09/04/2011

RONALDO FRAGA E SUA MODA HUMANÍSTICA



O estilista mineiro Ronaldo Fraga veio ontem(08) à Salvador especialmente para ver sua exposição do seu acervo com coleções inspiradas na obra do poeta e escritor, também mineiro, Carlos Drummond de Andrade, e na obra de Guimarães Rosa para o Paralela Moda e Arte.



Na ocasião, o estilista falou exclusivamente com o Blog Salvador por Estefano Diaz, confira a entrevista:

ED: Qual sua relação com à Bahia e por quê escolheu um shopping para fazer sua exposição?

RF: "Minha relação com a Bahia é muito mais próxima do que o Brasil imagina, eu tenho uma relação de afeto muito grande, pois é um Estado que preza seus artistas, traz uma cultura genuinamente brasileira, onde a estética cultural se funde com a literatura, a arte, a música, se misturam.

O shopping Paralela me chamou, mas como não gosto de fazer exposições em shoppings, pois acho impessoal, não havia aceitado, mas quando me mandaram as fotos do espaço, achei bem harmonizado, então achei que ficaria legal. A moda tem que alcançar à todos e não só o público da SPFW".



ED: Por quê escolheu Guimarães e Carlos para homenagear?

RF: "Os dois são patrimônios nacionais e podem ser universais, só não são por causa da barreira da língua, eu amo literatura, sempre nas minhas coleções tem algo a ver com a literatura, eu sempre busco uma relação com a literatura mesmo quando o público não percebe que tem algo a ver, sempre coloco algo subliminar.

Na minha coleção de verão passada, "O Turista Perdido", foi um trabalho de registro sobre bordados e naquela ocasião li Mário de Andrade e isso me alimentou muito para fazer a coleção".

ED: O que você acha da moda autosustentável?

RF: " Não gosto desta palavra, acho que a moda deve agora humanizar processos, quando você fala sobre humanização, você engloba tudo isso, polui menos, pagamento digno para quem produz, é pura matemática, por exemplo: o bambu. É altamente poluente a fabricação das peças feitas com bambu e isso não é ser sustentável".

ED: Conte um pouco sobre sua nova coleção.

RF: " A próxima vai se chamar "Atos Bulcão", baseada na obra de mesmo nome. Foi uma figura que imprimiu alegria e humor no modernismo brasileiro, que erroneamente o pessoal pensa que ele foi o azuleijista de Niemeyer em Brasília, mas ele fez muito mais.

Os looks que estarão em exibição no Paralela Moda e Arte poderão ser conferidos pelo público baiano de 07 a 17 de abril, gratuitamente, no Piso L1, durante o funcionamento do shopping.

Confira o line up já confirmado para hoje(09):

Sábado - 09/04
16h- Camarim, Puket e By Lenna
17h30 - Angel
19h - Anarquica
20h30- Riachuelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário