05/05/2011

Ministério da Cultura Representação Regional da Bahia

O Fórum de Políticas Culturais, evento promovido pela Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia e a Secretaria de Cultura do Estado, terá seu terceiro encontro no dia 10 de maio, terça-feira, às 19h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, com o presidente da Funarte, Antônio Grassi.

Ampliar o debate com fóruns e dirigentes de cultura dos municípios, objetivando o fortalecimento das ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias, preparando o caminho para a implementação do Sistema Nacional de Cultura é a proposta do evento.

O direcionamento das políticas do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia que o Fórum busca promover diálogo.

Nesta edição o tema discutido será “A Funarte e as Políticas Públicas Federais de Fomento às Artes”. Apontando os principais objetivos da instituição, vinculada ao Ministério da Cultura, bem como o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo.

Neste objetivo, a Funarte concede bolsas e prêmios, mantém programas de circulação de artistas e bens culturais, promove oficinas, publica livros, recupera e disponibiliza acervos, provê consultoria técnica e apoia eventos culturais em todos os estados brasileiros e no exterior.

Antonio Grassi é ator, diretor e produtor. Além de sua larga experiência, nacional e internacional, no teatro, cinema e televisão, Grassi é formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, dedicou-se nos últimos anos à formulação de políticas publicas para a área cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário