17/03/2011

Véu – uma poética do só



Depois de circular por 09 cidades nordestinas, chega a Salvador o projeto Véu – uma poética do só, do ator-performer baiano Luiz Antônio Jr., contemplado com o Prêmio BNB de Cultura 2010.

Com espetáculos seguidos por debates, oficinas artísticas e entrevistas nas ruas com mulheres, o projeto acontece em parceria com a Fundação Pedro Calmon/Governo do Estado da Bahia celebrando o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março).

Na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) acontecerão as apresentações do
espetáculo, sempre as quartas-feiras, no horário das 15h, gratuitamente, durante todo o mês de março.



No último domingo (27), acontecerão oficinas de teatro e criação de bonecas, gratuitamente. E durante todo o mês acontecerão entrevistas pelas ruas sobre a Lei Maria da Penha e a situação da mulher na sociedade contemporânea.

Véu – uma poética do só é um solo in process, pautado no teatro físico, que propõe
uma reflexão a partir de pesquisa desenvolvida desde 2007 sobre a vida das mulheres dentro do contexto contemporâneo, com foco na violência contra o gênero feminino, no âmbito familiar, trabalhista e social.

O espetáculo, orientado por Fábio Vidal, apresenta, através de uma atmosfera ritualística: dados estatísticos, entrevistas, fragmentos musicais, registros biográficos e histórias populares.

Personagens que tem sua gênese na violência são trazidos a cena: uma criança que é estuprada pelo tio, um homem que mata a esposa, uma mulher que é violentada pelo marido, e uma jovem que perde o útero após uma sucessão de agressões.

Com o patrocínio do Banco do Nordeste, em parceria com o BNDES, através do Programa BNB de Cultura 2010, o espetáculo Véu – uma poética do só circulou pelas cidades: Crato (CE), Picos (PI), Mossoró (RN), Arari (MA), Igarassu (PE), Lagarto (SE), Campina Grande (PB), Arapiraca (AL), Tuparetama (PE).

Este mês, ele acontece no estado da Bahia, em Salvador (Biblioteca Pública do Estado da Bahia), Ilhéus (Casa dos Artistas) e Alagoinhas (Centro Cultural de Alagoinhas – integrando o Festival Arte e Teatro para Todos).

Além do espetáculo seguido por debate acontecem as oficinas (Teatro e Criação de Bonecas de Pano) que servem como espaço de troca artística com as pessoas da cidade visitada, despertando o interesse pela arte e dialogando sobre a temática central do projeto, através de jogos e dinâmicas baseadas na improvisação.

Através da página virtual www.poeticadoso.blogspot.com é possível acompanhar a realização das atividades em cada cidade.

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo solo Véu – uma poética do só, seguido por debate
ONDE: Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
QUANDO: 16, 23 e 30 de março de 2011 (quarta-feira), as 15h
QUANTO: entrada franca
MAIORES INFORMAÇÕES: (71) 8849-9308 / 9252-5491, poeticadoso@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário