22/01/2011

O pesquisador musical Rodrigo Faour lança três livros e participa de talk-show na Livraria Cultura, com direito a canja da cantora Juliana Ribeiro



O pesquisador musical Rodrigo Faour lança três livros e participa de talk-show na Livraria Cultura, com direito a canja da cantora Juliana Ribeiro.

O jornalista, escritor, produtor e pesquisador musical carioca Rodrigo Faour participa na quinta-feira, dia 3 de fevereiro, a partir das 20h, de um talk-show na Livraria Cultura do Shopping Salvador, com intervenções musicais da cantora Juliana Ribeiro, interpretando músicas relacionadas aos seus livros e trabalhos mais importantes como produtor.

O primeiro de seus livros, “Bastidores – Cauby Peixoto: 50 anos da voz e do mito” (Ed. Record), foi lançado há exatos 10 anos e está sendo reeditado por ocasião dos já 60 anos de carreira e 80 de vida que o “maior cantor do Brasil” completa neste mês de fevereiro (no próximo dia 10).

“História sexual da MPB – A evolução do amor e do sexo na canção brasileira” (também editado pela Record) é o best-seller do autor, tendo originado um programa de rádio na MPB FM carioca, um CD pela EMI Music (“Sexo MPB com Rodrigo Faour”) e um programa de TV homônimo ao livro no Canal Brasil.

Trata-se de um estudo pioneiro relacionando música brasileira e comportamento através dos tempos, em que cita cerca de 1.300 canções dos mais variados estilos e gerações.

Finalmente, “A bossa sexy e romântica de Claudette Soares” acaba de ser lançado pela Coleção Aplauso, da Ed. Imprensa Oficial do estado de SP. É um livro fartamente ilustrado, trazendo a história pouco conhecida desta cantora carioca que esteve no epicentro de grandes movimentos musicais brasileiros, como o auge do baião, a fase pré-bossa nova, a bossa nova em si – que ajudou a fixar em São Paulo – e os festivais da canção, além de ter sido uma mulher à frente de seu tempo, um exemplo de coerência artística.

O lançamento de César Camargo Mariano, Taiguara e Gonzaguinha também é atribuído a ela.



No bate-papo, estão em pauta as mais diversas atividades de Faour – as reedições de LPs históricos da MPB em CDs e coletâneas caprichadas produzidas por ele (que juntas, já somam mais de 400 títulos).

As pesquisas de repertório para grandes artistas, como Maria Bethânia, Elza Soares, Ana Carolina e Simone, sua experiência nas áreas de rádio, televisão e museologia (esta, como consultor-master do Novo Museu da Imagem e do Som, que está sendo construído em frente à Praia de Copacabana, no Rio).

Além disso, as histórias presentes em três dos seus livros, que ele aproveita para autografar pela primeira vez na capital baiana. Faour é ainda autor de um livro sobre a famosa “Revista do Rádio”, fora de catálogo, que ele tem planos de reeditar brevemente.

Entre suas produções de CDs, estão as caixas “Ney Matogrosso – Camaleão” (Universal), “Os anos dourados de Dolores Duran”, “Simone – O Canto da Cigarra nos anos 70” (ambos pela EMI), “O samba malandro de Bezerra da Silva”, “Chico Buarque Essencial” (ambos pela Sony), e as caixas 3 e 4 da série “40 anos Caetanos”, de Caetano Veloso, pela Universal.

Também reeditou 33 discos da obra de Maria Bethânia quando a baiana completou 60 anos, em 2006, em três gravadoras diferentes, simultaneamente, numa iniciativa pioneira do mercado fonográfico.

Sobre Juliana Ribeiro

A cantora Juliana Ribeiro é natural de Salvador. Desde o início da carreira, em 2001, ela une pesquisa à criação artística.

A artista é historiadora, foi aluna especial da Faculdade de Canto Popular da UNICAMP e tem formação técnica em canto lírico pela UFBA. Em reconhecimento à grande extensão vocal e a timbragem marcante, Juliana foi indicada ao Troféu Caymmi 2007, na categoria Cantora Revelação.

A intérprete é mestre em Cultura e Sociedade da Faculdade de Comunicação da UFBA e vem focando sua pesquisa na história e origens do samba, tema também do seu mais recente trabalho, cujo repertório traz as variações rítmicas do samba, como lundu, batuque, jongos, sembas angolanos, samba-de-umbigada, entre outros gêneros.


TALK-SHOW E NOITE DE AUTÓGRAFOS DE RODRIGO FAOUR – Livraria Cultura Shopping Salvador. Telefone: (71) 3505-9050. Quinta, dia 3 de fevereiro, às 20h.

O jornalista e pesquisador musical participa de um talk-show, com direito a canja da cantora Juliana Ribeiro. Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário