13/05/2011

Feira de Serviços acontece em Planalto Real II

Os moradores do Subúrbio Ferroviário, mais precisamente da comunidade de Planalto Real II, em plataforma vão ter um sábado atípico.

Neste dia 14 eles vão receber a Feira de Serviços, organizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). O evento pretende reunir crianças e adultos da comunidade e de localidades vizinhas. Segundo os organizadores, a Feira deve reunir cerca de 300 pessoas.

“Vamos levar todos os nossos serviços e dos órgãos do Sistema Municipal de Defesa Civil”, diz a engenheira da Codesal, Rita Moraes. Durante a Feira vai acontecer ainda a festa em homenagem as mães da comunidade. “Também em parceria com a liderança comunitária. Vamos ter uma festa bem bonita”, destaca Moraes.

De acordo com ela, vão ser distribuídos ainda material informativo como folders sobre a “Operação Chuva” e a Cartilha Defesinha. “A cartilha é um material didático e lúdico para que as crianças aprendam de uma forma divertida como agir em caso de acidentes geológicos e os panfletos indicam como funciona a ‘Operação Chuva’”, explica Rita.

A comunidade vai ter uma mostra de peças artísticas como bolsas e aquários, feitas com garrafas pet pela equipe da oficina de educação ambiental da Codesal.

“São brinquedos e materiais que podem ser usado como uma fonte alternativa de renda”, destaca a chefe de setor do órgão Ana Lúcia Paixão.
Também participam da ação a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), com a limpeza da área, através de um faxinaço e orientando a comunidade a não depositar lixo em locais impróprios.

A Secretaria de Saúde com atividades educativas para crianças, como o escovodrómo e ações de controle da dengue e desratização com produtos adequados e orientações.

Questões de poluição sonora serão abordadas pela equipe da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). A Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção a Violência (Sesp) atua na instalação de equipamentos de iluminação na área.

Segunda via de contas de água e luz vão poder ser retiradas no balcões da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) e da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba).

Durante toda a semana a comunidade recebeu as equipes não apenas da Codesal, mas do SMDC. Foram realizadas palestras sobre prevenção e como agir no caso de acidentes geológicos, além de identificação destas áreas. Os trabalhos são feitos também em escolas da área e com as lideranças comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário