23/02/2011

Caixa Cultural expõe fotografias do Centro Antigo de Salvador

Exposição exibe fotos vencedoras do concurso de fotografias “De Novo o Centro – A História do Brasil Vive Aqui” e fica em cartaz até 20 de março.

A Caixa Cultural Salvador exibe de 23 de fevereiro a 20 de março, das 9h às 18h, a mostra fotográfica “De Novo o Centro – A História do Brasil Vive Aqui”, que tem em seu enfoque manifestações populares, belas paisagens da Baía de Todos os Santos e elementos arquitetônicos da cidade do Salvador. A mostra representa a seleção das fotos vencedoras do concurso de fotografias que

teve o mesmo título da exibição e possui 24 imagens evidenciando e destacando o Centro Antigo de Salvador. A CAIXA Cultural fica na Rua Carlos Gomes, 57, Centro Salvador/BA.

O concurso e a exposição contam com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e realização da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), em parceria com o Instituto Casa da Photographia.

O objetivo primordial do certame foi o estímulo à produção artística na área das artes visuais em todo o estado e a contextualização das ações no âmbito do plano de reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador.

A coordenadora geral do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, unidade responsável pela elaboração do Plano, ressalta a importância que o concurso e a exposição têm para o reconhecimento do CAS como um local de extrema importância para a cidade de Salvador.

“Na verdade, o que nós fizemos foi estimular os novos fotógrafos e seus olhares astutos a encararem o desafio de buscar imagens diferenciadas deste lugar precioso. A experiência foi maravilhosa, pois temos 24 fotografias que mostram os segredos ocultos do coração de Salvador”, afirma Beatriz.

Ana Zalcbergas, Gerente da CAIXA Cultural observou que o caráter itinerante dessa mostra tem como objetivo ampliar o acesso do público ao resultado desse trabalho, na perspectiva de apoio a novos talentos e, ainda, por meio das visitas guiadas, promover uma interlocução com o público sobre esses novos olhares, revelados e avalia a realização do concurso de fotografia: Iniciativas como esta, que mobilizam a comunidade em torno da arte, ratificam a importância de ações que venham a envolver, motivar e criar perspectivas concretas para as pessoas.

Ao avaliar o concurso, ela considera o envolvimento dos artistas e as oportunidades que a iniciativa oferece;” O número elevado de inscrições para o concurso de fotografia espelhou esse interesse; o prêmio em forma de bolsa de estudos para fotografia, concedido, viabiliza o início de uma profissionalização para esses talentos”.

A exposição na CAIXA Cultural é parte da itinerância do projeto, que já foi exposto no Palácio Rio Branco. Os autores das fotografias selecionadas são:

Flavia Maria Figueiredo Conceição – O Palco do Poeta;
Luciano Bastos da Anunciação – Deus proteja a Bahia;
Cristiane de S.S. Matusita – Poste Antigo – Cubana;
Joyce Barbosa de Freitas – Ordem Terceira São Francisco;
Vitor Mota Pereira da Silva – Baía Dourada;
Peterson Trindade Sintônio – Escadaria do Paço;
Thiago da Silva Pereira – Do Outro Lado do Lacerda;
Marina Cecília Espírito Santo Alfaya – Tempo Velho;
Leandro Rocha de Sousa – Eu Estou Aqui! Zumbi;
Pablo Vieira Florentino – Duelo de Gigantes;
Adilson Soares Trindade – Museu do MAM;
Antônio José Brandão de Lima – Subindo a ladeira;
Florian Boccia – Cruzamento; Edilson Barreto dos Santos – Ladeira da Saúde;
Lucas Reis de Souza – Faraó; Giuseppe Fiorentino – Contraluz;
Evaldo Pereira Melo – Lacerda em Movimento;
Rui Garcia de Lima – De Geração em Geração;
José Carlos Pereira de Santana – Igreja do Carmo;
Ana Caroline da Rocha Freitas – Cores da Cidade ou Após o Carnaval;
Ernesto Victoriano Molinero – Fragmento da Espera;
Felipe Musse de Oliveira – Marujada;
Fernando Correia Gomes – Três em Uma;
Renata Silva de Carvalho Albuquerque – Reverência ao Imortal.

SERVIÇO

Exposição: "De Novo o Centro – A História do Brasil Vive Aqui”
Visitação: entre 23/02 e 20/03/2011, de terça a domingo, das 9h às 18h
Acesso: Gratuito;
Censura: Livre
Onde: CAIXA Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador (BA)
Telefones: (71) 3421-4200

Patrocínio:
Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário