

O curso é uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia e a Secretaria de Cultura do Estado e acontece até dezembro de 2010. O curso será realizado nos Territórios de Identidade do Recôncavo, Sertão do São Francisco e Extremo Sul, abrangendo 51 municípios.

Gestores municipais dos Territórios de Identidade do Recôncavo, Sertão do São Francisco e Extremo Sul participam do curso de Formação e Qualificação de Gestores Culturais promovido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA. O curso acontecerá respectivamente nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e Eunápolis com carga horária de 120 horas com início em 06 de novembro e término em 12 de dezembro.

O curso será ministrado por especialistas da área da cultura dentro de três eixos temáticos: Cultura como Direito e as Política Públicas de Cultura; Cultura, Diversidade e Desenvolvimento; Planejamento e Gestão de Políticas, Programas e Projetos Culturais. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado em parceria com a Universidade do Estado da Bahia.

“Esse convênio com a Universidade do Estado da Bahia é mais um passo para a consolidação do Programa Estadual de Formação e Qualificação de Gestores Culturais”, afirma a superintendente de cultura da SecultBA, Ângela Andrade.

“Para nós da UNEB é interessante realizarmos esse curso porque estamos investindo na cultura, no sentido mais amplo, porque já temos áreas relacionadas às artes, mas trabalhar com gestor é algo novo. Os professores que vão ministrar o curso são das áreas de antropologia e artes”, explica o coordenador do Projeto de Formação e Qualificação de Gestores, professor Luiz Firmino Soares.

Conteúdo Temático – Os participantes irão debater sobre cultura como indicador e diferenciador da identidade; tradição, memória e mudança social, expressões artísticas na Bahia com focos que passeiam entre arte contemporânea, musicalidade, folclore e folguedos populares.

Eles irão conhecer também aos programas de apoio à produção cultural a nível federal, estadual, municipal e iniciativa privada além de debater sobre o papel das políticas públicas culturais como ação de transformação da sociedade. Eles irão discutir os instrumentos de financiamento do universo cultural: fundos públicos, isenção fiscal, editais públicos e privados, patrocínios diretos, financiamentos bancários, fundos de investimentos, capital de risco, marketing cultural, orçamentos.

Ao final do curso, os participantes deverão produzir um trabalho final desenvolvendo propostas de ações culturais referente a um município do seu Território de Identidade. Os trabalhos poderão ser desenvolvidos nas áreas de bens culturais de natureza material e/ou imaterial, expressões artísticas, pensamento e memória, culturas digitais, audiovisual e radiodifusão, teatro, música, dança e cultura popular existentes nos territórios.

Serviço:

O Quê: Curso de Formação e Qualificação de Gestores Culturais

Quando: Entre 06 de novembro e 12 de dezembro

Onde:Território de Identidade do Recôncavo – Município de Santo Antonio de Jesus |Campus da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Departamento de Educação|Território de Identidade do Sertão do São Francisco – Município de Juazeiro | Campus da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Departamento de Educação |Território de Identidade do Extremo Sul – Município de Eunápolis | Campus da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Departamento de Educação |

Nenhum comentário:

Postar um comentário