31/08/2011

EVENTO DISCUTE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL

O “Comportamento humano para um desenvolvimento sustentável” é o tema central do Encontro, que acontece entre os dias 7 e 10 de setembro, em Salvador.

Temas como sociedade e violência, psicologia do esporte, psicofarmacoterapia, orientação profissional, esquizofrenia, hiperatividade, além dos avanços alcançados na Psicologia Cognitiva e Comportamental, da Medicina Comportamental e da Análise do Comportamento serão alguns dos assuntos discutidos nos próximos dias 7 e 10 de setembro, em Salvador.

É quando ocorre o XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental que acontece simultaneamente ao I Encontro Sul-Americano de Análise de Comportamento. Esta é a primeira vez que este evento, de grande importância nacional, é trazido para o Nordeste brasileiro. O evento será realizado no Pestana Bahia Hotel e vai comemorar os 20 anos da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

O encontro pretende reunir aproximadamente 1,5 mil participantes, entre psicólogos, médicos e estudantes com o intuito de dialogar sobre o “Comportamento Humano para um Desenvolvimento Sustentável”. O tema tem origem nas discussões da comunidade de psicólogos comportamentais e cognitivos sobre a necessidade da psicologia, em especial a científica, com o intuito de desenvolver projetos voltados à sustentabilidade.

Este XX Encontro contará com 16 convidados internacionais e 117 nacionais, além de dezenas de atividades propostas pelos congressistas. “O evento foi organizado pela necessidade de uma maior aproximação da ABPMC com entidades internacionais, para criar condições de uma maior visibilidade do conhecimento produzido no Brasil e, ao mesmo tempo, ter acesso à produção dos colegas sul e norte americanos e europeus”, destaca Denis Zamignani, vice-presidente da ABPMC e presidente do Encontro.

Com carga horária superior a 40 horas e 17 atividades concomitantes a cada horário, a programação conta com mini-cursos, palestras, mesas-redondas, conferências e simpósios realizados por especialistas e professores do ensino superior e de pós-graduação.

Palestrantes internacionais como Julian Leslie (Irlanda do Norte), Sigrid Glenn (EUA), Jackson Marr (EUA) e Kelly Wilson (EUA), entre outros já confirmaram presença. Os pesquisadores vão apresentar trabalhos científicos e debater os principais avanços na área.

Na oportunidade, acontece também o lançamento do I Prêmio ABPMC Sustentabilidade, que visa incentivar a elaboração de projetos inovadores, capazes de articular equilíbrio ambiental, viabilidade econômica e justiça social em países da América do Sul.

Dez trabalhos sobre os temas: educação, saúde, meio ambiente, energia, tecnologia da informação e desenvolvimento comunitário foram avaliados por uma comissão de especialistas e os três melhores serão premiados com R$ 1,5 mil e certificado que vai ser entregue durante o evento.

Além da premiação, existe um comprometimento grande por parte da ABPMC com a sustentabilidade. “Durante os dias de evento, 100% do consumo energético e gerenciamento de resíduos serão balanceados com a compra de créditos de carbono calculados para o consumo de 1,5 mil congressistas. A iniciativa permite que as emissões de CO2 resultantes dos processos descritos sejam compensadas, promovendo o financiamento de projetos de energia limpa e renovável”, pontua Zamignani.

SERVIÇO:

XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e o I Encontro Sul-Americano de Análise de Comportamento
Data: 07 a 10 de setembro
Local: Pestana Bahia Hotel
O quê: Palestras, mini-cursos, mesas-redondas, conferências e simpósios
Carga horária: 40 horas
Informações e Inscrições: www.xxencontroabpmc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário