04/11/2010

O SUCESSO DE LEVI LIMA



O sucesso da Via Circular não se concretizaria sem a determinação do cantor e compositor Levi Lima. Autodidata, encontrou a veia artística na música com apenas seis anos de idade.

Filho de uma maranhense e um goiano, Levi nasceu em Pernambuco, e com poucos anos de idade se mudou para a Bahia, onde aprendeu com a mãe evangélica a ouvir músicas religiosas e eruditas. Do pai, veio a influência do som romântico do estilo sertanejo. E da Bahia, o gosto pelo Axé Music, que já despontava no cenário nacional.Levi compôs a bandinha da igreja, onde se apresentava todos os sábados. Estudou piano e começou a cantar sozinho e no coral. No seu aniversário de 11 anos, passou a estudar flauta doce para desenvolver técnicas de respiração, já que pretendia tocar saxofone.



Com 12 anos, ganhou seu primeiro violão, que aprendeu a tocar de ouvido, sem ajuda de outras pessoas.”Na minha adolescência fiquei muito tímido. Dos 12 aos 16 anos sabia que queria ser cantor, mas não tinha coragem de me apresentar em público”, revela. Foi aos 16 anos que compôs a primeira música. Uma canção que falava das incertezas da puberdade. Nesta mesma época, foi pela primeira vez curtir o carnaval. Depois de ver o Terra Samba na avenida decidiu ser cantor de Axé.Tentando vencer a timidez, passou a animar as festas dos amigos.

“Eu ia para as festas e não parava de tocar, os convidados não deixavam eu sair dali”. Com 18 anos montou junto com os colegas de escola uma banda. Desta experiência foi convidado para integrar uma banda de forró, passando dois anos.De uma apresentação no Carnaval – um empresário ouviu e aprovou a qualidade musical e Levi – foi convidado a fazer um teste.

Dali ingressou como backing vocal no Terra Samba, onde permaneceu por outros dois anos. Enfim, veio a proposta para pilotar o projeto da Via Circular, que tem surpreendido e superado as mais otimistas expectativas.



Levi falou com exclusividade para o blog Salvador por Estefano Diaz, confira as novidades da banda:

" Estamos lançando música nova chamada "Flor de Papel", fazendo apresentações no Porto da Barra e turnê pelo Brasil", afirma o cantor.

Como ele também compõe, muitos artistas estão gravando as suas composições como Netinho, Tomate e Léo do Parangolé. "Nós estamos montando um disco autoral, trabalhando nas rádios há algum tempo e conversando com alguns blocos aqui em Salvador para o Carnaval", finaliza Levi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário