13/07/2011

Pelourinho acolhe grupo de Rap e banda de Jazz em sua programação



Público terá oportunidade de curtir os estilos nos dias 16 e 20 de julho.

As letras marcantes do Simples RAP´ortagem e o som instrumental do jazz de Márcio Diniz serão as atrações dos dias 16 e 20 de julho respectivamente no Pelô. As apresentações fazem parte da programação do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e integram a política de dinamização cultural dos espaços do Centro Histórico.

No dia 16 de julho, o Pelourinho Cultural receberá o lançamento do CD “Em primeira mão”, do Simples RAP´ortagem, no Largo Tereza Batista, às 20h. Para o grupo, integrar o lançamento do novo álbum à agenda do programa possui uma representatividade muito importante. “Nossa história se mistura ao cotidiano do Pelô. O Movimento Hip Hop baiano praticamente nasceu aqui, em 1996.

Nos reuníamos neste lugar para discutir política e identidade no Centro Histórico. Nada mais justo que lançar aqui o nosso primeiro álbum. É um sentimento único de realização e conquista, uma vez que não tínhamos acesso, o diálogo não existia e de alguma forma éramos marginalizados.

Com a criação do Pelourinho Cultural, pudemos ocupar os largos com a nossa arte e intervenção social”, pontua Jorge Hilton, idealizador e vocalista do Simples. Músicas que apresentam críticas sobre a violência contra a mulher e duelos de rap com personagens criados para levantar questões sobre o machismo e inclusão social prometem fazer a noite estremecer.



O instrumentista Márcio Diniz, outro destaque do Pelourinho Cultural, fará, no dia 20 de julho às 21h, no Largo Pedro Archanjo, um show completamente autoral que é a prévia do CD a ser lançado em janeiro. Para o cantor, este espaço aberto pela Secult-BA é importante para o fomento da cultura e da diversidade na Bahia. “O programa é uma importante porta para que o artista mostre o seu trabalho aqui no Estado.

Fico super à vontade com a estrutura, com a organização e estou muito satisfeito com este lugar que foi aberto para mim”, diz. Junto a Márcio, o Pelourinho Cultural acolherá grandes instrumentistas que fazem ou fizeram parte das bandas de Jau e Ivete Sangalo, e já tocaram com artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Liderados por Márcio Diniz na bateria, esses músicos farão um show com cerca de 50 canções instrumentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário