29/04/2011

Equipe da Codesal é reforçada durante a “Operação Chuva”

Pelo menos 112 pessoas entre atendentes, engenheiros, técnicos, supervisores subcoordenadores, assistentes operacionais e motoristas, já estão trabalhando na Defesa Civil de Salvador (Codesal) durante a “Operação Chuva”.

Com o período de chuva o número de solicitações de emergência aumenta e o objetivo do reforço na equipe de trabalho é atender as demandas o quanto antes.

Durante a “Operação Chuva”, a Codesal atua em parceria com os órgãos do Sistema Municipal da Defesa Civil (SMDC) estão com plantões durante 24 horas. “Todas as nossas ações estão acontecendo com um reforço no pessoal para que as respostas possam ser dadas no menor tempo possível, pois o nosso principal objetivo é o cuidado com os cidadãos”, explica o subsecretário da Defesa Civil de Salvador, Osny Bomfim.

“Logo que recebemos algum tipo de solicitação de emergência um engenheiro vai até o local verificar a real situação e a partir daí as primeiras providências são tomadas”, diz Bomfim em ralação a articulação e necessidade de um possível acionamento de outros órgãos do SMDC. “Como a Sucom, Bombeiros, PM, Secretaria de Saúde ou Sucop”, acrescenta o subsecretário.

Desde o inicio da “Operação Chuva”, em 1º de abril último, até a manhã desta sexta-feira (29), a Codesal recebeu 557 solicitações de emergência. O maior número é de concentrado em alagamentos de área, deslizamentos de terra e desabamentos de imóveis. Os bairros com mais solicitações foram Castelo Branco, Águas Claras, Brotas e Alto de Coutos.

Conforme Bonfim, as mudanças climáticas têm afetado todo o mundo. “A cada ano a severidade do clima aumenta não apenas em Salvador, mas em todo o mundo”, destaca ele. É de fundamental importância que a população entre em contato com a Codesal ao verificar qualquer indício de risco geológico, como deslizamento de terra ou desabamento de imóvel.

O que pode ser feito através do 199 com ligação gratuita durante 24 horas. “Neste momento o mais importante é preservar a vida, por isso pedimos ainda que os cidadãos sigam as orientações da Codesal. Estamos de plantão para atender todas as demandas que porventura aconteçam”, conclui o subsecretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário