O projeto ‘Cidade Bicicleta – Mobilidade para Todos’ conta com três circuitos e será apresentado nesta segunda-feira (06/12). Na ocasião, será comemorado o jubileu do reconhecimento do Centro Histórico de Salvador como Patrimônio da Humanidade.
Será apresentado, na próxima segunda-feira (06/12), os circuitos cicloviários que integram o projeto Cidade Bicicleta – Mobilidade para Todos. A iniciativa será apresentada durante o evento de comemoração dos 25 anos de reconhecimento do Centro Histórico de Salvador como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. Além disso, serão assinados três protocolos de intenções para a requalificação do Centro Antigo de Salvador (CAS).
Uma das premissas do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, desenvolvida em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, o projeto “Cidade Bicicleta” visa desenvolver um sistema que permita superar os problemas de deslocamento em toda a cidade, com destaque para o CAS.
Durante a elaboração do Plano, que contou com a participação de mais de 600 representantes da sociedade, foi discutida a importância de se desenvolver projetos que levassem a construção de circuitos cicloviários. Sustentabilidade, através de excelentes condições de mobilidade e acessibilidade, fomentou o desenvolvimento de todo projeto.
Cidade Bicicleta – Mobilidade para Todos prevê a oferta de infra-estrutura a partir de três modalidades de circuitos cicloviários. Tratam-se de circuitos especiais, principais e secundários. Os circuitos definidos em função de um interesse específico, a exemplo da Copa 2014, serão considerados especiais. Os circutos que estruturam o sistema viário como elementos essenciais e que tendem a facilitar a vida de quem utiliza as vias cotidianamente são classificados como principais.
Dentre a modalidade principais, destaca-se o circuito cultural, que permitirá que o ciclista faça um roteiro repleto de história, arquitetura e religiosidade, através de monumentos, igrejas e museus. O trajeto também poderá ser feito durante um passeio à noite, uma vez que no roteiro, estarão os monumentos beneficiados com nova iluminação artística e cênica, uma das ações propostas pelo Plano que irá beneficiar, além dos monumentos, as ruas de todo o Centro Histórico de Salvador.
O projeto aponta, num primeiro momento, a construção de nove bicicletários, distribuídos nos seguintes locais: Campo Grande, Mercês, Piedade, Castro Alves, Praça Municipal, Terreiro de Jesus, Rua das Laranjeiras (Pelourinho), Campo da Pólvora e Colégio Central, no bairro de Nazaré.
SERVIÇO
O QUÊ: Apresentação do Cidade Bicicleta – Mobilidade para Todos, durante evento de comemoração dos 25 anos de reconhecimentos do CHS como Patrimônio da Humanidade.QUANDO: Segunda-feira (06/11), a partir das 14h.
ONDE: Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário