05/03/2011

Circuito Batatinha promete mais um dia de festa dos ritmos, neste sábado

Entidades do Carnaval Ouro Negro garantem a diversidade de gêneros musicais. Hoje terá samba, reggae, percussão e ijexá no Centro Histórico de Salvador.
As atrações esperadas para esta sábado, 05/03, no Circuito Batatinha, Centro Histórico de Salvador, prometem proporcionar mais uma festa da diversidade de ritmos, como foram os dois primeiros dias da folia.

A partir das 15h terá blocos descendo a Rua Chile em direção à Praça Castro Alves ou subindo a Rua da Ajuda para retornar pela Praça da Sé no sentido Praça Municipal. O Circuito Batatinha é movimentado, especialmente, pelos blocos que integram o Carnaval Ouro Negro, programa de fomento da Secretaria Cultura do Estado da Bahia/SecultBA, voltado às entidades de matriz africana.

O tema do Carnaval 2011 será defendido, hoje, por blocos do segmento Percussão, que levam a batida forte dos tambores, com reforço de outros ritmos. Desfilam, este sábado, os percussivos: Canção e Amor, Boka Louka, K entre Amigos, Abuse e Use, Danados de Coutos e Axé Dadá.

Samba e reggae - Entre os destaques do Circuito Batatinha, um dos primeiros a desfilar é o bloco de samba Toalha da Saudade, cujo nome é inspirado em uma canção do sambista que dá nome ao circuito, Oscar da Penha, o Batatinha.

E é o endereço da Rua Gabriel Soares, nº 68, Ladeira dos Aflitos, onde morou o sambista, o destino final do bloco. Lá funciona um centro cultural administrado por familiares do músico falecido em 1997. O samba também está garantido no desfile do bloco Levada do Jegue. Dia também de reggae no Circuito Batatinha. O ritmo jamaicano será representado pelos blocos Filhos de Jhá e Banana Reggae.

A defesa do meio ambiente é a bandeira do bloco afro Ambiental e Ecossistema que também se apresenta hoje.Afoxés - Expectativa também pelo desfile do afoxé Filhos do Korin Efan que tem à frente um dos mestres da percussão baiana, Sr. Erenilton Bispo dos Santos, 67 anos, uma das autoridades carnavalescas e religiosas de Salvador.

Ao som do ijexá, os integrantes da entidade, que ensaiam o não inteiro no Pelourinho, prometem um desfile de elementos da ancestralidade e religiosidade afro-brasileiras. Da sede na Rua Gregório de Mattos, nº 51, sai o afoxé Filhas de Gandhy, versão feminina do mais tradicional afoxé do Carnaval baiano. Outros afoxés que desfilam hoje no Batatinha são: Ilê Oyá, Filhos de Nanã, Filhos de Maré e Bahia em Cena.

Os outros blocos do Carnaval Ouro Negro que anima o circuito Batatinha nesta sábado são: Mutuê, Tomalira, Alafin, Alerta Mente Negra, Tempero de Negro, Oriobá, Dengo Baiano, Chabisc, Ginga do Negro, Kizumba, Furacão Alegria, Acará e Impacto Sonoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário