08/05/2011

LANÇAMENTO DO FESTIVAL “BAHIA EM CENA” REÚNE NOMES DO TEATRO BAIANO



Projeto ambicioso e inédito no estado, festival apresenta mostra com oito espetáculos em oito espaços culturais de Salvador, a partir de Agosto.

Grandes nomes do teatro baiano se reuniram nesta sexta-feira (6), na Saladearte Cine Vivo, no Shopping Paseo Itaigara, para prestigiar o lançamento do Bahia Em Cena – Festival Baiano de Teatro, patrocinado pelo programa Cultural Vivo EnCena.

Projeto ambicioso e inédito no estado, o festival vai apresentar, de maio a setembro, uma programação rica em workshops, oficinas, leituras dramáticas, ensaios abertos, debates e uma grande mostra teatral envolvendo oito espetáculos em 64 apresentações distribuídas em oito espaços culturais da cidade, a partir de agosto, a preços populares de R$10 (inteira) e R$5 (meia).

Entre os convidados, nomes importantes do meio artístico baiano, a exemplo de Djalma Thurler, Fernando Guerreiro e Gil Vicente Tavares, diretores dos espetáculos “O Melhor do Homem”, “Pólvora e Poesia” e “Sargento Getúlio”, convidados para participar da mostra teatral do festival, em agosto.

“O Bahia Em Cena é um projeto muito bem-vindo, que vai estimular e dar visibilidade à produção local”, observou Fernando Guerreiro.



Expedito Araújo, curador artístico do Vivo EnCena, endossou as palavras do diretor e ressaltou a qualidade do teatro baiano. “Salvador é uma cidade potencial para as artes cênicas. A Bahia, de maneira geral, é um celeiro teatral, e o programa Vivo EnCena vem contribuir com a profissionalização e potencialização da formação de plateia para o teatro”.

Entre os atores baianos que prestigiaram o lançamento, Andréa Elia, ganhadora do prêmio Braskem de teatro deste ano, na categoria melhor atriz; Duda Woyda, que integra o elenco de “O Melhor do Homem”; Caio Rodrigo e Talis Castro, de “Pólvora e Poesia”; e o ator Carlos Betão, personagem do primeiro monólogo de sua carreira, “Sargento Getúlio”, a partir da obra da obra de João Ubaldo Ribeiro, com direção de Gil Vicente Tavares.

O espetáculo que vai abrir o festival dia 3 de agosto, no teatro SESC da Casa do Comércio, e inicia temporada no dia 6 de agosto, no Cine & Cena Unijorge, novo espaço cultural de Salvador, no Shopping Itaigara. “Pólvora e Poesia” estréia no mesmo dia, no Espaço Cultural Barroquinha, assim como “O Melhor do Homem”, que estará em cartaz no Teatro Milère (Aliança Francesa).

Seleção de espetáculos

Os outros cinco espetáculos que compõem a mostra teatral do festival – quatro adultos e um infantil- serão escolhidos através de uma seleção, via edital. As inscrições, gratuitas, estão abertas até o dia 18 de junho.

Poderão participar do festival Bahia Em Cena espetáculos que tenham estreado na Bahia a partir de 2011, e que tenham realizado, no mínimo, uma temporada, com pelo menos 12 apresentações, na capital e no interior do estado.

Coordenadora do projeto, a produtora Fernanda Bezerra, da Multi Planejamento Cultural – realizadora o evento – ressaltou a riqueza da programação, construída para que haja uma “rede de cooperação e troca artística entre grupos teatrais, estudantes e amantes do teatro em geral”.

Realizado pela Multi Planejamento Cultural, com patrocínio da Vivo S/A, através do programa Vivo EnCena e do Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo FazCultura, o festival pretende alcançar, de maio a setembro, um público de 30 mil pessoas, diretamente, por meio das apresentações e demais atividades, entre artistas, grupos de teatro amador e profissional e público pagante.

Sobre o Vivo Encena - O Vivo EnCena, programa no qual está inserido o 'Bahia Em Cena', apropria-se da arte como ferramenta viva de acesso, reflexão e transformação. Faz parte da Política Cultural da Vivo, que tem como base conceitual o estímulo à formação de redes nos diversos setores artísticos.

Com ação em todo o país, o Vivo EnCena faz no campo do teatro o que a empresa vem fazendo no campo da música com o Conexão Vivo, no campo audiovisual com o Vivo Arte.Mov e na arte e tecnologia, com o Vivo Lab.

Todos estimulam o encontro de artistas em diferentes estágios de suas carreiras, promovendo intercâmbios na busca de resultados positivos sobre a trajetória e sustentabilidade de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário