04/05/2011

Peça ‘O Cabra que Matou as Cabras’ estreia em Salvador



A montagem mescla textos de cordéis nordestinos, esquetes de picadeiro, fábulas medievais, ditos populares e diversos elementos da cultura popular brasileira.

O dramaturgo e pesquisador Djalma Thürler e a Cia Atelié Voador, em intercâmbio com o premiado coletivo Teatro Nu Escuro, de Goiânia, trazem à capital baiana o espetáculo O Cabra que Matou as Cabras. A montagem integra o projeto De Dentro do Centro, que vem apresentando cinco espetáculos da Nu Escuro em turnê pelo Brasil.

Em Salvador, o grupo apresenta o espetáculo nos próximos dias 12 e 13 de maio, quinta-feira, 17:00 no PAF III de Ondina da UFBA - próximo ao Instituto de Letras; e sexta-feira, às 16:00, na Praça Municipal de Salvador, no Centro Histórico. O Grupo também promove palestra para a classe teatral baiana com o diretor Hélio Fróes, na quinta-feira, logo após o espetáculo na UFBA. Entrada franca. Imperdível!



O Cabra que Matou as Cabras - Um advogado vigarista, que sobrevive dando pequenos golpes em seus clientes, se vê envolvido em um caso de assassinatos de cabras e bodes. Uma trama cheia de traições, trapaças e reviravoltas, onde uma esposa maliciosa engana seu marido advogado que engana um comerciante ganancioso que engana seu empregado que engana um juiz que quer enganar todo mundo.

O texto do espetáculo é uma livre adaptação da peça medieval francesa A Farsa do Advogado Pathelin, de autor desconhecido vários elementos da cultura popular brasileira. Produzindo, assim, um texto original, inquieto e ágil, com versatilidade e surpresas.

Nu Escuro - A Cia de Teatro Nu Escuro é um grupo de atores/encenadores da cidade de Goiânia, que trabalha coletivamente, de forma horizontal. Há 15 anos pesquisa, produz e apresenta espetáculos cênicos no Brasil e no exterior. A equipe de realizadores desenvolveu dois diferenciais de destaque na consecução do evento cênico.

O primeiro deles é a pesquisa de linguagens cênicas pouco exploradas e combinadas com outros campos do saber (História, Música, Literatura), como o estudo de dramaturgias inéditas e o trabalho dos atores mesclando música executada ao vivo e o teatro de animação.

O trabalho da Nu Escuro está calcado no “Teatro de Grupo” e na formação de plateia. Mantém atualmente um repertório de cinco espetáculos e mais duas cenas curtas, sendo que uma destas acompanha a trajetória da Companhia desde a sua formação, pois faz parte do primeiro espetáculo montado em 1996.

Turnê 2011

Neste ano, a circulação da Teatro Nu Escuro acontece com cinco espetáculos distintos: Preciso Olhar (2009), O Alienista (2006), Envelopes (2005), O Cabra que Matou as Cabras (2004) e o Carro Caído (1999), que se revezarão entre os estados participantes – Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Tocantins e Distrito Federal.


FICHA TÉCNICA | O CABRA QUE MATOU AS CABRAS:
Direção e Dramaturgia: Hélio Fróes
Elenco: Abilio Carrascal, Adriana Brito, Eliana Santos, Izabela Nascente e Lázaro Tuim
Direção Musical: Sergio Pato
Preparação Vocal: Abilio Carrascal
Coreografias: Lázaro Tuim
Cenografia: Mara Nunes e Hélio Fróes
Figurinos e Bonecos: Izabela Nascente
Produção Executiva: Milena Jezenka
Direção de Produção: Marcelo Carneiro
Produção: Cia de Teatro Nu Escuro e Djalma Thürler / Atelier Voador

SERVIÇO:
Peça ‘O Cabra que Matou as Cabras’
Quando: Dias 12 e 13 de maio, quinta e sexta-feira
Local: Pavilhão de Aulas da UFBA em Ondina, ao lado do instituto de Letras (12.05, às 17h) e Praça Municipal de Salvador (13.05, às 16h)
Palestra com Hélio Fróes (12.05, após a apresentação na UFBA)
Entrada Franca
Produção: Atelié Voador e Teatro Nu Escuro (GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário