24/05/2011

Beatles Social Club comemora sete anos com grande festa

Bandas comandam edição de aniversário, a partir das 20h, na Companhia da Pizza.

O Beatles Social Club (BSC) irá festejar sete anos de história com uma grande comemoração. A festa de aniversário da confraria de amigos apaixonados por boa música será no dia 31 de maio (terça-feira), a partir das 20h, de graça, no salão principal da Companhia da Pizza, no Rio Vermelho.

O evento, que é aberto ao público, será comandado pelo grupo Beatles In Senna (banda base) e contará com a participação das bandas Maglore, Autoreverso e Alex Pochat E Os 5 Elementos, que já passaram pelo palco do BSC e irão se revezar para relembrar os clássicos do quarteto de Liverpool que marcou seu nome na história da música.

Nesses sete anos de existência, o BSC, que conta com muitos seguidores, já foi palco para diversas bandas e artistas do cenário baiano divulgarem o seu trabalho e versões de músicas dos Beatles, como Retrofoguetes, Acord, Quarteto de Cinco, Capitão Parafina & Os Haoles, traVoltA toca Rock, Rebeca Matta, Radiola, Danny Nascimento, Carla Visi, Julio Caldas e integrantes da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Os grupos possuem total liberdade na escolha do repertório e arranjo das canções.

Para Victor Monteiro, um dos fundadores do clube, essa liberdade é o segredo da longevidade do evento. “O interessante é quando a gente convida uma banda que não toca Beatles. Ela se propõe a ensaiar umas músicas que ficam tão legais que inclui isso no repertório dos shows”, afirma.

Assim como os admiradores dos Beatles, o público do BSC se renova a cada dia. De garotos de 10 anos a senhores de 80, o evento é uma oportunidade para todos aproveitarem o cardápio da Companhia da Pizza ao som de canções de diversas fases do “fab four”, como Love me do, A Hard Day’s Night, Sargent Peppers Lonely Heart Club Band, Helter Skelter, Dig A Pony, Don’t let me down, entre outras. O público do evento também se renova através das pessoas que acompanham as bandas participantes.

História – O Beatles Social Club surgiu como um grupo de 15 a 20 amigos que decidiram se reunir para trocar informações, experiências e dividir a adoração pelo som feito por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, para se tornar um evento mensal, que acontece sempre na última terça-feira de cada mês, com o mesmo propósito. A primeira edição do BSC ocorreu em 4 de maio de 2004 e a festa costuma receber cerca de 350 pessoas por evento.

Mais do que uma confraria de pessoas que gostam de boa música, o BSC é um clube de vantagens democrático, pois abre espaço para o grande público participar dos eventos. O Beatles Social Club foi fundado por Victor Monteiro, cliente da Companhia da Pizza, e Antonio Portela, proprietário do estabelecimento.

O grupo está organizando uma “tour dos Beatles” pelas cidades de Londres e Liverpool, que vai passar por pontos importantes para a história do quarteto, em setembro deste ano.

“Eu era cliente da pizzaria e gostava da trilha sonora, então fui conversar com Portela e ficamos amigos”, conta Victor, que já teve uma banda cover de Beatles, chamada Os Próprios. A ideia de formar o BSC surgiu quando Portela fez uma festa de aniversário e chamou a banda de Victor para tocar, fazendo do evento uma noite descontraída e animada.

Para desenvolver o formato do evento, foram chamados um designer para fazer a marca do BSC, produtores, banda base e convidadas e o DJ Roger’n’roll, consolidando um formato contagiante, assim como as canções dos Beatles, e que se mantém até hoje.



Bandas – Todas as bandas que irão tocar na edição de aniversário do Beatles Social Club são veteranas no evento. Com a formação atual consolidada em 2010 por Lali Souza (vocal), Kibi (baixo), Jessé Oliveira (bateria), Danilo Castor (guitarra) e Helinho Sampaio (guitarra), a Autoreverso propõe uma sonoridade com o pilar no rock’n’roll, mas passeando pelo funk, dance, indie, além de levadas de samba. As músicas são essencialmente autorais e trazem o modo de ver a vida dos integrantes do grupo, que são compositores.



Já a Maglore faz o que se chama de “rock tropical”, um som assumidamente pop, com referências no indie rock. A banda, formada em 2009 por Léo Brandão (teclado e guitarras), Nery Leal (baixo), Igor Andrade (bateria) e Teago Oliveira (voz e guitarras), vem conquistando o público no país inteiro, com passagem por grandes festival nacionais (Festival de Verão Salvador, Feira Noise, Fun Music etc). Recentemente, a banda se apresentou no Circo Voador (RJ), onde mostrou o show do elogiado Veroz, álbum lançado em 2010.



Começando os trabalhos em 2000, tocando em barzinhos e casas do circuito underground, Alex Pochat e Os 5 Elementos faz um som com referências no vigor do rock setentista. As letras, muitas de cunho espiritual, casam com uma melodia elaborada, através de instrumentos como trompete, sax e flauta.



Fechando o time musical do BSC, a Beatles In Senna, liderada pelo cantor e compositor Toinho Senna, será a banda base do evento e mostrará o show que contagia o público há quase 17 anos: muitos clássicos dos Beatles, em um show animado e dançante.


SERVIÇO:

O quê: Beatles Social Club – Edição de aniversário de 7 anos
Quem: Beatles In Senna (banda base), Maglore, Autoreverso e Alex Pochat E Os 5 Elementos.
Quando: 31 de maio de 2011 (terça-feira).
Onde: Companhia da Pizza (Rua Osvaldo Cruz, 266, Rio Vermelho. Tel: 71/ 3334-7443).
Quanto: Grátis.
Realização: Companhia da Pizza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário