02/06/2011

CYRELA ANDRADE MENDONÇA ADOTA GESTÃO SUSTENTÁVEL

A Cyrela Andrade Mendonça, que recebeu no último dia 19 de maio, em Salvador, o Prêmio Ademi 2011 nas categorias Gestão Sustentável e Empreendimento imobiliário do Ano, adota nos seus canteiros de obras, desde 2010, processos inovadores ligados a sustentabilidade. O foco é no aumento da reutilização e da reciclagem e a substituição da quantidade pela qualidade.

Com consultoria do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), a empresa implantou um Programa de Sustentabilidade das Obras (PSO) ao levar em conta os impactos socioambientais ocasionados pelos canteiros, como reduzir o impacto no terreno, no entorno ou vizinhança e um maior compromisso com o desenvolvimento humano.

Hoje, alguns projetos da Cyrela Andrade Mendonça levam em conta problemas como evitar processos erosivos e sedimentação do solo, geração de poeira e de ruído e o uso excessivo de água potável e de energia elétrica, por exemplo. Para isso foi criado um Manual de Execução de Obras Sustentáveis, com a finalidade de orientar as obras com base em estratégias e ações de engenharia e que contou com a participação de diversos departamentos da empresa.

Entre os itens que hoje são adotados podem ser citados a construção de baias centrais de resíduos; controle e rastreabilidade da destinação dos resíduos da obra, aquisição e controle da origem da madeira através do DOF (Documento de Origem Florestal) e proteção das bocas-de-lobo do entorno das obras.

A prática da sustentabilidade, segundo o diretor da Cyrela Andrade Mendonça, Antonio Andrade Junior, exige mudança e inovação, mudança de valores, modos de pensar e de agir, capazes de reconhecer que o sistema econômico depende dos sistemas sociais e ambientais.

“A empresa que não buscar adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento sustentável está fadada a perder competitividade em curto ou médio prazo. Assim, é importante frisar que a preocupação com o desenvolvimento sustentável viabiliza a sustentabilidade dos negócios”, disse ele.

O processo da gestão é hoje aplicado em três empreendimentos que estavam com suas obras sendo iniciadas em 2010: Salvador Shopping Business, Mandarim e Brisas. No Le Parc, em parceria com o SENAI, foram identificados bons e inovadores exemplos, como a Central de Reciclagem de Entulho no canteiro do Le Parc e o trabalho social desenvolvido com os operários e comunidades.

Nos canteiros, os resíduos são segregados em baias distintas, cada uma delas correspondem ao tipo de sobra: plástico, vidro, madeira, metal, que posteriormente são encaminhados a empresas e cooperativas de reciclagem.

“O nosso compromisso com a sustentabilidade, principalmente pelo fato de atuarmos no setor da construção civil, intensivo em mão-de –obra e de impactos ambientais, é tão importante quanto a qualidade, a tecnologia e a capacidade de inovação que desenvolvemos”, afirma o diretor Antonio Andrade Junior.

Responsáveis por cerca de 50% do CO2 lançado na atmosfera e quase metade da quantidade dos resíduos sólidos gerados no mundo, a construção civil tem também importante papel social e econômico na geração de emprego e renda, principalmente no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário