Trio Viola de Arame faz homenagem ao instrumento em show de referências no Centro Histórico.
Quem nunca ouviu falar na expressão uma “moda de viola”? O Pelourinho Cultural - programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) que faz parte da política de dinamização cultural dos espaços do Pelô - aproxima do público baiano o instrumento que mais sintetiza o povo sertanejo: a Viola Caipira, conhecida também como Viola de Arame.
Português, este foi um dos primeiros instrumentos a aportar no Brasil trazido pelos colonizadores e o Trio Viola de Arame mostrará, através de um repertório baseado em seu novo CD, Viola de Arame, o que o instrumento possui de tão especial. O show será realizado no sábado, dia 6 de agosto, às 21h, no Largo Quincas Berro d’Água.
Gravado através incentivo do Fundo de Cultura da Bahia, ação da Secult-BA, o CD faz uma homenagem à viola brasileira, oportunidade em que os instrumentistas Júlio Caldas, Cássio Nobre e Ricardo Hardmann apresentam um espetáculo de estilos tradicionais, como samba de viola, pagode de viola, baiões e choros, e de fusões diferenciadas, como o mix da viola e do pandeiro.
A protagonista da noite, a viola caipira encanta pela sonoridade que remonta aos tempos antigos. “Este instrumento tem a ver com a cultura brasileira, com a nossa ancestralidade. Para nós é uma honra mostrar a importância da nossa viola em um programa que realmente funciona, já legitimado, como o Pelourinho Cultural. É bom fazer coisa séria em um lugar sério”, pontua uma dos cantores e instrumentistas, Júlio Caldas.
Uma curiosidade sobre a viola é que o instrumento se espalhou por todo o Brasil e cada região do País adotou uma forma própria de tocar. No Sul, encontra-se a viola de fandango, com cinco pares de cordas. No Nordeste, os repentistas traduzem a dinâmica do agreste através do instrumento.
Já no Sudeste e no Centro-Oeste, a viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, encontrou o seu lugar. Apesar de não ter tanta tradição, até mesmo a região Amazônica tem espaço para a viola. Na Bahia existem uns quatro formatos de viola. Está ligada à chula do Recôncavo, aos repentistas da região de Serrinha e Feira de Santana e às folias de reis.
As canções Cortado de palma, uma das finalistas do Festival de Música da Radio Educadora/2010, e Arame farpado, que ficou entre as 50 classificadas da edição 2011, são algumas músicas do repertório que será mostrado na programação do Pelourinho Cultural.
Serviço:
Data: 06 de agosto (sábado)
Local: Largo Quincas Berro d’Água
Horário: 21h
Entrada: Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário