31/08/2011

Setembro terá agenda cultural movimentada no Pelô



Com foco na diversidade, dinamização dos espaços e valorização cultural, o CCPI apresenta suas ações para este mês.

Os encantos dos ensaios de tradicionais blocos de percussão, o resgate do samba baiano e seus legendários nomes e a beleza do intercâmbio entre as nações. De 02 a 30 de setembro, a programação do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), por meio do Pelourinho Cultural, reúne a intensidade cultural e artística da Bahia e traz para o Centro Histórico experiências internacionais, locais e resgates importantes para a história cultural baiana.

A agenda levará ao sítio histórico nomes do samba como Firmino de Itapuã e Gal do Beco e ainda apresentações de afoxés com diversos grupos que, através do projeto Afoxé na Praça, mostrarão a resistência e beleza do estilo. Entre as atrações estão o Filhos do Congo, o primeiro grupo de afoxé na Bahia, com show marcado para o dia 9 de setembro, às 21h, no Largo Quincas Berro d´Água.

O presidente da Federação dos Afoxés do Brasil, Nandinho do Congo, experiente e grande dinamizador da cultura, explica que a oportunidade serve para mostrar o trabalho dos grupos. “Vamos ao Centro Histórico para proteger a nossa cultura. Com o tempo, os afoxés perderam seu ‘metro quadrado’ nos bairros. Hoje, eles não têm como realizar seus ensaios. Dessa forma, a parceria com o Pelourinho vai nos possibilitar fortalecer a nossa identidade e a nossa luta”, explica Nandinho.

Iniciativas como essas serão cada vez mais recorrentes nas ações do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), que aspira trazer para o Centro Histórico ações que comumente não têm voz e nem vez no cenário cultural da cidade.



Atualmente, os artistas da velha-guarda baiana vêm reclamando que não têm mais onde tocar, cantar ou dançar. Como é o caso de Firmino de Itapuã, que ao longo de 50 anos de carreira, difundiu a música e a dança baiana no mundo. Firmino lamenta o apelo comercial das músicas de hoje e destaca o importante papel de iniciativas como a do CCPI que preserva e mantém sua arte viva.

“A música de raiz está um pouco esquecida. Hoje, existe uma grande deturpação de nossa cultura musical. É vergonhoso. O Pelourinho ainda é um dos poucos lugares que abre espaço para que possamos nos defender através de nossa arte. Ele nos representa”, pontua.

Neste caminho de resgate e valorização das manifestações locais, o CCPI contemplará ainda em sua programação, além de Gal do Beco, Gil Felix, Márcia Short, Will Carvalho, Luiz Galvão e Os Novos Baianos, Bloco Alvorada, entre outras atrações que fizeram a história musical baiana acontecer.

A agenda também abrigará a participação solidária através dos projetos Seja um Sambista Solidário e Conexão Vivo com Márcia Castro, Mariella Santiago e Manuela Rodrigues de 16 a 17 de setembro, (Largo Tereza Batista). Com as duas atrações, o programa Pelourinho Cultural recolherá contribuições para instituições assistencialistas.

Programação diurna – Como forma de fortalecer a ideia de dinamizar os espaços do Centro Histórico, o CCPI apresenta também opções diurnas na sua programação. Uma ótima oportunidade para levar a família toda para aproveitar o melhor da cultura baiana.

O projeto Pelô Toca e Dança (10/09) é um exemplo de programação que terá início às 9h, com grupos de percussão e dança dos diversos cantos da cidade. O projeto Sambista Solidário (04/09) é também outra opção de lazer para o domingo à tarde, 15h. As duas atrações ocorrerão no Largo Pedro Archanjo. O samba e a experiência do cantor Firmino de Itapuã, que levará convidados dos variados estilos (forró, arrocha e samba) para aquecer ainda mais seu repertório, será a opção dominical do dia 11/09, às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário