29/03/2011

Caravana de Humor e Performance leva o riso ao Pelô a partir de abril



A Caravana de Humor e Perfomance, um desdobramento do Festival de Humor e Performance (FHP), evento que levou as mais diversas formas de artes ligadas ao riso ao Pelourinho em setembro de 2010, irá aglutinar linguagens artísticas em torno da comicidade no Largo Pedro Archanjo.

As apresentações acontecerão durante os sábados dos meses de abril e maio, sempre às 20h. O projeto, que faz parte da agenda do Pelourinho Cultural, programa do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), dá continuidade à política de oferecer diversidade, cultura e entretenimento para o público baiano e turista, de forma gratuita, nos largos do Pelô.

Após o sucesso do FHP, realizado através do edital Tô no Pelô de incentivo à cultura que trouxe à capital baiana atrações como o cantor Zéu Britto, a atriz global Samantha Schmütz e a banda Móveis Coloniais de Acaju, a Caravana de Humor e Perfomance pretende fazer um eco da iniciativa e continuar evidenciando as manifestações humorísticas em Salvador.

Para o idealizador do projeto e produtor cultural baiano, Tuca Morais, a continuidade de ações que movimentem as produções ligadas ao riso na Bahia tem um objetivo maior. “A intenção é criar um estímulo para que Salvador se transforme em um polo do humor e da performance. E esta é uma possibilidade vislumbrada após a primeira edição do FHP”, afirma.

A Caravana irá levar ao Pelourinho artistas expressivos da cena baiana e representantes das mais diversas formas do fazer humorístico a exemplo do músico Vandex, do grupo de comédia stand up Os Donos do Riso, da companhia multidisciplinar Cia Obcena de Artes, do espetáculo irreverente Bocket Show e da atriz Zeca Abreu. “Estamos negociando também com o ator baiano Luis Miranda que já demonstrou interesse em participar da Caravana”, diz Tuca.

Além disso, o festival de Humor e Performance terá continuidade no mês de setembro com sua segunda edição, que este será realizada em diversos espaços da capital baiana, dentre os quais está o Pelourinho.

“O Pelô foi o berço do Festival, ele nasceu a partir daqui, portanto, mesmo com a expansão do evento, não deixaremos esta casa que nos acolheu. É muito importante que exista um espaço onde se possa reunir e celebrar as formas de humor. O riso corre nas veias do povo baiano e precisa ser comemorado”, conclui Tuca.

Vandex - O músico e compositor baiano Vandex será o primeiro convidado da Caravana do Humor e Performance, no dia 2 de abril, no Largo Pedro Archanjo, às 20h. Fundador e baixista da lendária banda de rock Úteros em fúria, sucesso nos anos 90, resolveu seguir carreira solo e em suas apresentações mistura gêneros como a bossa nova, rock, samba e música eletrônica.

Irreverente, o artista procura interagir com o público usando humor e improvisações no palco. “Nosso repertório é aberto e sempre damos uma roupagem diferente e inusitada em cada apresentação, com uma pitada de humor. Às vezes as pessoas se surpreendem com essa miscelânea musical que fazemos e a resposta é sempre muito bacana”, diz o artista.

Em suas canções, Vandex procura o novo, com progressões harmônicas totalmente inusitadas. “Quando fomos finalizando esse formato que temos hoje, percebemos semelhanças com a banda Os Mutantes e isso para mim foi fantástico, porque nasceu naturalmente e admiro demais a sofisticação musical que essa música apresentou ao cenário musical brasileiro”, revela Vandex.

O artista explora os conflitos existenciais de uma forma inteligente, misturada com ironia e crítica, passando por romantismo cafona, catarses percussivas, bossas tortas, boleros e muito rock.

Em 2009, Vandex se apresentou no mais aclamado festival Norte Americano de música independente, o SXSW 2009. Grande festival realizado há mais de vinte anos em Austin (Texas), o evento já revelou ao mundo nomes como REM, Ben Harper e Amy Winehouse.

Serviço:

Caravana de Humor e Performance
Data: sábados de abril e maio
Local: Largo Pedro Archanjo
Horário: 20h
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário