24/05/2011

Ajustes finais para o primeiro simulado



Não apenas a Defesa Civil de Salvador (Codesal), mas também os órgãos do Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC) estão nos ajustes finai para o primeiro simulado sobre evacuação em casos de acidentes geológicos, que acontece nesta sexta-feira e sábado (27 e 28).

Nesta quarta-feira (25), a equipe de Ações Preventivas, liderada vai participar de uma reunião com a comunidade de Bosque Real – área em que vai acontecer o evento –, localizada em Sete de Abril.

“Vamos explicar para eles como vai acontecer o simulado com alguns detalhes que foram ajustados no decorrer das duas últimas semanas”, diz a engenheira Rita Moraes. De acordo com ela, o trabalho com os moradores de Bosque Real já acontecem há sete anos.

“Eles participam de todas as nossas ações aqui, o que vem fortalecendo ainda mais o nosso trabalho voltado, principalmente para a prevenção de desastres geológicos”, acrescenta.

Também vão participar da reunião os órgãos do SMDC que atuarão durante o simulado, como a Secretarias Municipais de Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão (Setad), Saúde (SMS), Guarda Municipal de Salvador (GMS), Corpo de Bombeiros, Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba).

O objetivo é fazer com que a atuação seja a mais próxima do real possível. “Vamos simular situações de desastres que realmente podem acontecer naquela comunidade”, destaca a engenheira Rita Moraes. Conforme ela, a ação vai proporcionar saber como agir em casos reais. “E quanto tempo vamos levar para remover os moradores dos seus imóveis”, acrescenta.

Nesta segunda-feira (24), as equipes da Codesal e do SMDC, visitaram o local para se familiarizarem com a área. “Queremos que esse seja o ponto de partida para outros simulados. As visitas em comunidades localizadas em áreas de risco geológico devem acontecer com uma certa freqüência, não apenas por nos por todo o sistema”, pontua o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim.

Reunião na Codesal – O que vai ser passado para a comunidade foi definido durante reunião com representantes da Codesal, da Defesa Civil nacional, órgão ligado ao ministério da Integração Nacional, da coordenadoria de Defesa Civil da Bahia (Coordec) e da liderança comunitária de Bosque Real. O objetivo do encontro foi apresentar a importância do evento não apenas para a gestão pública, mas também para as comunidades.

“Para proteção civil não temos que prepara apenas a cidade, mas também os cidadãos. Eles têm que estar preparados e principalmente saber como agir em casos de acidentes geológicos”, diz Bomfim. Conforme ele, a iniciativa vai possibilitar ainda ações para outras áreas. “Com isso queremos diminuir a vulnerabilidade, por isso é fundamental que preparemos as pessoas”, acrescenta.

Durante o encontro a equipe do setor de Ações Preventivas da Codesal, apresentou o plano de evacuação para o evento e teve a aprovação dos participantes. “Traçamos uma poligonal e dividimos a área em três setores e traçamos, a partir daí rotas de fuga”, informa a engenheira da Codesal, Rita Moraes.

Segundo ele, o local já tinha sido mapeado anteriormente. “Trabalhamos com aquela comunidade há sete anos e já fazemos ações com as lideranças comunitárias e crianças”, explica Moraes.

O treinamento vai simular situações bem próximas da realidade, como de possíveis alagamentos de área. “Para isso teremos a participação efetiva da população”, destaca a engenheira.

Cerca de 50 imóveis serão evacuados durante a ação. Estima-se que aproximadamente 200 pessoas estejam envolvidas no evento e vai ser dividido em quatro etapas.

Inicialmente a Codesal vai emitir um alerta sobre a possibilidade de um desastre, o que vai acontecer no dia 27. Em seguida as lideranças comunitárias vão receber outro alerta e carros de som vão passar pela comunidade chamando a atenção para possíveis situações de risco.

Logo depois acontece a evacuação das comunidades. Realizada através de rotas de fuga traçadas pela equipe de Ações Preventivas da Codesal, depois de um estudo na localidade.

Ao deixarem suas casas e chegarem seguros a pontos de encontros específicos os moradores seguirão de ônibus para um abrigo, onde serão cadastrados por equipes do setor social e vão participar de palestra e oficinas para adultos e crianças e receberão alimentação.

“Tudo dentro de uma possível realidade. A partir daí vamos saber quais foram os nossos erros e acertos para que possamos melhorar cada vez mais a atuação e consequentemente melhorar a qualidade de vida daquelas comunidades, evitando os desastres e preservando a integridade física nestes casos”, concluiu Bomfim.

Além de Salvador, o simulado vai ser realizado simultaneamente em Recife e Maceió, entre 8h e 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário