17/05/2011

Convite: Fórum de Políticas Culturais com José do Nascimento (IBRAM), dia 24/05



Dando continuidade ao Fórum de Políticas Culturais, evento promovido pela Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia e Secretaria de Cultura do Estado, no dia 24 de maio, terça-feira, às 19h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves*, Pç. Dois de Julho, S/N, Campo Grande, acontece o quarto encontro, ministrado por José do Nascimento Júnior, Presidente do Instituto Brasileiro de Museus.

O objetivo do Fórum é trazer a visão do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia. No encontro José do Nascimento falará acerca do novo Plano Nacional Setorial de Museus.

O IBRAM é o órgão responsável pela Política Nacional de Museus e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.

“Se todo objeto carrega uma memória social, então o museu passa a ser uma trincheira de memórias. Por isso, também se torna um lugar fundamental na construção de identidades, de reconhecimento da diversidade.

E ao transformar-se em uma arena de encontro, o museu expande o próprio espaço público e convida-nos à troca democrática, à grande experiência da convivência, da compreensão, da visão do outro.” É o olhar propositivo do Presidente.

José do Nascimento Júnior, é formado em Ciências Sociais, pós-graduado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursou, na Espanha, especialização em Economia, Cultura e Cooperação Ibero-americana.

Preside o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde a criação da autarquia, em janeiro de 2009. Também é presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus e membro do Conselho Administrativo da Bienal do MERCOSUL. Assumiu ainda a Coordenação de Museus e Artes Plásticas do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário