05/08/2011

Viola caipira será a estrela da noite no Pelourinho Cultural



Trio Viola de Arame faz homenagem ao instrumento em show de referências no Centro Histórico.

Quem nunca ouviu falar na expressão uma “moda de viola”? O Pelourinho Cultural - programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) que faz parte da política de dinamização cultural dos espaços do Pelô - aproxima do público baiano o instrumento que mais sintetiza o povo sertanejo: a Viola Caipira, conhecida também como Viola de Arame.

Português, este foi um dos primeiros instrumentos a aportar no Brasil trazido pelos colonizadores e o Trio Viola de Arame mostrará, através de um repertório baseado em seu novo CD, Viola de Arame, o que o instrumento possui de tão especial. O show será realizado no sábado, dia 6 de agosto, às 21h, no Largo Quincas Berro d’Água.

Gravado através incentivo do Fundo de Cultura da Bahia, ação da Secult-BA, o CD faz uma homenagem à viola brasileira, oportunidade em que os instrumentistas Júlio Caldas, Cássio Nobre e Ricardo Hardmann apresentam um espetáculo de estilos tradicionais, como samba de viola, pagode de viola, baiões e choros, e de fusões diferenciadas, como o mix da viola e do pandeiro.

A protagonista da noite, a viola caipira encanta pela sonoridade que remonta aos tempos antigos. “Este instrumento tem a ver com a cultura brasileira, com a nossa ancestralidade. Para nós é uma honra mostrar a importância da nossa viola em um programa que realmente funciona, já legitimado, como o Pelourinho Cultural. É bom fazer coisa séria em um lugar sério”, pontua uma dos cantores e instrumentistas, Júlio Caldas.

Uma curiosidade sobre a viola é que o instrumento se espalhou por todo o Brasil e cada região do País adotou uma forma própria de tocar. No Sul, encontra-se a viola de fandango, com cinco pares de cordas. No Nordeste, os repentistas traduzem a dinâmica do agreste através do instrumento.

Já no Sudeste e no Centro-Oeste, a viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, encontrou o seu lugar. Apesar de não ter tanta tradição, até mesmo a região Amazônica tem espaço para a viola. Na Bahia existem uns quatro formatos de viola. Está ligada à chula do Recôncavo, aos repentistas da região de Serrinha e Feira de Santana e às folias de reis.

As canções Cortado de palma, uma das finalistas do Festival de Música da Radio Educadora/2010, e Arame farpado, que ficou entre as 50 classificadas da edição 2011, são algumas músicas do repertório que será mostrado na programação do Pelourinho Cultural.

Serviço:

Data: 06 de agosto (sábado)
Local: Largo Quincas Berro d’Água
Horário: 21h
Entrada: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário