18/03/2011

Grito Rock 2011: festival integrado conquista América Latina e chega a Salvador



Entre os dias 22 e 27 de março, a capital baiana recebe festival que já percorreu além do Brasil, a Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Panamá, Costa Rica, Honduras e El Salvador

Sendo realizado em mais de 130 cidades de nove países da América Latina, o Grito Rock chega a Salvador trazendo informação, cultura e música de qualidade. Serão cinco dias (22 e de 24 a 27 de março) de uma programação que envolve ciclo de palestras e shows de bandas e artistas que vêm despontando no cenário de produção independente.

O festival, que em 2011 chega a sua 9ª edição, é realizado - na cidade - pelo coletivo Quina Cultural, representante do Circuito Fora do Eixo em Salvador, filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), e em parceria com o Toque no Brasil, que disponibilizou mil vagas para bandas e artistas brasileiros e do mundo.

Além da programação musical, o Grito Rock 2011 contará com ciclo de palestras sobre temas associados à cultura e à produção independente, a ser realizado nos dias 22 e 24 de março, a partir das 14h, na Livraria Cultura (Salvador Shopping).

A terça-feira (22) contará com a apresentação das universidades UNICULT (Universidade da Cultura Livre) e UNIFDE (Universidade Fora do Eixo), por Messias Bandeira (Doutor em Comunicação e professor da UFBA) e Carol Tokuyo (coletivo Massa Coletiva), respectivamente. Haverá, ainda, a realização da reunião do Partido de Cultura (PCULT), com Leonardo Barbosa (PCULT SP).

Já a quinta-feira (24) está reservada para um bate-papo com bandas e produtores locais sobre o Circuito Fora do Eixo, com o encerramento feito pelo grupo Sertanília, em um pocket-show.

Apesar de ter o “rock” no nome, o festival não restringe sua programação a estilos: a edição de Salvador, por exemplo, traz a sexta-feira (25) inteiramente reservada ao Hip Hop, com as atrações: Kamau e DJ ErickJay(SP), Daganja, Versu2, Nouve, Fall Clássico, In.vés e Doga Love, na praça Tereza Batista, Pelourinho.

Proporcionando diversidade de sons, o Grito Rock conta ainda com bandas que tocam desde música regional ao gótico, passando também pelo pop rock, MPB e instrumental. No sábado (26), quem agita o Largo Pedro Archanjo são as bandas Vendo 147, Acord, Incrédula, Nute (Alagoinhas - BA) e Warcursed (PB).

O domingo (27) é marcado pelo encerramento da programação, com os shows da Maglore, Quarteto de Cinco, Fridha, Garboso (Vit. da Conquista - BA) e Dad Fucked And The Mad Skunks (AL).

Grito Rock: Histórico

Fomento e profissionalização da cena independente da música foram as forças motrizes que fizeram nascer em Cuiabá (MT) a primeira edição do Grito Rock, em 2003, quando o Espaço Cubo escolheu o período de carnaval para a realização de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de autogestão.

Em 2004 deu-se intercâmbio em nível regional. Nos anos seguintes, o delineamento programático evidenciou-se ainda mais com a intensificação do intercâmbio e interiorização das ações.

Em 2007 e 2008 é adotado como um dos projetos do Circuito Fora do Eixo. Na ocasião mais cidades entram na gestão. No primeiro ano foram mais de 20 cidades integradas à rede do projeto; em 2008 o número saltou para 50. Em 2009, o Grito Rock atinge a marca de mais de 60 cidades e, em 2010, 80 pontos realizaram.

Sobre o Circuito Fora do Eixo

Rede de trabalho, colaborativa e descentralizada, constituída por 72 pontos presentes em 26 estados que há cinco anos experimentam, compartilham e aprimoram tecnologias livres de se produzir cultura.

Sobre o Coletivo Quina Cultural

O coletivo Quina Cultural surgiu em 2008 com metas de fomentar a produção cultural independente na Bahia, a fim de fortalecer o cenário alternativo da música no estado.

Seu principal objetivo é investir no mercado da música independente local, através de projetos que promovam a circulação, a projeção e o intercâmbio entre artistas e músicos de Salvador e de cidades baianas do interior, assim como exportar essa música para diversos estados do Brasil.

Diante disso, o Quina Cultural tem organizado inúmeras turnês dentro e fora da Bahia, e também se manteve ativo na realização de grandes eventos, quase diários, nos últimos anos, na casa de shows Boomerangue, fechada em 2010. Atento à difusão de produtos de artistas, o coletivo segue montando “banquinhas” em shows e festivais em todo o país.

Atualmente, o Quina Cultural ocupa papel de destaque no setor da cultura baiana, e é hoje o ponto Articulador do Estado da Bahia, e o responsável pela formação e gestão do Fora do Eixo Bahia.

Assim atua no incentivo à formação de novos coletivos em todo o estado, atendendo e dando assistências diárias a agentes que pretendem se integrar a um novo conceito de mercado e na busca da sua sustentabilidade.


Programação oficial do Grito Rock 20011 - Etapa Salvador

Terça - Dia 22.03 - Livraria Cultura
14h <<>> Apresentação da UNICULT (Messias Bandeira), UNIFDE (Carol
Tokuyo) e reunião do Partido da Cultura (PCULT), com Leonardo Barbosa
Grátis

Quinta - Dia 24.03 - Livraria Cultura
14h <<>> Bate-papo com bandas e produtores locais: Apresentação do
Circuito Fora do Eixo
18h <<>> Show do Sertanília (http://toquenobrasil.com.br/rede/sertanilia/)
Grátis

Sexta - Dia 25.03 - A partir das 17h - Praça Tereza Batista (Pelourinho)
>> Doga Love (http://toquenobrasil.com.br/rede/dogalove/)
>> In.vés (http://toquenobrasil.com.br/rede/yuriloppo)
>> Fall Clássico (http://www.fallclassico.xpg.com.br/)
>> Nouve (http://toquenobrasil.com.br/rede/nouve/)
>> Versu2 (http://toquenobrasil.com.br/rede/blequimobiu)
>> Daganja (http://www.myspace.com/mcdaganja)
>> Kamau e DJ ErickJay (SP) (http://www.myspace.com/kamau76)
Valor: 10,00

Sábado - Dia 26.03 - A partir das 17h - Largo Pedro Archanjo (Pelourinho)
>> Acord (http://toquenobrasil.com.br/rede/acord/ )
>> Incrédula (http://toquenobrasil.com.br/rede/ricardo)
>> Nute (Alagoinhas - BA) (http://toquenobrasil.com.br/rede/andrefiscina/ )
>> Warcursed (PB) (http://toquenobrasil.com.br/rede/senko/)
>> Vendo 147 (http://toquenobrasil.com.br/rede/vendo147/)
Grátis

Domingo - Dia 27.03 - A partir das 17h - Largo Pedro Archanjo (Pelourinho)
>> Quarteto de Cinco (http://toquenobrasil.com.br/rede/quartetodecinco)
>> Fridha (http://toquenobrasil.com.br/rede/_fridha)
>> Garboso (Vit. da Conquista – BA)
(http://toquenobrasil.com.br/rede/garboso/)
>> Dad Fucked And The Mad Skunks (AL)
(http://toquenobrasil.com.br/rede/dfatms/)
>> Maglore (http://toquenobrasil.com.br/rede/maglore/)Grátis


SERVIÇO
Festival Grito Rock 2011 - Etapa Salvador
Quando: 22 e de 24 a 27 de março de 2011, às 14h e 17h
Onde: Livraria Cultura - Teatro Eva Herz (Salvador Shopping)| Praça Tereza
Batista (Pelourinho)| Largo Pedro Archanjo (Pelourinho)
Quanto: Grátis|10 reais| Grátis
Classificação etária: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário