28/02/2011

Carnaval 2011 – Morro de São Paulo e Gamboa

Belo, Saiddy Bamba e Leva Nóiz animam o carnaval da Gamboa.

Um dos destinos mais procurados da Bahia, o arquipélago de Tinharé, no Baixo Sul, receberá três atrações de peso no carnaval deste ano. O cantor Belo, e as bandas Saiddy Bamba e Leva Nóiz, animarão os foliões no Carnagamboa. A festa, promovida pela Prefeitura Municipal de Cairu acontece nos dias 5, 6, 7 e 8 de março, na praia da Gamboa, próximo ao Morro de São Paulo.

Após o carnaval, a festa continua no Morro de São Paulo. É a tradicional Ressaca do Morro, que acontece nos dias 11 e 12, atraindo baianos e turistas que dão uma esticadinha da festa momesca e aproveitam para recarregar as baterias. Entre as atrações das festas privadas, está o cantor André Lélis e a banda Samba d´Ju.

Atrações do Carnagamboa

A programação de abertura do Carnagamboa será no sábado (05), com mini trio, charanga e apresentações folclóricas pelas ruas da comunidade. À noite, à partir das 23h, o palco principal receberá a voz romântica do cantor Belo. Em seguida a festa fica por conta da banda Flor do Reggae.

No domingo, a programação praiana dividirá espaço com o agito carnavalesco. Durante todo o dia, um mini trio embalará os foliões que escolheram o balneário para curtir o carnaval. À noite, à partir das 22h, os olhares se voltam para o palco principal, que recebe as bandas Tomaki, Morro do Samba e Embala Samba.

A segunda-feira do Carnagamboa contará com a presença do grupo Leva Nóiz, com a conhecida “Liga da Justiça”, uma das revelações do verão 2011. Com um repertório vasto, com antigas e novas canções, o grupo apresentará “Gaguinho”, música inédita em homenagem a Diogo Pretto, do BBB. A banda se apresenta à partir das 22h, no palco principal da Gamboa.

A festa do Rei Momo na Gamboa do Morro só termina, na terça-feira com o famoso arrastão durante o dia e à noite, à partir das 22h, a animação fica por conta das bandas Saiddy Bamba e Dissidência do Reggae.

Ressaca de Carnaval

O primeiro final de semana após o carnaval, a festa continua quente no Arquipélago de Tinharé. Na programação preparada pelos trade turístico, está prevista festas privadas, passeios, e muita badalação.

Entre os eventos de maior destaque está o tradicional show do cantor André Lélis, que acontece na noite da sexta-feira (11), no Village Paraíso Tropical. Para quem curte música eletrônica, opções não faltam. A melhor pedida será a festa Beach Sensation 2011, sábado (12) à noite, no Cabana Beach Club, na Segunda Praia. As boates Pulsar, Toca do Morcego e Six Club também vão oferecer opções de baladas noturnas.

Outra festa que promete atrair a atenção é a Feijoada do Restaurante Pimenta Rosa. A oitava edição da feijoada acontece no sábado (12), à partir das 14h., na Quinta Praia. Este ano, o evento será animado pela banda Samba d´Ju.

90% de ocupação

O feriado de carnaval e a ressaca representam o período de maior movimentação após o réveillon no Arquipélago de Tinharé. Segundo informações da secretaria de Turismo, as ilhas devem receber cerca de 20 mil pessoas nos dois finais de semana.
Os principais destinos do arquipélago, Morro de São Paulo, Boipeba, e Gamboa, somam um total de aproximadamente 10 mil leitos.

A ocupação hoteleira neste período já chega a 90%, maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Metade dos turistas que passam pela região corresponde aos visitantes vindos de outros estados, como Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, e do exterior.

A outra parcela representa o turismo local, ou seja, baianos, especialmente os soteropolitanos que aproveitam para dar uma esticadinha e recarregar as baterias após o carnaval.

Serviços 24 horas

Com a expectativa de ampliação de público, este ano no Carnagamboa e na Ressaca do Morro, a Prefeitura de Cairu montou um esquema especial de atendimento ao turista.

Através do programa “Operação Verão”, 200 profissionais estarão nas praias de Gamboa, Morro de São Paulo e Boipeba, promovendo ações de controle e monitoramento do fluxo turístico, limpeza urbana e das praias, vigilância sanitária, orientação de ambulantes, salva-vidas, controle da poluição sonora, etc.

As equipes de saúde estarão de plantão, atendendo serviços de urgências e emergências, durante 24 horas. Além disso, a delegacia de polícia também funcionará em regime de plantão. Haverá ampliação do efetivo policial civil e militar, para garantir mais segurança a quem optou por passar o feriado na ilha.

Durante o Carnagamboa e a Ressaca, as lanchas e barcos que fazem o transporte marítimo Morro de São Paulo Gamboa vão operar de forma ininterrupta. Os catamarãs da empresa Biotur, que opera na travessia Salvador Morro de São Paulo, oferece horários extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário