07/03/2011

“Vozes Quilombolas” faz desfile de samba na Barra-Ondina no último dia de carnaval

Em reverência às mulheres, entidade reúne Claudya Cos’tta, Grupo Quixabeira e Isabel Nogueira para apresentar o tradicional samba da Bahia

É em ritmo de samba que o Programa Carnaval Pipoca, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), encerra a programação 2011 no Circuito Dodô (Barra-Ondina). Na terça-feira, a partir das 17 horas, o trio “Vozes Quilombolas” desfila sem cordas, levando aos foliões a beleza dos sambas tradicionais da Bahia. Em cima do palco, estarão Claudya Cos’tta, Isabel Nogueira e Grupo Quixabeira.

Apresentando-se no Dia Internacional da Mulher, o trio reverencia as mulheres, especialmente as quilombolas e descendentes, identidade típica do povo do Recôncavo Baiano, de onde vêm grandes riquezas do samba do estado. O objetivo é promover um diálogo da ancestralidade e da cultura popular de raiz com a contemporaneidade e a festa carnavalesca, num repertório de samba de raiz, samba chula, cancioneiro popular etc.

No comando do show, a jovem Claudya Cos’tta, com apenas 26 anos de idade, assume, enquanto artista, o compromisso de preservar a historicidade do samba, do choro e de canções que marcaram a época de ouro da Música Popular Brasileira.

Sua proposta é de que os sucessos antigos do estilo não sejam desconhecidos, tampouco esquecidos, pelas novas gerações. Nomes como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa estão garantidos no repertório. Claudya divide o palco com o Grupo Quixabeira, de Feira de Santana, e Isabel Nogueira, de São Francisco do Conde, representantes do tradicional samba do interior da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário