05/05/2011

Agenda Cultural Bahia estreia nova seção e cria página no Facebook



Publicação adere à rede social e, a partir desta edição de maio, reserva espaço para apresentar as edificações históricas da Bahia.

Em meio às cerca de 90 páginas repletas de atividades culturais que a Agenda Cultural Bahia apresenta mensalmente, o leitor passa a encontrar, a partir desta edição de maio de 2011, uma nova seção: “Patrimônio Cultural”. Reservado a trazer informações sobre edificações histórico-culturais da Bahia, o espaço especial na publicação se propõe a introduzir os cidadãos neste vasto universo patrimonial do estado.

O Solar Ferrão, construção colonial localizada no Pelourinho, datada do final do século XVII, faz a estreia da página. O conteúdo provém de parceria entre a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), instituição responsável pela Agenda Cultural, e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidades da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Além disso, neste mês, a Agenda dá mais um passo de inserção na internet e no contato direto com o público ao criar um perfil na rede social Facebook (www.facebook.com/AgendaCulturalBahia), já em pleno funcionamento. Notas, notícias, imagens, arquivos e conteúdos diversos relacionados à produção cultural baiana estarão presentes no canal.

Sobre a Agenda Cultural Bahia – A Agenda Cultural Bahia é uma publicação mensal de cultura produzida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), que tem como objetivo divulgar as atividades artístico-culturais realizadas na Bahia. Objetiva ainda valorizar as manifestações populares tradicionais do estado e os artistas e grupos que as mantêm.

Assim, a Agenda Cultural visa, por um lado, a facilitar o acesso do público baiano e turistas a eventos e informações sobre cultura e, por outro, estimular e dar visibilidade às atividades conduzidas por produtores culturais e artistas da capital e do interior, sendo a principal publicação regular de difusão da cultura baiana realizada na esfera pública.

Com tiragem mensal de 20 mil exemplares, a Agenda é distribuída gratuitamente em todo o estado.

Em circulação desde o final da década de 1970, a Agenda Cultural, em 2007, passou por uma completa avaliação, assumindo um novo projeto editorial e gráfico, agora em formato de bolso.

Foi ampliado o número de editorias, a distribuição de notas organizou-se por temas e datas e as produções do interior baiano passaram a ser pautadas. A expansão é também evidente com os números de eventos e ações divulgadas: em 2006, eram cerca de 30 a 40 produções; em 2007, cerca de 150; já no ano de 2010, a média foi de 250 por mês.

Também no ano passado, a Agenda criou duas novas seções: “Mestres da Cultura”, que homenageia personalidades da cultura baiana nas mais diversas áreas e segmentos; e “Manifestações da Cultura Popular”, que resgata a memória e a importância das expressões tradicionais da Bahia. A nova seção “Patrimônio Cultural” complementa estes conteúdos especiais.

Já o site da Agenda Cultural Bahia (www.agendacultural.ba.gov.br), lançado em outubro de 2009, tem tido o seu potencial informativo explorado para o acesso da população à programação cultural baiana e de divulgação da diversidade de opções existentes no estado.

O conteúdo da página extrapola o que cabe em sua versão impressa, com atualizações diárias e complementações. Notas, destaques e lembretes são ainda divulgados no perfil do Twitter (www.twitter.com/agendacultbahia), atualizado em média quatro vezes por hora e atualmente com mais de 5 mil seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário